quinta-feira, 17 de junho de 2010

ABC...Costura


Quando comecei aulas de costura com a Fabiana (Nana Banana Arte), tempos atrás, eu tinha uma agulha torta e uns carretéis de linha daqueles pacotinhos de R$ 1,00 que os camelôs vendem nas esquinas. Ela comprou fita métrica, tesoura e umas coisinhas básicas para a gente começar. A minha era uma casa com dois carretéis de linha.

Neste ano, ao fazer aulas com a Patrícia Daltro (Bicho de Pano), busquei o material comprado com a Fabiana lá no fundo do armário, comprei paninhos e outras coisas bem básicas e estamos indo devagar. Me falta o talento para a costura, o empenho para desmanchar e refazer, a paciência para os detalhes, e isso não se compra. Mas tenho a curiosidade de aprender e estamos indo bem devagarinho, sem grandes pretensões.

Achei este texto em um site norte-americano e gostei, pois fala do material básico para se fazer um bom trabalho. Traduzi como deu (perdoem as falhas). Animem-se, mulheres de uma agulha torta, não estamos sós!



"(...) Se a soma total de suas ferramentas de costura inclui um par de tesouras do lixo gaveta da cozinha, uma agulha enferrujada e um rolo de fita adesiva ... você tem um compras para fazer. A qualidade e o tipo de ferramentas que você usa para costurar decoração de casa pode fazer a diferença entre um projeto que foi divertido de fazer e você está orgulhoso de exibir, e que você tem vontade de atirar pela janela fora.

Há cinco principais categorias de ferramentas: medição, marcação, corte, prensagem e costura.

Click to EnlargeMedição

Um dos primeiros passos na medição envolve muitos projetos. Quanto mais precisas as suas medições, melhor o resultado final. As palavras do carpinteiro de sabedoria: "Medida por duas vezes, cortar uma vez" são tão importantes para a costura. Aqui estão os princípios que você deve ter:
  • Uma régua transparente permite ver o que você está medindo e dá-lhe precisão linhas horizontais e verticais. Você também vai precisar da borda dura em linha reta para o corte com um cortador rotativo. Estes variam de barato a muito caro, obter uma variedade tão grande de tamanhos que você pode pagar.
  • Fita métrica: escolha uma flexível. Você vai usá-la para medir muitas coisas.

Marca

Click to EnlargeExistem ferramentas especiais apenas para a marcação de tecido. Aqui estão aqueles que você deve ter:
  • Canetas de tinta invisível - são projetadas com tinta solúvel em ar ou em água para que você possa fazer linhas temporárias e pontos em sua tela. Teste a caneta em um pedaço de tecido que você está utilizando para se certificar dos resultados.
  • Chalk - esse giz é formulado para tecido e é muito fácil de remover. Ele vem como um lápis à mão, um sólido retângulo ou quadrado, o que lhe dá agradável bordas duras para as marcas longo e, como pó dentro de um tubo de enchimento com uma roda de rolo pouco na ponta, que é de fácil manuseio, muito precisas e evita bagunça.

Click to EnlargeCorte

Lembra quando sua mãe gritou para não usar sua "tesoura boa"? Agora você vai entender. Ferramentas de corte são muito importantes. Depois de ter seus favoritos, não usá-los para qualquer coisa, somente para costura! Nunca use-os para cortar papel, unhas ou os arbustos. Você deve procurar:
  • Tesoura e tesoura: Há literalmente dezenas de estilos para escolher, muitos especializados para tarefas específicas. Para começar, arranjar tesoura para cortar tecido. Devem ter uma curvatura de aproximadamente 45 ˚ no ponto pivô. Você também quer um bom par de tesouras de costura - estes são menores. Compre a melhor tesoura você puder pagar.
  • cortadores de Rotary: Estes são estiloso para as curvas, as fatias de comprimento, e os cortes em tiras. Eles funcionam como um cortador de pizza e muitas pessoas preferem usá-los às tesouras. Duas coisas para lembrar: a) sempre use cortadores rotativos em uma esteira de corte, ou você pode cortar direito através de sua tela e para baixo em sua superfície de trabalho e, b), estas lâminas são afiadas, sempre cobrir e bloquear a lâmina quando não estiver em uso.
  • O descosturador é seu amigo. As lâminas afiadas soltam os pontos de uma costura e uma pequena lâmina em curva corta os fios individuais.
  • As esteiras de corte:use ruma superfície de proteção para fazer o seu corte é sempre uma boa idéia. Há tapetes de corte de todos os tamanhos. Eles são feitos de plástico resistente e tem pré-impressas linhas de grade que pode ajudá-lo a alinhar o tecido e fazer bonito, cortes retos

