quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Quebra-Pedra




Cálculo renal é um perigo. São as conhecidas pedras nos rins. Dieta pobre em líquidos, histórico familiar e até infecção urinária podem nos trazer esse problema. Informe-se e previna-se para não sofrer com essas dores. Tive uma vez e garanto que é a pior dor que senti na vida. Lembra daquele ditado: só dói quando eu respiro? Pois é...

Leite, tomate e chocolate podem ocasionar o acúmulo de cristais que se transformarão nos cálculos renais. Beber pouca água é comprovadamente um desencadeador destas pedrinhas.

Tome muito líquido (evitando refrigerantes e diminuindo a ingestão de cafeína), coma laranja, limão, beba o chá de quebra pedra.






Receita do Chá (beba quente ou gelado)

1l de água fervida
2 col sopa de folhas secas de quebra-pedra ou 3 ramos da folha fresca

Após a água ferver, apague o fogo e coloque a erva em infusão, abafando-a. Deixe-a descansar por 5 a 10 min, coe e tome ao longo do dia. Nunca beba mais de um litro por dia nem altere as proporções da receita.


Leia tudo sobre cálculo renal aqui.
Imagem daqui.

*

24 comentários:

Cintia Branco postou o comentário número:

Fernanda,

Que bom que você gostou do PAP, rs, olha que estava angustiada com isso, já tinha as fotos, mas quem disse que sobrava tempo.
Já tive dor nos rins (segundo o meu nefrologista, rins não doem - só se for os dele) e cheguei a expelir uma pedra, me lembro de não ter forças nem para chamar ajuda, de jogar a cabeça para fora da cama, vomitar e desmaiar, isso umas quatro vezes, até aparecer socorro. Mas nunca mais tive problemas, já que tomo muito chá, inclusive o de quebra-pedra e de gengibre.
Sabe que a dor na coluna é bem semelhante a cólica de rins, quase morro de medo quando a minha ataca achando que meus rins estão com problemas, rs. Sou o fiasco em pessoa.
Beijos

Leticia postou o comentário número:

Fe
Nunca tive, mas as minhas amigas que tiveram, falaram que é comparável a dor do parto (não passei por nenhuma das duas).
O noivo já teve e não gosta de tomar água... eu já sou uma doida, tomo pelo menos (ou mais) 2 litros de água...
Espero não passar por isso.
Beijos
lelê

Roberta M. postou o comentário número:

Fer, sou a pessoa mais mijona que vc pode imaginar, faço xixi o tempo todo e claro que já fui a trilhoes de médicos e todos dizem a mesma coisa, vc desestressa pelos rins, good for you!! kkkk, mas bebo muiiiiita agua e é super importante, pois já vi gente com pedras nos rins e it's no picnic rsss, beijos

Elza Carrara postou o comentário número:

Fernanda fiquei até assustada!
Como quase nque um tomate por dia, bebo leite como quem bebe água e adoro chocolate! Ah! para completar reconheço que bebo pouca água, ás vezes só bebo quando a sede bate, e aí dizem que já é tarde demais.
Conheci uma pessoa que tinha essas dores e a expressão no rosto dele era de dar pena.
Vou ficar mais atenta em relação á água :)
Bjs e obrigada pelas dicas.

Telma Maciel postou o comentário número:

Afe! Nunca tive o desprazer de sentir essa dor! TOmo mto refri e mto leite tbm... tô adquirindo o hábito de beber água sempre (inclusive à noite, deixo uma garrafinha de água ao lado da cama). Não gosto de sentir dor, não... rs
Um beijo!

Tays Rocha postou o comentário número:

Bom dia Fer! Eu agora na gravidez tive uns cristaizinhos na urina e suspendi o tomate, por ordem médica, 4L de líquidos saudáveis por dia, se já ia fazer xixi de 10 em 10 min imagina agora... quebra-pedra é um excelente fitoterápico, dá feito matinho nas calçadas. Beijocas.

Renata postou o comentário número:

Oi Fer,
Os efeitos do chá de quebra pedra eu já conhecia, mas nunca havia visto a folha. Espero nunca precisar! Já tirei a vesícula por causa dos cálculos e passei a tomar mais água. Até o intestino funciona melhor! Água é sempre bom!Beijos, Renata
www.palpitandoemtudo.blogspot.com

Bia postou o comentário número:

Bom dia Fer!

Também tive uma vez uma dor dos infernos com cálculo renal e uma infecção de urina e confesso: parto normal dói menos!

Bjs

Nile e Richard postou o comentário número:

Oi Fernanda.
O famoso quebra pedras é excelente.
bjtos.Nile.

Neli Rodrigues postou o comentário número:

Cuido sempre dos meus rins e mto boa dica!

Bjs♥

Artes Vanessa postou o comentário número:

Oi Fer !!!

Todo mundo fala desse chá de quebra pedra eu nunca precisei ... mas pode até parecer engraçado mas eu já dei uma vez pro meu gatinho que estava com calculo e parece que funcionou...

bjoss

VAN

Jurubeba postou o comentário número:

Tomei esse chá horrível quando tive infecção urinária.
Acho bom darmos dicas de como evitar e como se precaver.
Muitas mulheres sofrem isso e não sabem o que pode estimular ou agravar. Um item importante que você citou é beber água,e é bom ficar alerta, pois agora no inverno as pessoas acabam ingerindo menos líquido.

