domingo, 27 de dezembro de 2009

Reduzir, Reutilizar, Reciclar


Muita gente quer reciclar e não sabe como, ou acha difícil, trabalhoso. Lendo um pouquinho sobre o assunto, dá para ver como é simples poluir menos. Tenha sempre em mente os 3 Rs:


Reduzir, reutilizar, reciclar.


REDUZIR: economize de todas as formas, gastando menos água, luz, embalagens, comida. Consuma menos ou consuma de forma inteligente, evitando o desperdício.



REUTILIZAR: dê novos usos aquilo que já foi usado. Uma lata de nescau pode virar um porta-biscoitos, um livro escolar pode ser doado a uma biblioteca, uma camiseta pode se transformar em almofada, um talo de vegetal pode entrar na preparação de um molho.



RECICLAR: separe o lixo orgânico do não-orgânico e o deposite nas lixeiras do seu prédio identificando-o. Informe-se com a empresa que recolhe o lixo na sua cidade em que dia passará o caminhão da coleta seletiva e descarte o material na data certa. 60% das embalagens que consumimos pode voltar a ser usada.




FAÇA SEMPRE

Separar sempre o lixo seco (papel, latas, plástico) do lixo orgânico (restos de alimentos, papel higiênico, guardanapos). Um copo sujo de iogurte pode inutilizar quilos de papel limpo- e reciclável.

Lavar as embalagens para retirar os resíduos dos alimentos e dos produtos de higiene e limpeza.


Separar as lâmpadas fluorescentes, enrolá-las em jornal e descartá-las no lixo reciclável. As incandescentes podem ser descartadas no lixo comum.


Descartar pilhas e baterias nos locais adequados, como lixeiras especiais que existem nos shopping centers e postos de coleta.


Guardar o óleo de cozinha usado em garrafas pet e deixar com o lixo reciclável, ou entregar nos postos de coleta. Jamais derramar o óleo na pia, porque polui rios e mares.


NÃO PRECISA FAZER

Separar o lixo seco por tipo de material. As empresas e cooperativas farão uma nova triagem, estando o lixo organizado ou não.

Amassar latas e garrafas PET ou desmontar as embalagens longa-vida. São medidas que não encurtam em nada o processo de reciclagem.

Leia mais aqui.




Vou publicar mais matérias sobre os 3 Rs, visando a um consumo mais inteligente para o planeta. Toda dica e sugestão será bem vinda. Deixe nos comentários a sua experiência ou a sua ideia de como poluir menos e tratar melhor o meio ambiente.






*

13 comentários:

Carol postou o comentário número:

Aqui não tem coleta seletiva, mas mesmo assim fazemos nossa parte. Fazemos tudo isso que tu falaste aí e doamos para uma família e para instituições como a APAE que vendem esse lixo para locais de reciclagem e revertem em renda.

Tudo é separado, temos sacolinhas nos banheiros para recolher embalagens de shampoo, pasta de dente e sabonete... na cozinha para sacolas, garrafas pet e embalagens longa vida...

Temos que ajudar, e só vai melhorar qdo todos fizerem sua parte. Não custa nada, nem leva muito tempo a mais.

Beijos!

Nárriman Alcure postou o comentário número:

Oi Fe, achei o seu post de hoje muito importante, confesso que ainda cometemos alguns "pecados" aqui em casa mas em vista do que éramos, já melhoramos bastante. Estou plaanejando colocar mais duas lixeiras aqui em casa para ver se a coisa anda.
Bjc!"!

