terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Risoto de Frango com Ráris * Atualizado *

Eu almoço e janto em um pratinho que cabe na palma da minha mão. É do tamanho de um prato de sobremesa, mas na verdade é uma tigelinha de consomê. Depois de conversinhas no twitter, desisti da sopa de frango e fiz o risoto. Rapidíssimo e saboroso, ele tem muitas fibras.



 


Doure uma cebola em uma colher de sopa de azeite de oliva, até que ela fique transparente. Junte peito de frango sem pele e sem ossos. Usei um peito grande cortado em cubos.


 

Quando o peito de frango estava bem crocante, bem cozido, juntei o arroz (propaganda gratuita para o Ráris, um arroz acrescido de 7 cereais, caro e gostoso. Não tenho patrocínio, mas uso sempre). Pus uma xícara grande de arroz, dourei, juntei um cálice de vinho branco, mexi, sempre em fogo baixo.  O álcoolf az o amido soltar e dá a liga, assim, você não precisa usar queijo nem requeijão. O prato fica mais magro. Se não tiver vinho, use vodca ou cachaça, um pequeno cálice, daqueles de licor.

 

Vá juntando caldo de frango fervendo, uma concha de cada vez, mexendo sem parar. Usei cerca de um litro.


Após secar o caldo, o prato está pronto. Junte ervilhas, palmito, milho cozido, cenoura crua ralada, enfim, os legumes que tem baixas calorias e muitas fibras. Se possível, tempere com pouco sal, uma colher de sopa de molho de tomate (usei uma sobra de molho caseiro), pitada de alecrim, pitada de orégano, fio de azeite de oliva, cheiro verde. Enfeitei com 1/4 de ovo cozido. Se você precisa emagrecer, decore só com salsa e cebolinha.


Dica: quando a empregada entrou de férias, deixei  algumas comidas congeladas que eu mesma preparei, e ela me ajudou a descascar e cortar. Potes com caldo de galinha caseiro, peitos de frango sem pele picados em cubos etc. Isso torna o ato de cozinhar um prazer durante 29 dias do mês, porque usei um único dia para fazer as coisas chatas e encher o freezer deixando porções semi-prontas.

Planeje suas compras e cozinhe feliz..

*


Quer mais receitas magras? Clique aqui.

Receita de risoto de palmito.

Receita de risoto de camarão.



Atualizando


Em um simples risoto como esse, você tem:

Salsa fresca - vitamina C, betacaroteno, antioxidantes. Diminui o risco de doenças como catarata, câncer, doenças do coração.

Ovo - vitamina B2 na gema, luteína. Melhora a concentração, protege a visão, combate a anemia, provoca sensação de saciedade.

Arroz - fornece energia e auxilia a digestão. Se for integral, é rico em potássio e fibras. Reduz os riscos de câncer e infarto, melhora o trânsito intestinal. O parboilizado é rico em vitaminas B.

Frango - o caldo caseiro é rico em cisteína, que acelera a expectoração. Auxilia no combate à dor de cabeça, fortalece o sistema imunológico, fornece ferro. É uma excelente fonte de proteína. Consuma sem pele e prefira a parte branca, que tem menos teor de gordura.


Fonte: Revista Saúde


Olha esta comidinha que a @amehliadigital fez:

Parece um risoto vegetariano, mas é MUITO MAIS!
Veja aqui a receita.






Simone Fada fez um risoto caprichado de camarão com arroz Ráris.
Coma um pouquinho aqui!




.


44 comentários:

Denise Lopes postou o comentário número:

Nossa que delícia esse risoto. Adoro...beijos e ótima terça-feira.

Bell postou o comentário número:

Pular a parte chata realmente anima muito na hora de cozinhar! Boa dica, vou fazer...pode repetir? (a gulosa)...brincadeirinha, beijos!