Click to EnlargeUrgente

Se você quiser decoração da sua casa com toque profissional você tem que passar as costuras.
  • Ferro a vapor: Obter um bom. Se você tem um velho que não aquece bem ou pinga de água, pegue um novo. Procure por um que lhe permita controlar a quantidade de vapor.
  • Tábua: existem vários tamanhos, escolher o que será melhor para sua área de trabalho e você. Algumas pessoas gostam de estar em uma tábua de engomar tradicionais, outros preferem um estilo de portáteis. Escolha uma superfície firme e resistente, bem acolchoadas e forre-a com tecido de algodão.

Click to EnlargeDe costura


Agulhas, alfinetes e linha - oh, meu Deus. Há provavelmente mais opções nesta categoria do que qualquer outro. Mas não se desespere. Escolha a qualidade e não excesso.
  • Click to Enlarge agulhas para máquinas de costura: A regra de ouro é começar cada novo projeto com uma agulha nova. É como se afiar o lápis antes de escrever. Existem dezenas de tipos e se referem ao tipo de tecido que você vai ser a costura. O tamanho da agulha é dado com dois números, tais como 75/11 ou 80/12, o primeiro número é uma designação europeia, o segundo é americano. Para um tecido leve, escolher um número pequeno (por exemplo, 70/10), de um tecido pesado, escolher um número grande (por exemplo, 90/14).
  • Click to EnlargeAgulha de coser: As regras para agulhas de costura à mão são semelhantes às agulhas para máquinas. A principal diferença é que o olho está no topo da agulha eo ponto está na parte inferior, enquanto a agulha da máquina possui ambos os olhos eo ponto na parte inferior. Procure por um pacote com grande variedade de agulhas de costura da mão.
  • Click to EnlargeEnfiador de linha na agulha: Eles são super baratos e consistem de uma alça de arame fino. Você pode usá-lo para costura à mão ou à máquina.
  • Click to EnlargeBobinas de linha de cores básicas e variadas.
  • Click to EnlargeAlfinetes e pregadeiras: escolha pinos de aço em linha reta com as bolas coloridas em cima. Eles são mais fáceis de inserir, ver e pegar, quando você derrama-las por todo o chão. Um prato magnético é útil para manter toda a sua coleção.Uma almofadinha alfineteira é útil ao lado de sua máquina enquanto você está trabalhando. (...)"



Se você gostou deste post, leia também:

Veja tudo sobre tesouras aqui no COMO SE FAZ.


22 comentários:

Anita postou o comentário número:

minina...um dia eu tbm pensei em fazer curso de corte e fazer minhas proprias roupas, mas depois vi que não dava pro negocio. Uma tristeza!!!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez postou o comentário número:

Moro perto de uma unidade da Janome (que aparece nas fotos). Eles dão aulas grátis para o pessoal aprender a usar a máquina, fazer costuras simples, reparos e até roupas.
O q acho legal é que vai a mulher e o marido juntos. E os homens tb metem a mão na linha, sem preconceitos.