Aninha postou o comentário número:

isso é uma música do jack johnson! hahaha

Alice postou o comentário número:

Olá Fê, gostei muito do post!
Mas agora passei aqui pra desejar um feliz ano novo pra você e sua família!!!!
Beijão!
Alice.

fabi postou o comentário número:

Adorei a matéria, justamente numa época do ano em que fazemos aquela comilança... Sobra muita coisa que vai parar no lixo, latas de conserva, caixinhas longa vida, muito resto de comida que ainda poderiamos aproveitar e muitos e muitos embrulhos para presente que são rasgados por mãos ávidas e largados de lado...Aqui am casa temos somente uma lixeira especial só para os reciclados, todo mundo sabe para que ela serve e utiliza corretamente, até meu pequeno de 3 anos... Minha dica é não utilizar uma lixeira muito grande para não ficar acumulando muito material dentro de casa, outra coisa, li em algum lugar que não vale a pena lavar as embalagens porque o gasto da água tratada para esse fim não compensa. Este ano coloquei os presentes de natal dos pequenos naquelas sacolas coloridas e brilhantes com um papel de seda dentro isso evitou de colocar um bocado de embrulhos fora pois as sacolinhas podem ser reutilizadas muitas vezes, beijos

Elisa no blog postou o comentário número:

Aqui no Japão já separamos tudo ou quase tudo. Papel, lixo orgânico, plásticos, latas vão todos em dias diferentes. No começo foi difícil , mas agora não consigo mais misturar os lixos.

Isabela Figueiredo postou o comentário número:

Oi Fernanda,

Já estou com saudades... Pena que não vamos mais nos encontrar no pilates...

Achei formidavel o seu post !! Esse assunto é de suma importância !!!

Eu tento reduzir e reutilizar sempre, mas acho que ainda estamos engatinhando no processo de reciclar !! Aqui no prédio eles separam garrafas pet e latas, mas não acredito que separam papel, papelão e plástico. Eu separava tudinho, tinha 3 latas de lixo dentro de casa, mas aí percebi que juntavam tudo depois e fiquei chateada...

Em Americana espero poder fazer diferente, gostei da idéia de consultar a empresa que recolhe o lixo. Talvez haja alguma especializada em reciclagem !!!

Parabéns pela iniciativa !!! Alguém precisa iniciar as ondas, depois elas adquirem um tamanho que a gente não imagina !

Beijinhos,

Alessandra postou o comentário número:

Fer, gosto muito de deixar tudo separadinho e limpinho (lavo potes de iogurte, latas de leite condensado, pareço louca, rsrs!), mas onde moro não há coleta seletiva, nem postos de coleta, nem nada.
Apenas aqueles senhores que passam com seus carrinhos cheios de papelão.
Acabo separando papelão, latas,...do lixo orgânico e colocando na calçada.
Vou combinar com vc uma coisa, lerei seus posts sobre o assunto e procurarei um local para entregar reciclagens. Quando eu encontrar vou te contar, ok!?

Bjocas,
Ale

Dricca Kastrup postou o comentário número:

Arrasou o post, lindona !!

Isso é mesmo muito importante !

Aqui na minha cidade não há coleta seletiva, mas existe uma cooperativa que quinzenalmente recolhe lixo reciclável na escola das crianças.

Fica a idéia. As pessoas podem se organizar onde o governo não tomou a iniciativa. O importante é a gente acordar pra esse problema, porque senão nossos filhos e netos vão viver num lixão, não concorda ?

Bjobjo

Maria Rita postou o comentário número:

Amo artesanato de modo geral, só que o prazer que sinto ao pegar algo que iria para o LIXO , olhar para ele e pensar, Não,ainda vou aproveitar voce, ainda vai me servir, rs, é algo que não sei explicar, então resolvi fazer um blog só para minhas reciclagens, AMO ISSO DE PAIXÃO, acho que voces vão gostar, aproveito tudo, faço do LIXO um LUXO com o maior carinho, visitem.Bjs.
www.abraocaminhoquejaestouchegando.blogspot.com

PisoLaminado postou o comentário número:

Nossa, ótimo post!

Realmente, reciclagem e reutilização são conceitos fundamentais nos dias de hoje, quando se comenta tanto sobre sustentabilidade, e o artesanato é um ótimo exemplo de reaproveitamento.

Abraço

criarfacebook.org postou o comentário número:

Acho que cada um de nós pode fazer sua parte para termos um mundo melhor...

Voltar ao topo Real Time Analytics