segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sucos e Enxaqueca - Dieta Coletiva - Post 16


Adoro sucos de frutas, estou sempre testando sabores, bato no liquidificador, enfeito copos altos e taças, enfim, faço de tudo para achar esta bebida atraente, pois parei de beber refrigerantes há algum tempo. Meu consumo de Coca Cola caiu de 1,5 litro ao dia para uma latinha de 300 ml por semana. Essa reeducação começou anos atrás, tive recaídas, mas me mantive firme no projeto barriga sequinha, então há quase 3 anos só tomo uma latinha por sábado.

Foi com muito espanto que li na semana passada um post do dr. Enxaqueca, o Dr. Alexandre Feldman, sobre o perigo da alta ingestão de açúcar que acontece ao tomarmos sucos, sejam de frutas naturais ou misturas artificiais. Veja o que o Dr. Feldman explicou:


" (...)  Sucos, mesmo sem adição de açúcar, concentram açúcar da própria fruta. Muito açúcar. Tanto é assim que, segundo o famoso Harvard Nurses Study, o consumo de sucos de frutas por crianças aumenta o risco de diabetes do tipo 2. Cada vez mais estudos sérios e honestos têm mostrado que a ingestão habitual de sucos de frutas contribui muito para a atual epidemia de obesidade.


O médico fala também dos sucos artificiais, muito piores do que os naturais:


Sucos industrializados podem conter açúcar, fosfato de potássio monobásico, cloreto de sódio (sal), ácido cítrico, benzoato de sódio, sorbato de potássio, "aroma idêntico ao natural" da fruta, reguladores de acidez, corantes artificiais (ex: "vermelho-bordeaux", "azul brilhante", etc), antioxidante (ácido ascórbico) (que reage com o benzoato de sódio produzindo benzeno, cancerígeno), extrato de soja (transgênica) etc.
Todos esses ingredientes podem, de uma forma ou de outra, provocar desequilíbrios no nosso organismo a ponto de gerar sintomas de doenças crônicas como a enxaqueca, entre muitas outras. (...)"
Para ler na íntegra este  texto do Dr. Feldman, clique AQUI.

Qual a solução para nos refrescar no calor, já que refrigerantes e água com gás estufam a nossa barriga, nos dando os indesejáveis pneus, e os sucos nos trazem a ameaça da enxaqueca e até diabetes? Dr. Feldman sugere a água com sabor, que ele obtém com água filtrada com folhas de hortelã.




Lógico que um copo de suco não vai dar enxaqueca, mas o somatório das coisas que vamos ingerindo o dia todo podem sim representar uma crise. Um sucrilho no café da manhã, um suco de laranja, um queijo quente, uma refeição feita com cubos de caldo ou tempero artificial, um molho cheio de corantes, uma barrinha de chocolates, pronto, todas as pequenas ameaças se unem e disparam nossa dor. Evite todos estes perigos em busca de uma vida mais saudável. Sua melhor arma é a informação.




Leia também
Ju Ramalho ensina a fazer diversos tipos de água com sabor. Aprenda!
Em breve, promoção para leitores do meu  blog

Clique e visite a página do livro no Facebook




ATUALIZADO com o comentário da @cissabranco





"Aqui em casa sempre tenho rodelas de laranja e limão congeladas para adicionar na água, refresca, fica lindo na jarra e dá um sabor que não prejudica. Da hortelã e da menta também sou fã, assim como o gengibre que junto com a hortelã me leva a loucura, rs.

Meu médico sempre disse que se tiver uma hipoglicemia muito feia para tomar um copo de suco de laranja, porque levanta a glicemia na hora e de forma muito rápida, eis aí o perigo de desenvolver o diabetes tipo 2, essas alterações drásticas."







27 comentários:

Teto Doce postou o comentário número:

Oi Fê eu estou no controle total para aliviar minhas crises.

O gelo me ajudou muito naquele dia que nos falamos via e-mail.

Beijos e obrigada pelas informações.

Tenha uma semana feliz.

Beatriz postou o comentário número:

Estranho o jeito do Dr. Feldman falar sobre sucos naturais. Daqui a pouco nós não vamos mais saber o que comer ou tomar e o que dar para nossos filhos.
Mas acredito que devemos sempre optar pelo natural, e se já tem açucar nos sucos, adoçar menos, mas não deixar de tomar.
Concordo com a melhor arma, rsrs.
Beijos e sucesso

Monalise Nogueira postou o comentário número:

Graças a Deus que eu não tenho..rs
Gostei da idéia da água com hortelã

Beijos

Adriana postou o comentário número:

OI, FERNANDA! Morro de enxaqueca, já fiz tratanmento com um neuro, qdo começa a dor, já tenho um remedinho receitado por ele, mas sei que a alimentação é a chave de tudo! Mas nesse mundo enlatado, embutido, empacotado... af, não é fácil escolher... já pensou? Até um simples suco de fruta, que eu adoooro, pode ser perigoso... Deus do céu! Sigamos a máxima pra tudo: coma e beba com moderação! Fazer o quê???
Quero te agradecer pelo comentário lá no mundo dri; sei que tens mtos seguidores e o qto é difícil estar em todos, não é?