Deusa postou o comentário número:

Mas que idéia ótima...amanhã mesmo vou fazer isto...congelar porções para preparar...sem empregada(ferias que nunca acabam) e melhor a gente deixar tudo bem facil.Que fome me deu esta receitinha...adoro Rariz,tenho sempre esse e outros na dispensa.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Anita postou o comentário número:

Fernanda você consegue me contagiar com suas receitas e a forma de ensiná-las. Nota-se que você cozinha feliz, não sei quando vou chegar nesse estágio(já melhorei meu interesse mas ainda estou mto longe de gostar de cozinhar).
Nunca em 20 anos de casada passei mais do que 2 dias rindo na cozinha, rs. Já tentei de tudo, porção semi pronta, alimentos congelados, blogar enquanto cozinho.. enfim é uma batalha diária que procuro vencer, e o pior( ou o melhor... sei lá) é que quando me decido a fazer algo diferente, da super certo e a família bate palmas e eu quero sair correndo. Mas adorei saber que um cálice de bebida da a liga necessária pra eliminar o uso dos queijos engordativos. Desculpe a cartinha, kkkkk mas é que realmente queria pegar um pouco desse "gosto" pela culinária, bjsssssssssssssss.

Ju Ramalho postou o comentário número:

Nossa eu sinto o cheiro saindo do seu post... se vc morasse perto juro que ia na cara de pau com uma xícara de sopa pedir um pouco hahahahahah de tanta vontade que me deu nesse momento..

Eu já usei o Ráris... mas outro dia em uma loja de produtos naturais eu vi um arroz que eles vendem parecido com o Ráris preciso voltar lá e perguntar... já que vou buscar a tal farinha de maracujá... hoje a tal loja estava cheia de turistas e infernal desisti do pacotinho rs

Eu estou aprendendo a cozinhar como vc sabe...amanhã tem crianças em casa e vou fazer o seu iogurte caseiro...mas esse risoto dessa semana não passa...

Queria pedir pra vc umas dicas para que eu possa elaborar um cardápio pra semana... para que eu me organize nas compras do mercado, compro muita coisa que acabo não usando... chega ...
Estou tentando aprender a cortar e congelar, guardar como vc faz... já está dando certo...

Bjks!

Minha Mãe Sabia... postou o comentário número:

vou fazer pra mim um amanha, brigada pela dica, como c ta menina? beijokas

Luci Cardinelli postou o comentário número:

Que delícia!! Sabe que nunca fiz risoto? :(

beijos e ótimo dia!

Neli Alves postou o comentário número:

Ontem fiz a sopa nutritiva e o yogurt, tudo muito delicioso, seguindo sua receita.
Amei e fiquei bem alimentada.
A maior vitória foi não ter comido nem um (1) docinho!!! Palmas para mim!
Hoje ainda não sei o que vou fazer...
Bjks. Neli

Misturação - Ana Karla postou o comentário número:

Excelente dica Fernanda.
Acho que vou adaptar também o comer em pratinho pequeno.
Grande idéia pra comer pouco e diminuir o meu peso que passou dos limites nesse último final de ano. rs
Xeros

Karina postou o comentário número:

Ahhh nem vc resistiu ontem à conversa sobre risoto no twitter né? rs...
Fico com mais vontade de experimentar fazer a cada vez que vc fala desse risoto!!! Hummm...
Tá com uma cara deliciosa!!!
Bjos com carinho,
Karina

Lu postou o comentário número:

Oi Fer,Bom Dia!!!
Me animei com as suas palavras ontem,muito obrigado.
Vou lá conferir as receitas.
Beijo Lu

Lauisa Sousa postou o comentário número:

Oi Fê..está dando certo..depois que papai infartou temos cuidado redrobado com alimentação..muitas furtas, legumes e vegetais..não abusamos do sal..na verdade quas não comemos e refri..só em datas especiais...o meu problemas foi mesmo a compulsão alimentar..depois da perda do emprego..Gentem amei a receita deu para sentir o gosto aqui..beijos e vc já ganhou uma prateleira enorme no meu coração!!!!

Cinderela Descaída postou o comentário número:

Tá com uma cara ótima, Fernanda! Esse arroz é mesmo ótimo e tem uma outra versão com uma outra mistura de cereais.