Débora... postou o comentário número:

Oi Fernanda.....bom dia!
Ótima aula de costura. Estou louca por uma máquina de costura (mesmo não sabendo costurar nadica) e essas dicas são valiosas viu....
Bjsss

Elis (Coisas de Lily) postou o comentário número:

Minha mãe ganhou uma máquina novinha do meu pai esse ano. Adivinha quem herdou a antiga??
Não, não fui eu...foi meu marido...rsrs...
Não levo o MENOR jeito, mas na verdade me falta força de vontade, e até que meu marido que é 1001 utilidades leva jeito pra coisa. Esses dias ele mesmo fez as bainhas das calças jeans dele. Costurar é importante e ainda bem que posso contar coma mamadi e marido, pq se depender de mim, tô ferrada!

Joana Campos postou o comentário número:

Que dicas bôas! gostei d+ do post! vou ler os outros realcionados, meu plano é apender costurar em breve! hehehe

Beijos

Joana Campos

Sandra postou o comentário número:

Olá Fernanda,

Fazia dias que eu não passava por aqui!
AMEI tuas dicas, adoro costurar, aprendi sózinha...
Legal estares estimulando o pessoal: meninas e meninos!
Beijoss

Telma Maciel postou o comentário número:

Afs... minha avó já teve confecção e aí só uma das filhas dela não trabalhou no ramo pq tinha outras ambições. Minha mãe aprendeu bem: faz um bocado de coisas e tem vezes q eu fico com invejinha dela... mas não sei se tenho paciência! rs
Eu queria aprender tbm... eu tenho roupas q foram feitas por uma tia e q são lindas!
Tem dias que me animo e fico querendo aprender, mas tem dias q tenho certeza q sou um fracasso pra isso! Quem sabe um dia eu animo? rs

Luciana Casado postou o comentário número:

Uau!!! Quanta coisa!! Eu devo ter pouco mais da metade e não troco a agulha da máquina a cada almofadinha hehehehe mas foi bom ler as dicas!
Bjus, Lu

Tays Rocha postou o comentário número:

Fer, sabe que essa é a parte que eu mais gosto,a do início de comprar aos poucos cada coisa e depois de cada item vc vai querendo um melhor e assim vai. Trabalho com artesanato há 7 anos e muita gente me fala em dom, nem sempre é o principal, não é mais essencial que a boa vontade, a paciência e a persistência. Isso que vc descreveu, fazer, refazer... Por causa do trabalho dei uma parada e preciso até postar as últimas que fiz, mas à partir de julho já retomo e devagar vamos indo com nossas arteirices. Beijos amiga, adorei o post, super-explicativo.

Andréa Granja postou o comentário número:

Oi Amiga,

tudo bom?! Como você tá?! Eu ainda continuo na organização da minha vida!!!

Amei este post sobre costura! Um dos meus cursos que quero muito fazer e aprender! Até me meto a costurar um pouco, mas no olhômetro mesmo, nada de profissional!

Quem sabe você não me dá umas aulinhas depois!? ;) hehehehehe

Falando nisso, você sabe se tem algum curso de corte e costura aqui em Niterói bom?

Beijocas.

www.soumaisminhacasa.blogspot.com

Sherol Vinhas postou o comentário número:

Adorei te conhecer, e também sou uma blogueira empreendedora rsrs
Abraços

calma que estou com pressa postou o comentário número:

então quer dizer que nem viu as borboletas só vu minhas zunhas cor de ameixa d avon- adoro - só que tenho que dar um trato nas mãos - vou usar o mesmo creme do rosto para as mãos-
menina - precisa de tudo isto mesmo- minha irmã que é patchworkeia - tem tudo e mais - tem um quarto só pra isto (inveja) e este material é todo caro- tem que comprar aos poucos- e aí já aprontou algo na máquina-
ah e te digo - assim como crochê, tricô, a costura também tem que desmanchar- eu detesto também, mas como sei que eu vou olhar e não vou gostar - desmancho tudinho - coisas da minha mãe-
bjs
lu

Neli Rodrigues postou o comentário número:

Vc sabia que meu sistema imunológico é bem pouco resistente?
Depois que o mosquito da blogsfera me picou, não teve jeito...criei um blog,kkk.
Agora o vírus da costura já entrou na minha corrente sanguinea e ando namorando tecidinhos cute, dando atenção aos preços das máquinas de costura e observando ainda mais minhas amigas blogueiras se aventurando no mundo dos pontos e linhas...

