segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cocô e Pastinha Laxativa - Post 23 - Dieta Coletiva

Quando fui à consulta com a Dra Adriane, ela perguntou: seu cocô flutua ou afunda? Eu não entendi a pergunta, ela repetiu e explicou. Fiquei pensando, pensando e não soube responder! Deve ser importante, pois ela fez esta pergunta na hora de prescrever uma fórmula, um remédio. 


É impressionante como a gente se conhece pouco, como a gente faz tudo de forma repetitiva e automática, sem se dar conta de que pequenos ajustes nos fariam mais saudáveis. Fui ao google pesquisar e o assunto é interessante. 


Clique nestes links para ler:
Por que o cocô flutua

Semana passada, uma amiga comentou no twitter que estava com o intestino preso. Como ela está grávida, logo lembrei da pastinha laxativa que minha amiga Paula tomava quando estava gestando Alice. Esta receita caseira foi prescrita pela nutricionista da Paula, e ela a consumia regularmente. Eu a testei e funcionou.

- farinha de linhaça – 4 colheres de sopa
- farelo de trigo – 4 colheres de sopa
- laranja – 4 unidades (suco) – obs. de preferência, colocar o bagaço.
- damasco – 6 unidades
- ameixa seca – 6 unidades
- castanha do Pará – 8 unidades

Bater tudo no liquidificador e guardar em um potinho na geladeira.
Tomar uma colher de sopa ao dia. Dura uma semana.


Bebo muito líquido, caminho bastante e consumo fibras diariamente, prefiro alimentos in natura, e meu intestino tem funcionado bem. Não bebo leite, mas tomo 200ml por dia de iogurte. Algumas vezes faço em casa e em outras compro Activia.


Leia trechos retirados do site da Danone/iogurte Activia. 

Coma devagar
Comer devagar e mastigar bem são hábitos simples que facilitam o processo digestivo. A mastigação é o primeiro estágio da digestão, e quando bem feita, diminui o trabalho do estômago de triturar os alimentos e melhora a ação das enzimas sobre eles. Se você engole a comida muito rápido, é sinal de que não mastigou direito.
Facilite a digestão
Os alimentos cozidos no vapor, no forno ou fervidos, facilitam a digestão quando comparados às frituras e aos alimentos empanados.

Activia para mulheres: o público feminino é o que mais sofre com intestino preguiçoso – cerca de 22 milhões de mulheres convivem diariamente com o problema. Além da questão hormonal, existe também o fator psicológico, já que a maioria das mulheres tem mais dificuldade de ir ao banheiro fora de casa e sofre com as mudanças de rotina. 




*

Você saberia responder à pergunta da médica?

ATUALIZANDO
" Adorei a dica! Alimentos ricos em fibras vão ajudar muito no funcionamento do intestino, porém, atenção!! Temos que tomar bastante água, pois com pouca água em vez de laxar vai prender ainda mais o intestino =)"
Comentário postado or PAPO NUTRICIONAL.

26 comentários:

Bia Jubiart postou o comentário número:

Flutuar? Agora fiquei também curiosa rsrsrs. Fernanda, sempre tive que me policiar, meu intestino é super preguiçoso, tenho sempre que estar comendo fibra, ou de vez em quando um chá de sene, tenho uma irmã que o problema é maior... Gostei da receita da pasta! Não conhecia vou anotar.

Uma ótima semana p/ vc.

Bjs.

Cláudia postou o comentário número:

Juro que li errado o título. Pensei que fosse coco. Depois que li o post e vi que não tinha na receitinha voltei para ler novamente.kkkkkk

Olha, não saberia responder não, hoje vou prestar atenção nisso,eu e um monte de blogueiras ficaremos atentas pra ver se é maçã ou batata, ahahaha...

O meu intestino é louco, aliás, acho que eu o deixo assim, tem dia que tá normal, tem dia que tá preso, mas um coisa é certa, ele não perde a hora, rsrsrs.

Li os textos do link,e achei interessante, fiquei sabendo de coisas que nunca tinha parado pra pensar.

Obrigadaaaaa.

beijus e uma ótima semana.

Mulher Multifacetada in postou o comentário número:

Olá Fernanda,

Essa história de ver se o cocô flutua ou afunda já faz um tempo que eu sei e realmente é importante observarmos pois as vezes ali já conseguimos identificar se alguma coisa não vai bem
bjos
maysa

* ArtPaz by Tania Paz * postou o comentário número:

Fernanda, só vc pra falar de cocô com tanta classe!!! Bjssssss

Turquezza postou o comentário número:

Ai ai, lembrei de uma pessoa mais velha que sempre falava esta frase: afunda ou flutua .......
Eu ficava chocada, sou meio fresca e não gosto nem de pensar nessas frases.
Mas tem fundamento sim.
É só perguntar ao Gastroenterologista e terá a resposta.
Mas continuo não conseguindo falar isso rsrs
Eu como ameixa preta seca, 1 após cada refeição. E pronto, funciona direitinho.
Gostei da receita, mas já como todos esses ingredientes, separadamente.
Beijos.