Neli Rodrigues postou o comentário número:

Adoro risoto, mas eu mesma, nunca fiz. Vou aproveitar suas receitas.
Bjs♥

Graciane Ivanow postou o comentário número:

Ôba, Fer! Mais uma das suas receitinhas gostosas e saudáveis!
Obrigada!
Será muito útil na nossa Dieta Coletiva, rs.
Vou correndo comprar esse arroz!
E usar minhas cumbucas de sobremesa pra colocar a refeição! rs
Beijocas.

froberta postou o comentário número:

Humm, que delicia, vai ser ótimo para a dieta comunitária, se puder visite meu bolg, ficarei feliz com sua presença.http://viviendoeaprendendo-froberta.blogspot.com/

Isabela Figueiredo postou o comentário número:

Fernanda, feliz ano novo !!! Que receita legal. Eu adoro o Ráris, mas prefiro o "7 grãos integrais", que também tem canola. Só que ninguém mais aqui em casa come dele. Eu costumo fazer uma xícara e deixo na geladeira. Aí vou inventando à medida que vou consumindo. Eu adoro misturado com atum ralado e conservado em água, tomate, manjericão e queijo branco. Fica parecendo uma salada fria, e eu adoro enrolar os bocadinhos em folhas de alface. Que delícia !

david era uma vez... postou o comentário número:

Muito bom esse risoto... o que mais me agradou é que tem pouca caloria, não que eu tenha problemas de engordar... imagina eu que sou quase um Etíope, nem sei o que é isso!

beijos Fê.

Feliz Ano Novo

Tays Rocha postou o comentário número:

Eu adoro e uso o Ráris quando cozinho prá mim, meu marido não gosta. Sabe que qualquer hora vou postar sobre isso, do desafio que é aqui em casa, porque meu marido não come nada, quando digo nada, é nada mesmo. Nenhuma fruta, verdura ou legume, nada de grãos saudáveis, nada em conserva, tipo... palmito, champignon, alcaparras, aspargo... basicamente ele come massas, carnes só as mais nobres, nada de miúdos ou músculo etc... arroz, feijão e lógico... as frituras, batata, mandioca, e outras porcarias. Cozinhar é sempre um desafio e tenho orgulho de mim porque sou disposta e faço sim duas refeições separadas, porque não vou morrer gorda, nem morta! kkkkkkk Brincadeiras à parte é isso, nem com a saúde ele se preocupa e eu cansei de me preocupar com ele, isso foi e ainda é um ponto desgastante no nosso relacionamento. Mas cada um sabe de si e eu não tenho filho dessa idade, né? Eu anotei a receitinha do risoto e quero fazer essa semana ainda. Beijocas ♥

Nilce postou o comentário número:

Adoro Risoto Fer,
E esse magrinho então...melhor ainda.
Não conheço esse arroz, nunca vi por aqui. Se bem que por aqui não se acha muita coisa diferente. rsrs

Bjs no coração!

Nilce

Beatriz - Jubiart postou o comentário número:

Fernanda, receita ótima! Mas gostei da tigelinha, não sei onde li que a cor azul no prato diminui a fome, vc já ouviu sobre isto?
Quanto ao arroz sempre compro alguns especiais, mas este aqui na minha região nunca vi, deve ser uma maravilha para o metabolismo...
Grata pela dicas,
Tenha um dia lindo!

Bjs.

Giuliana: postou o comentário número:

Geralmente não gosto da textura de risotos, mas dessa sua receita não tem como não gostar. É o risoto perfeito para mim, e para o namorado que não pode com derivados de leite, pois sempre tem requeijão em risotos,né?

Vou salvar essa receita.

E quando tiver minha casa, quero fazer assim, congelar a parte chata para amenizar o trabalho no dia a dia. =]

Beijos

Margarete postou o comentário número:

Oi Fernanda que delícia essa receita, vou experimentar!!
bjs.

Fala, Mãe! postou o comentário número:

Hum que delícia! Eu to aqui na casa da minha mãe, engordando mais que joãozinho na gaiola da bruxa, mas quando voltar pra casa quero fazer essas receitinhas lights! beijo Fer

fernanda postou o comentário número:

Humm, que delicia, vai ser ótimo para a dieta comunitária, se puder visite meu bolg, ficarei feliz com sua presença.http://viviendoeaprendendo-froberta.blogspot.com/

Jurubeba postou o comentário número:

Fê,

Adorei a receitinha, minha médica também me receitou o arroz Ráris 7 cereais. Eu gosto muito dele.
Vou testar sua receita na próxima refeição que eu fizer, mas antes tenho que comprar os ingredientes.