Vamos ficar ligados! ;)

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez postou o comentário número:

Eu tomo esse chá.
Pq ele dá um belo help para nossos judiados rins agredidos de sal.
Como a gente se agride com um festival de gordura bem temperada com sal...

Não é um chá gostoso.
Mas é bem menos ruim do que o sabor de uma bela cólica renal.

Marcia postou o comentário número:

Putz, Fer, tive cálculo renal uma vez e foi bem chato. Isso poque as pedrinahs eram minúsculas - mais para a grãos de areia do que para pedras. Depois disso, sempre tenho quebra-pedra no meu quintal. O chá é bem ruinzinho, mas fazer o que, né?
Beijoca.

Bianca Bueno postou o comentário número:

Dizem que dói muito, meu pai tomou chá e expeliu!

calma que estou com pressa postou o comentário número:

oi Fer- este chá é otimo mesmo- minha mã fazia muito para meu irmão que volt e meia apaece com pedra nos rins - ele é uma pedreira em pessoa- ela também fzia muito chá do cabelo de milho - ele é ótimo para toda esta area dos rns, bexiga... tive infecção urinária e o que me curou foi este cá de cabelo de milho - santo milho-
e ano passado quando me falaram que a dor horríel que sentia era pedra na vesiucla - pensei que fosse como dos rins, ou expelia ou retiravam a pedra , mas nãooooo eles falaram assim o cru - tem que retirar a vesicula hãmmmmmmmmmmm prá eles (os medicos) é tudo fácil.
e eu tomo água , mas tanta, que já fiz vários exames de diabetes (que geralmete senem sede em exceso) mas é que eu sempre estou bebendo mesmo desde pequena - na minha reeducação alimentar - a nutricionista mandou encher uma pet de 2 litros para ver se eu tomava - fiz o que el mandou - e vi que tomo muito mais do que isto -
hoje o sedex veio aqui e fui correndo - quase agarrei o pobre - ele nem tocou a campainha - e levou um susto que nós dois rimos tanto - mas era outra coisa - hãmm (birra de criança) é uma televisão usada,reciclaveis, pets? o All , papeis?
bjs

JOANA CAMPOS postou o comentário número:

M<enina, recentemente, tive 2 infecções urinárias que foi u "O" uma dor horrível pra fazer xixi, imagina pedra nos rins então? curuize!

Bôa dica!

Beijos
Joana Campos

Giuliana: postou o comentário número:

Fê!

Nossa, cólica de rins já é ruim o suficiente, agora cálculo é bem pior.

Tive apenas cólica, mas minha mãe teve várias vezes pedra nos rins, e sofreu com cólica renal até mesmo grávida. E pelo o que presenciei, é tenebroso!

Por isso tento tomar o máximo de líquido que conseguir, agora quando se refere a chá, peco um pouco, mas meu organismo enjoa muito rápido de chá...=/

Bjs

Adriana postou o comentário número:

Fernanda
tive cálculo renal com 16 anos e nunca mais quis saber disso. DOR HORRENDA!
Desde então, lá se vão 20 anos, acabaram-se as crises.
Na época tomei muito chá e muita água, então consegui expelir a pedra.
Aprendi!

Beijos

Neli Rodrigues postou o comentário número:

Não consegui comentar no seu último post, pois a foto do quebra-pedra estava bem em cima dos coments...
Estão vim no post debaixo mesmo,rsrs.
Achei mto útil a idéia dos saquinhos de arroz, pois tem cidades onde as farmácias não tem bolsas térmicas, então é algo que qualquer um pode fazer.

Bjs♥

Taís Marçal Diniz postou o comentário número:

Fernanda querida tem selinho pra você...beijocas!
http://myblogsaborear.blogspot.com/

Fabiano Mayrink postou o comentário número:

Bom dia Fernanda! ótima postagem, eu acho um absurdo quando alguém comenta comigo que ta com dor nos rins, dai eu pergunto, vc bebe água? - quase nao bebo...

isso me irrita rs, eu bebo água ate de mais, o problema é que vou ao banheiro toda a hora, quando eu saio que é triste rs,

estes dias pesquisando na net descobri que os estados unidos patenteou o quebra pedra, acho isso triste, a diversidade brasileira indo pro lado de la, não por eles usarem e sim por venderem caro uma coisa nossa, bjs!

Vania postou o comentário número:

Fernanda, o certo mesmo é termos o quebra pedra, plantadinho num vasinho, numa latinha seja onde for,porque veja bem;na rua existe a poluição,cachorrinho fazendo xixi e por aí a fora !!!
Quebra pedra alastra como hortelã, e dá rapidinho.
Valeu a dica.

Bah postou o comentário número:

Só quem já teve infecção urinária sabe a importância da água na vida... eu sempre tomo água pra evitar justamente de acontecer isso e no inverno a tendência das pessoas é esquecer que o corpo tb precisa de água.

Kisu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo Real Time Analytics