A pressão alta causa uma grande quantidade de males ao nosso organismo. É fácil controlá-la com alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. O problema é que esta doença insidiosa se instala e vai minando nossa saúde sem que a gente perceba. Causa infartos, derrames e outros problemas. Associamos a elevação da pressão ao grande consumo de sal, à obesidade e ao estresse.
O que eleva a pressão arterial:
* alimentos ricos em SÓDIO - conservas, processados, industrializados - bacon, presunto, comidas prontas, molhos prontos, temperos prontos, enlatados, charque, mostarda, refrigerantes e até certas marcas de água mineral. Fermento em pó, glutamato monossódico, alginato de sódio (elementos presentes em salgadinhos, sorvetes, achocolatados). Bebidas alcoólicas em grande quantidade.
* O que ajuda no controle da pressão arterial:
aipo, alho, peixes como atum e outros ricos em Ômega 3, tomate, frutas (goiaba), verduras, legumes, azeite de oliva e alimentos ricos em cálcio (lógico que não vale ingerir queijos salgados).
* Não tempere a comida com sal durante o preparo. Use temperos naturais como alho, cebola, azeite de oliva, orégano, limão, coentro, salsinha, manjericão, pimenta, noz moscada, cheiro verde. Só depois que a comida estiver no seu prato, ponha uma pitada de sal. A ingestão será bem menor assim do que se for usado no cozimento.
* Troque o sal da salada e os molhos prontos por naturais. Use vinagre, azeite de oliva, alho e limão, por exemplo.
* Aumente a ingestão de licopeno comendo um tomate e uma fatia de melancia por dia.
* Aumente a ingestão de cálcio ingerindo dois copo de leite desnatado (pode ser em uma vitamina de frutas, iogurte, milk shake)
* Aumente o cálcio na sua dieta ingerindo diariamente sardinhas sem óleo, quatro amêndoas, duas flores de brócolis,
Fonte: Revista Saúde e leituras diárias.
Imagem daqui.
Atualizando
Clique nos links para ler
Recados importantes sobre links e sorteios para os participantes da DIETA COLETIVA.
Post-incentivo da @becaschleder que saiu de 94kg para 61kg sem loucuras e com saúde.
29 comentários:
Belo post Fernanda,aqui em casa a comida é quase doce,pouquissimo sal a bastante tempo. Quando viajo passo o maior sufoco,sinto a diferença nos restaurates, mas consigo compensar logo depois.
Beijão e ótima semana
só um detalhinho extra - licopeno, para ser "potencializado", deve ser aquecido. Ou seja, bastante molho de tomate e cia, mais licopeno que o tomate cru.
é uma praga a questão da hipertensão, doença sinistra que não tem sintomas, praticamente, nego morre disso e nem sabe.
bjs
A minha mãe é expert nesse quesito, faz tudo certinho mesmo não sendo hipertensa, mas meu falecido pai era hipertenso então sempre comemos alimentos preparados com cautela e com pouco sal... até hoje 15 anos que ele se foi ela continua ainda com o mesmo processo e está certinha... eu adotei tb em casa faz um tempinho diminuir o sal e outros aditivos perigosos na cozinha.
Muito informativo o post.
Uma dica importante mesmo essa de evitar os alimentos industrializados. Eles tem sal em excesso e os refrigerantes também possuem sal em demasia.
nossa estou apavorada pois sou hipertensa e cada hora descubro algum alimento que não é recomendável comer... tento me cuidar mas é dificil pois essa doença é sorrateira, bjos e otima semana sandra
Fe
Tenho alguns amigos que estão no peso correto, mas estão com problemas de hipertensão... a minha mãe é um desses casos. Ainda não descobriu a causa, já que ela cozinha com pouco sal, come alimentos saudáveis... e faz 1 hora e pouco de caminhada por dia.
Difícil, viu? O maridão tem pressão de criança e eu tenho pressão super baixa... rs.
Beijos
lelê
ótimas dicas, já que é a hipertensão é um problema muito sério e que pode resultar em morte.
Mudando de assunto, fiz as unhas e usei o licor de cassis. Ficou muito bom, mas passei o dia fora ontem e não pude postar.