AQUELE ABRAÇO!!!!

Regime - a Luta postou o comentário número:

Fernanda , boa noite

Achei muito interessante sua matéria sobre sucos ..
Muito mesmo

Há algum tempo atrás achei que ia morrer de enxaqueca ( sem exagero nenhum ) . Tinha crises dia sim e outro também . cheguei ao ponto de ficar com os olhos tão inchados que nem conseguia abrir . Isso tudo numa época em que enxaqueca era conhecida como doença de "novela". Imagina o preconceito !!!
Aboli um monte de coisas da minha alimentação : bombons ( lá uma vez na vida outra na morte eu como um Ferrero Rochet, adoro ), amendoim , refri então, nem em sonho , mostarda , geralmente alimentos quentes que me faziam mal .

Hoje não tenho mais nenhuma crise, mas é como você disse , tem que ter disciplina . Ô se tem .


Um abraço e boa semana pro cê .

Tassi ... postou o comentário número:

OIee... Muito interessante esse post, tive uma crise de enxaqueca horrivel ontem e hoj sinto como se minha cabeça estivesse vazia, meio lerda, horrivel... Dizem que cafeína faz mal pra quem tem enxaqueca, mais no meu caso, se fico sem café ai que a crise vem feia... engraçado né? Agora esse negocio dos sucos, mtoo dificil saber o que podemos comer ou beber, cada dia fica pior! ai ai...
Té mais
bjoooo

Ju Ramalho postou o comentário número:

Eu gosto de água saborizada, depois vou fazer novo post com uma foto da minha jarra de água saborizada, eu uso rodelas de limão siciliano ( quando encontro né rs) limão galego, hortelã,capim santo ou cidreira, coloco pedras de gelo e deixo lá na geladeira.

Quando aparece alguém recebe um copo fresquinho... comecei a fazer isso pq meu marido não toma água de forma alguma, pior que o Zeca Camargo que tb não bebe, o Alex toma muitoooo refrigerante, é viciado nisso e em gatorade, então ele começou a tomar uns golinhos da água ....

Achei super bacana o livro do Doutor Feldman, quero participar para se ganhar enviar para minha mãe que sofre de enxaqueca crõnica a muitos anos,toma remédios enfim é adepta do tudo natural, aliás ela ´super natureba, mas mesmo assim coitada tem crises duas vezes por mês, melhorou pq antes era toda semana, ela chega até a vomitar de tanta dor.

Valeu as dicas! bjo

Deusa postou o comentário número:

Oi Fernanda,
Mas menina,vim aqui toda orgulhosa te dizer que pode pegar o que quiser,pra mim e motivo de muito orgulho,ainda mais sendo você.Sabe que acabei lendo algo inesperado agora e que responde o porque da minha dor de cabeça constante ultimamente....
To dos os dias eu já acordo com uma dor de cabeça leve,mas chata,dor no corpo como se tivesse apanhado...rsrsrs.Mas a dor no corpo eu não sei,agora ando tomando muito suco,principalmente de caixinha,troquei pela coca cola,será que seria isso?
Olha,doi levemente,mas de forma constante,quando vejo já estou com a mão na testa.Vou corrigir isto,principalmente no que diz respeito a Maitê que consome muito também.
De qualquer forma,fique a vontade,quando quiser pode pegar a foto que queira,não me importo pois tiro para vocês mesmo,ainda bem que gosta,fico feliz.
Deusa

Cintia Branco postou o comentário número:

Fer,

Aqui em casa sempre tenho rodelas de laranja e limão congeladas para adicionar na água, refresca, fica lindo na jarra e dá um sabor que não prejudica. Da hortelã e da menta também sou fã, assim como o gengibre que junto com a hortelã me leva a loucura, rs.
Meu médico sempre disse que se tiver uma lipo muito feia para tomar um copo de suco de laranja, porque levanta a glicemia na hora e de forma muito rápida, eis aí o perigo de desenvolver o diabetes tipo 2, essas alterações drásticas.
Grande beijos

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) postou o comentário número:

Menina do Céu! Tô bege com essa notícia!!! Mas olha acho um tanto exagerado, até porque água com hortelã não tem os mesmo nutrientes que sucos naturais e fresquinhos tem, principalmente pra crianças.
Eu procuro tomar sucos sem açúcar, com stevia, ou sem nada mesmo.
Bjs e bom dia!

Bia Jubiart postou o comentário número:

Bom dia Fernanda!!!

Refrigerante não consumimos em casa, enxaqueca? Já tive, descobri o que desencadeava ela: Frituras! Cortei literalmente da minha cozinha e nunca mais enxaqueca.

Uma boa semana p/ você!