Beijos ;)

Kelly postou o comentário número:

Não conhecia esse arroz, fiquei com vontade de provar vou procurar..beijos

Fernanda de Oliveira postou o comentário número:

Huummm, deu água na boca... só não sei se gosto de risoto, pois fica meio papa né... mas que parece gostoso, ah parece! rs

Amiga, como eu faço para colocar o botão do twitter, como vc indicou?

Acredita que ainda não sei mexer naquele troço lá rsrsrs

Mas seu pedido é uma ordem! Me ensina que eu faço rs

Beeeijo xará preferida ♥

Graciane Ivanow postou o comentário número:

Então, Fer, assisti há tempos no Globo Repórter falando sobre a salsa e desde aquela época pico e acrescento à refeição, crua mesmo, ou na salada, ou no feijão, direto no prato, pois falaram que ajudava a diminuir o colesterol e a anemia (e eu tenho predisponibilidade genética pra anemia).
Beijooooo.

@llacerdaa postou o comentário número:

Hoje eu fiz risoto com soja...ficou, inacreditavelmente, gostoso!

Gisela Marini Dias postou o comentário número:

Fer, queria agradecer pelo carinho e te desejar um ótimo 2011 cheio de alegrias, amor,paz, felicidade e muita energia positiva.

Eu tbm como super pouquinho, mal dá para sujar o prato, vc faz o correto, que é comer a cada 3 horas, com isso não sentimos fome o dia todo.
Ótimas dicas, gostei!
Bjão

A FADA DAS AGULHAS postou o comentário número:

Fe,esse arroz eu adorooooo,e o bom é que meu esposo também passou a gostar..rs.

Adorei a receitinha.

Bjs!

Lu Souza Brito postou o comentário número:

Fernanda,

Fiquei com água na boca. Que delícia!!!!

Juliana Maria Carvalho postou o comentário número:

Adorei a dica do vinho branco. Eu tb adoro Ráris, é o melhor arroz que já comi e nem é o mais caro... Ah, e eu tb adoro comer em tigelinhas...

Bjs
Juliana
www.casadiboneca.blogspot.com

Dona Amélia postou o comentário número:

Tô aguando nesse risoto até agoira, acredita? rs
Deixa qdo for fazer supermercado, se nao sair mto fora do orçamento compro um pacotinho e experimento! ;oD

Xêros, bonita!

Paty

nemacharmosa postou o comentário número:

Hummm,vou passar por aqui sempre mais cedopara pegar as dicas, estou sem imaginação para a cozinha, hoje fiz grão de bico para variar.
Beijos e bom fim de semanan.

Nicolli postou o comentário número:

Olá. Adorei seu blog. Neste post específico adorei a "tigelinha" em que serviu. Pode me passar a marca ou onde comprou?! Sei que já tem mais de 1 ano... mas, me apaixonei nela! Parabéns!

Nicolli postou o comentário número:

Se lembrar onde comprou a tigelinha me manda no e-mail:
nicollibio@hotmail.com

Tays Rocha postou o comentário número:

Estou fazendo ;o) vim conferir os detalhes da receita!

Beijossss ♥

Geh*** postou o comentário número:

Fiz o risoto hoje no almoço. Como não tinha todos os ingredientes, usei o arroz árboreo e alguns legumes.
Ficou delicioso. Inventei de colocar queijo parmesão ralado, como havia visto em outra receita, mais não curti, ficou bem forte. Da próxima faço sem.
Obrigada pela ajuda!!

bjussss

Crys Leite postou o comentário número:

Eu gosto de comer em prato raso porque cabe mais comida, rs. Se comesse nesse aí teria que repetir algumas vezes. Gostei da receitinha, super prática e saudável. Beijos!

Ester Ozório postou o comentário número:

Ótima receita Fernanda.
Agora uma pergunta de alguém não muito experiente em coisas práticas na cozinha. Quais são os ingredientes, as porções e do que, você costuma separar e congelar para facilitar?
Obrigada

Voltar ao topo