Fica para a próxima!
bjs
Fer, minha pressao é super baixa, até demais, as vezes me dá uma fraqueza e qdo vou ver to com 6/9!! Mas meu pai tem pressao alta e como essas coisas sao hereditárias, sempre tomo cuidado!! Beijocasss
Faz tempo que comecei a cuidar a alimentação do povo aqui de casa, fui diminuindo o sal tão aos pouquinhos que ninguém percebeu ou reclamou... quando comemos fora aí sim todo mundo percebe e comenta: a comida na casa do fulano estava salgada, hein? um abraço fabi
Fê,
Ótimo post de conscientização. Na minha família há vários casos de hipertensão, por exemplo, meus pais. Então, desde já preciso tentar evitar o que geneticamente possa ser inevitável. =]
Beijos
Oi Fer!
Como sempre boas dicas de saúde! Eu tenho a pressão baixa, até que não preciso procupar tanto com o sal, mas sei que não é bom abusar.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo
Você como sempre maravilhosa né Fê?
Bjkas cheias de saudades!!!
Caroline Delvaux
Tem HA silenciosa e como as pessoas não tem sintomatologia pensa que não precisa tratar. Perigo constante.
Bom dia Fernanda,
Li o seu comentário para a Clau, sobre sorteio para o blog dieta coletiva, encomendei uma ecobag na La Pomme para sortear com as participantes, você me ajuda a divulgar?
Beijos
P.S.1 já falei com a Clau sobre isso.
P.S.2 adoro as suas postagens.
FERNANDA Querida!
Tem um SELINHO de presente prá ti, lá no meu BLOG!
Beijinhosssssss
Adoro comida picante, minha maior dificuldade é segurar no tempero.
Lembro que minha vó assim que adoeceu o medico retirou tudo que era pronto e explicou como fazia mau, tenho reduzido bastante mas ainda não consegui me desligar dos temperos prontos.
Minha pressão é baixa
Bjs
OI, amiga !
Obrigada por sempre nos passar informações ótimas e importantes!!
Amei ! E o pior é que agora tô precisando MESMOOOOOOO me cuidar , depois dos 40 a coisa começa a apertar, né?
Um grande beijo
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com
Oi Fernanda,
te mandei um email, é que estou precisando do CEP de amiga Ingrid,
vc pode me enviar?
Beijos
Lola BH
Oi fer!
E a hipertensão é uma doença silenciosa e fatal, assim como a diabetes. Tem que se ter muito cuidado com ambas, principalmente porque sabemos que elas aparecem através de uma alimentação errada e calórica!
Bjs
Excelentes dicas Fer. bj
Oi, Fer!
Meus pais têm pressão alta e são obrigados a controlar com remédios. Isso me torna uma séria candidata ao posto também. Por isso, procuro sempre controlar o sal da alimentação e comer o mais saudável possível.
Suas dicas foram excelentes.
Uma linda semana para vc!
Beijoca
Oi...
Pois é tão fácil a gente se cuidar um pouquinho não é mesmo? Estou feliz por ter entrado na dieta coletiva, na verdade dieta eu não faço, mas estou mudando alguns hábitos da família e trazendo coisinhas mais sudaveis a nossa mesa! Por incrivel que pareça comer saudável é tbm bem mais econômico não é mesmo? Graças a Deus não tenho pressão alta, meu problema é o inverso, sexta ainda tive uma da de pressão horrível, mas creio que bem mais fácil de lidar não é mesmo? Valeu a dica do sorteio, creio que vou fazer algo sim.
Beijos
Adorei o post. Bom saber temperar a comida com outros ingredientes que não seja sal. Mas o meu probleminha é pressão baixa.. tão baixa de ter que comer um pote de azeitonas. hehehe beijosss
Muito bom Fernandinha esse post!! Parabéns pela iniciativa!!! bjsss
Fê coloquei uma ideia no meu blog e queria saber tua opinião e te convidar para aderir.
bj!
Muito informativo o Post,adorei!
Essas doenças são muito silenciosas,devemos nos cuidar.
Beijooo
Simone Souza
Fernanda, às vezes acho que vc faz esses posts sobre saúde pra mim! rs
Primeiro foi o da enxaqueca, agora o da hipertensão, dois monstrinhos que me perseguem. É muito bom p-assar por aqui e ver tanta informação bacana, viu?
Beijocas e continue nos ajudando! rs
Minha vó tinha hipertensão e me controlo para não ter também...
Na verdade a minha é normal!
Mesmo assim essas dicas valem para todos nós, para quem sofre de pressão alta, e para quem está com ela ok!
Beijos ;)
Postar um comentário