terça-feira, 19 de janeiro de 2010

É batata!


Adoro comer batata recheada! Procuro fazer em casa usando ingredientes levíssimos e aproveitar ao máximo esta delícia sem fugir do Projeto Barriga Sequinha. É rápido, fácil, barato, prático, gostoso. Faça nesta semana!
.
.
Compre batatas grandes e de tamanhos semelhantes, para assarem juntas e no mesmo tempo. Lave-as com esponja, água sabão, deixe de molho por uma horinha em uma solução de água com água sanitária. Enxágue e enxugue. Todo esse cuidado é porque a gente come a casca também.
.
.
Fure-as com garfo, enrole-as em papel toalha e leve ao microondas na potência alta por cerca de 10 minutos (3 batatas) ou 12 minutos (4 batatas). Coloque-as em posição circular (como se fossem os números de um relógio, 3, 6, 9, 12). Deixe mais uns 10 minutos no tempo de espera.
Corte-as no sentido longitudinal (ao comprido) e passe uma gota de manteiga. Uma gota, não uma colher. Salpique sal, pimenta do reino, ervinhas de sua preferência. Recheie e saboreie!
.
.
Os recheios magros que fazemos aqui em casa:
1, carne moida magra refogada com álho, cebola, tomate pelado, manjericão, azeite de oliva
2.estrogonofe de carne vermelha ou frango, preparado sem creme de leite, feito com uma colher de sopa de farinha de trigo e leite desnatado.
3.requeijão light e mais dois tipos de queijo derretidos juntos e salpicados com orégano
4. cream cheese light, ervinhas, 4 cubinhos de bacon (os 4 juntos cabem em uma colherinha de café). É pouco mesmo, só para dar um gostinho, rodelas de cebola refogadas.
.
.
Nunca uso manteiga, creme de leite, nada que tenha alto índice de gorduras ou calorias. Ponho pouco recheio em cada batata, só uma colher de sopa bem cheia, e acompanho com salada de folhas verdes.
.
.
Em um dia de praia, já deixo as batatas e o recheio preparados na véspera, apenas montando-as na hora de servir. É uma refeição completa, pois tem carboidratos, proteínas, fibras da salada, cálcio do cream cheese. Boa para se fazer em um dia de cansaço ou de preguiça.
.
.
Na semana passada, fiz uma em que usei sobras de carne, 3 rodelinhas de lingûiça mineira, muito tomate e diversas ervinhas. Por cima, uma colher de cream cheese light e salsinha. Só lembramos de fotografar quando já tínhamos comido quase tudo, então usei uma imagem da internet que achei daqui.
*

14 comentários:

Cibele postou o comentário número:

Hum que maravilha de batata tbm adorooo.

beijos

Mamis postou o comentário número:

humm, vou passar a receita pro marido, adoro batata. bjs

Neli Rodrigues postou o comentário número:

Faço mto desta batata em casa, é realmente uma refeição completa, e o interessante que qdo faço p/ as visitas elas só tinham experimentado nos shoppings, não tem noção do qto é fácil, rápido e econômico fazer em casa.
Bjs♥

fabi postou o comentário número:

Hummm! Adoro batatas... Com pouca gordura, para comer sem culpa então?1! Que delícia, boa ideia acho que vou experimentar... beijos

Anônimo postou o comentário número:

Estou ficando preocupada e nervosa com o silêncio da Elisa. Enviei um e-mail sem resposta. Alguem sabe notícias dela ? Lenora

Fernanda Reali postou o comentário número:

Lenora, eu também já deixei recadinhos lá porque estou preocupada. Elisa deveria ter voltado de Pequim no dia 13 de janeiro e combinamos de comentar o Big Brother juntas, mas até agora nada. Deixa teu e-mail para a gente trocar mais informações ou escreve para o meu: fernandareali@gmail.com.


Meninas
essa batata é light, mas podem fazer com catupiry, linguiças, carne seca, batata palha etc, mas aí serão ENGORDIET, como diz a Elis!
Bjs

Larissa L. postou o comentário número:

Essa receita é muito boa mesmo, adoro!!
Bjs

Elis (Coisas de Lily) postou o comentário número:

Essas batatas são tuuuudo!!!
Mas eu confesso que qto mais gorda, mais saborosa!
Adoro com muita margarina!

Depois de comer vem a culpa, mas aí é só caminhar um pouco mais no dia seguinte...rsrs

bjs!

Anônimo postou o comentário número:

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.

Luciana Casado postou o comentário número:

Hummm que dica deliciosa!! Adorei as sugestões de recheios!! Aprovadíssimos!! Irei fazer com certeza!!
Bjus, Lu

Tays Rocha postou o comentário número:

Eu sempre faço essa batata aqui Fer, mas eu pré-cozinho em água e sal, ainda dura, enrolo em papel alumínio e coloco no forno elétrico ou tradicional, depois eu dou o corte e coloco também a manteiga. Só que meu marido não é muito light não, então deixo pro fim de semana, faço com carne seca desfiada e refogada com cebola e cheiro verde, ou com requeijão e bacon, minha mãe fez esses dias com strogonoff de camarão, bem engordiet... heheheheh. Mas é sim uma delícia, fiquei com vontade agora, fazer isso com grávida é pecado... kkkkkkkkkk. Beijocas.

casa de fifia postou o comentário número:

hum que delicia..
nunca fiz....
mas parece facil,
eu nao sou uma cozinheira de mao cheia,
ai sò tento receitas em que tenho chance ... de acertar..
baci

ensinoregular postou o comentário número:

Fernando estou conhecendo hoje teu blog e gostei muito estou te seguindo.Te convido a visitares meus blogs.www.pemoleque.blogspot.com
www.telasebijuterias.blogspot.com
Vais gostar.Esta tua receita de batata recheada eu não conhecia,deve ficar tri gostosa.Abraços.

Cacá - José Cláudio postou o comentário número:

Oi, Leninha! Obrigado pelas palavras de carinho e solidariedade para comigo.

Olha, eu acho a batata um dos alimentos mais versáteis na preparação de muitas coisas, inclusive recheadas que eu adoro. Aliás, só não gosto cruas. rsrs. Sempe faço recheadas com muitos queijos e ervas, uma delícia. OBRIGADO SEMPRE. Abraços. Paz e bem.

Voltar ao topo Real Time Analytics