Ótimas dicas!

Bjs♥

Dona Amélia postou o comentário número:

Fer, estou como vc, sem tempo, sem jeito ainda com a máquina, tanto que nem mencionei as "burradas" feitas, mas não desisto. E esse seu pos, com tudo assim explicadinho, demonstrado com clarza, dá mais vontade de ir adquirindo tudo e acreditar que, mesmo com a falta de jeito, ainda vamos fazer coisas tão mais lindas! ;o)
Xeros, frô!
Paty

Fernanda Reali postou o comentário número:

Queridos, não estou visitar todos por causa das crianças. Guga e Helena estiveram com resfriado e virose, respectivamente, faltando aulas e passando mal. Helena foi atendida na emergência do Copa Dor.

Estou supercansada, mas eles já estão bem.

Na segunda, devem voltar à escola e tudo voltará ao normal. Obrigada pela preocupaçao de vocês, pelos tweets e e-mails.

Bjs

Born To be Wild postou o comentário número:

Fernanda,
dou maior valor p quem sabe costurar ou fazer jardinagem, isso pq sou péssima, mas aprecio a arte.

Não me falta criatividade nem intuição p estética, mas no quesito paciência e coordenação motora fina..aff... sou pior q criança de cinco anos, então não adianta...rs mas gosto de ler seu blog pq ele é variado e fala de coisas q gostaria de fazer, mas q não tenho o dom...rs enão me contento em apreciar a arte. abraços e melhoras para as suas crianças

Born To be Wild postou o comentário número:

correção, no fim do meu comente é "então me contento" ao invés de "enão", precisando urgente de um novo teclado...rs

♥ Carine Calé ♥ postou o comentário número:

Que delícia seu blog Fê, adorei as novidades, este post está campeão, obrigada!!!

Beijinhosss
Carine

Helena Garcia postou o comentário número:

OI, Fernanda !

Como estão seus filhos, melhoraram? Espero que sim! Criança é assim mesmo, né? De vez em quando eles tem alguma coisinha...mas, esta fase passa, eu que o diga...rsrsrsr..hoje meus filhotes estão moços e me recordo saudosamente desta época...acho que to ficando velha...rsrsrs
Amiga, como vc viu eu comprei a máquininha de costura Janome - mini sew, e adoreiiiiii seu post...vou ler e reler com muio carinho....mas, estou mesmo é precisando ter umas aulas de corte e costura...mas, cadê o tempo nesse dia a dia corridinho? rsrsrs
Amiga, vou postar hoje umas caixinhas que fiz lendo o seu post de como fazê-las...depois passa lá pra ver,tá?
Beijocas e um ótimo fim de semana !
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Manu postou o comentário número:

Nunca fiz um curso de corte costura! Meu sonho dourado cintilante é uma overlock doméstica da singer, nem sei se ainda tem p/ vende... mas dizem que precisa d curso até para passaralinha nessas máquinas, fiquei com medo...

Eliane postou o comentário número:

Achei muito legal seu post sobre costura, Fer. Tô procurando uma máquina de costura pra comprar, porque a minha é muito antiga e pesada, fora que não tá costurando direito e tá com um barulho horrivel.
Ah, queria te dizer que sempre visito seu blog e sempre acho dicas muito legais aqui. Então queria te convidar pra visitar meu blog Leituras de Eliane (http://leiturasdeeliane.blogspot.com) e como o nome diz é sobre minhas leituras. Ficarei muito feliz se vc deixar um comentário lá.

Beijo

Eliane

Voltar ao topo