Beijooooooooooooooo

Lílian postou o comentário número:

Eu já tinha lido sobre isso, e como estou sem tomar refrigerante a algum tempo e estou apelando para os sucos fiquei preocupada, pois tenho enxaqueca. Mas reparei que minhas dores de cabeça aumentaram depois que tomo mais suco, acho que tem fundamento isso. Beijos...

Giuliana: postou o comentário número:

Oi Fê,

Ainda bem que você sempre nos traz informações de extrema importância. Um dia li sobre o açúcar nos sucos naturais, dá quase um desânimo, porque adoro. Mas vou pesquisar mais sobre água saborizada, achei super interessante.

Beijos

Sandra somente Sandra postou o comentário número:

Olá Fê, obrigada pela visita e continue firme..
Vc como sempre nos enchendo de boas informações e nos encorajando a termos uma vida saudavel....Bjs querida

Gaby postou o comentário número:

Olá Fer,
Sofri por muitos anos com enxaqueca, ia a vários médicos fiz até resonância magnética e nada, então uma médica descobriu que era o que eu comia, diminui várias coisas e melhorei não 100% agora só tenho na TPM.
Só quiz compartilhar.
Bjs

Liliane de Paula postou o comentário número:

Ideia maravilhosa congelar rodelas de limão e de laranjas. Já como rodelas de limão, no almoço, com casca.
Adoro água mineral com gás. Tomo direto. A ideia de colocar gengibre(adoro gengibre) e folhas de hortelã é muito boa. Vou seguir. Mesmo na minha água com gás.
Minha postagem ficou toda emendada. De novo.

Mulher Multifacetada in postou o comentário número:

Olá
Achei muito importante essa dica, pois muitas vezes optamos pelo suco achando que estamos uma escolha saudável mas nos esquecemos que tudo em exagero pode ser prejudicial.
bjos
Maysa

Lola postou o comentário número:

Ainda não consegui me livrar do vício da coca cola zero...tô achando mais difícil do que fumante que tenta largar o cigarro! Ê vida! kkkkkkkkkk

Bjs

Moni postou o comentário número:

adorei seu blog.... faz tempo q to parada com o meu, mas to busacando inspiranção em blogs tão legais como o seu para voltar a blogar... pretendo fazer isso em breve! beijos

vanusa postou o comentário número:

Ei Fernanda!
ótima semana pra vc, querida!
Que abordagem legal!
O pior é que eu nao gosto muito de tomar agua, mas tbm nao, sou fã de sucos artificiais e refri, passo mto tempo sem beber algo, aliás, bebo mais liquido quando compro akelas garrafas tetra park de suco de frutas, geralmente light e com soja tbm... Minhas caixinhas de chá estao lá na prateleira paradas. Eu sei, eu sei, tenho q tomar vergonha e me cuidar mais nesse quesito pra nao prejudicar a saude e os rins..

Cinderela Descaída postou o comentário número:

Oba, vou esperar a promoção!
Não consumo muito açúcar (pelo menos eu acho que não), mas tenho enxaquecas, principalmente na TPM.
bjs,

Telma Maciel postou o comentário número:

Caramba... mtas novidades pra mim! Mto bom ter por perto gente q conhece disso!
Gostei a idéia da água aromatizada e das dicas da Cissa!
Mto bom e espero ser ganhadora nesse sorteio aí!!! rs
bjks

Adriana Balreira postou o comentário número:

Misericórdia! Logo eu que adoro suco de frutas! Mas enxaqueca, tô fora! Já sofro demais com essa amiga. Gostei da dica de água com hortelã. Vou fazer para vê se gosto, depois te conto.
Feliz Páscoa
Adriana Balreira

Geninha postou o comentário número:

Não consigo viver sem refrigerantes. Mas é fato que td em exagero faz mal. Até água.

Bjs!

diariodumapsi postou o comentário número:

Fê,
Não sou adepta de refrigerantes e adoro um suco natural. Mas todos os dias as coisas nao sabemos mais o que comermos.
Adorei a dica da hortelã!
Gd beijo

Leticia postou o comentário número:

Fe
Li o livro todo e devolvi para a Jô. Achei bem bacana... devo me consultar com ele quando voltar de viagem. Eu não consegui cortar o açúcar, mas estou tentando diminuir o consumo. Comprei farinha integral para tentar a substituição também. Já não como mais pãos de farinha refinada faz 1 mês e meio.
Sobre sucos... nunca gostei muito, sabe Fê? Sou mais adepta de água... não curto frutas, é um problema! Eu li o capítulo espantada também!
Sobre coca cola... Fê, não te imaginava uma viciada em coca cola!!!!! hahaha. Eu também era na adolescencia... cortei a zero, fiquei quase 3 anos sem beber refri, mas meu marido é viciado... voltei a tomar um pouco. Mas como vc, só no fim de semana. Hoje em dia tomo tônica...
Beijos
lelê

Voltar ao topo Real Time Analytics