Dani Hoffmam postou o comentário número:

Muito interessante!
Eu tenho o intestinho meio preguiçoso, mas o meu problema está na quantidade de água que bebo por dia, pois como fibras...

Bjos,
Dani

Rosana Remor postou o comentário número:

Fê,meu intestino vive quase sempre preso e o pior, é que tenho hemorróidas...sofro muito.Como muitas fibras,tomo muita água,faço ginástica,mas ainda assim meu intestino é preso.Já tomei Activia,não resolveu nada.Atualmente,pela manhã, tomo uma vitamina de papaia,maçã,leite semi-desnatado e linhaça.Tem me ajudado,mas vou fazer e testar a pastinha.Obrigada pela dica!!BJS!

Nivia blog tecidinho postou o comentário número:

Muito interessante a postagem, realmente temos que estar ligadas em tudo que acontece conosco, e as vezes na correria do dia-a-dia o intestino é prejudicado bem como nossa alimentação.
Fernanda tenha uma ótima semana, sempre que tenho um tempo passo aqui para ver as tuas postagens, abração Nivia

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez postou o comentário número:

ai meu Deus, eu li côco e pensei que era bolo, doce, bala, tava todo feliz hahaha

o q vai ter de gente fazendo cocô no rio pra ver o que acontece, fia...

mas é isso aí, é saúde, temos que falar de qualquer...merda né rs (no bom sentido rs)
bjs e boa semana amore mio

Cristiane Félix postou o comentário número:

Já me fizeram essa pergunta tbm.
E eu fiquei pensativa,kkkkk....
Mas nunca tive problema com meu intestino,minha Mãe diz q morre de inveja de mim e me chama de cagona!
Boa semana.
Cris

Fabi postou o comentário número:

O meu intestino funciona como um reloginho.... Todos os dias tem um "post" ! Kkkkkkk.... Muito interessante e informativo o assunto abordado.... Valeu, bjkas !

Lenita Vidal postou o comentário número:

Flutua!!! \0/
Nunca tive problemas de ir ao banheiro, a não ser no período da primeira gravidez, bem no finalzinho.
Água e alimentação recheada de frutas e verduras de preferência cruas.

Bom falar desses assuntos, as vezes a gente deixa a natureza sozinha e não dá uma mãozinha pra ela.
Não custa nada né!

Beijos, uma semana colorida pra você!
Lenita

Sandra postou o comentário número:

Oi... Tem Selinho pra vc lá no meu Blog... Passa lá... Bjks e boa semana...
Sandra
http://sandraduarteborges.blogspot.com

Adriana Balreira postou o comentário número:

Vixe, nem sei como é o meu cocô!!! kkkk Agora me deixou curiosa e nem sei quando irei novamente ao banheiro. Que sou que nem a maioria das mulheres, tenho dificuldade de ir ao banheiro. Mas vou verificar da próxima vez!
Beijos
Adriana

Papo Nutricional postou o comentário número:

Adorei a dica! Alimentos ricos em fibras vão ajudar muito no funcionamento do intestino, porém, atenção!! Temos que tomar bastante água, pois com pouca água em vez de laxar vai prender ainda mais o intestino =)

Bjss

Equipe Papo Nutricional

Cinária Mendes postou o comentário número:

Fernanda,
Achei ótimo seu post, cheio de informações necessarias.
Beijos

Ju Ramalho postou o comentário número:

Muito Bom!!! Achei de extrema importância, gosto de ler coisas assim inteligentes! E que podemos passar a diante e aproveitar.

Li tudo e amanhá vou marcar uma gastro, a nutri daqui eu dispensei, spo tem uma aqui na Aldeia que atende pelo plano e particular é a mesma rsss.

Acho que vou ser investigada ainda pela unimed hahahha, estou me examinando inteira e toda vez surge algo.... até pq nunca tinha parado pra fazer revisão na minah lataria e vou ter que fazer um up nas peças rssss

Bjks

Fernanda de Oliveira postou o comentário número:

hahahaha, adorei o post! E confesso que também não sei dizer se meu cocô afunda ou flutua, vou começar a observar e depois te conto rsrsrs.

Ainda não consegui todos os ingredientes da pastinha laxativa, mas assim que fizer e experimentar, volto pra te contar também.

Hoje voltei a postar a série Bolsa de Mulher (já que a senhorita me cobrou! rsrs), depois espia lá.

Beijo grande ♥

Clara postou o comentário número:

Nossa, não sei... Mas o intestino funciona todos os dias. Menina, eu li o título e pensei... será que ela colocou o acento errado? Mas não era cocô mesmo. kkkkkkk
Eita falta de costume com coisas que todo faz e ninguém fala!

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Fernanda, eu achei muito interessante este post, pois eu sempre precisei de tratamento médico para o intestino e nunca olhava para saber como era, até começar a fazer homeopatia e durante a consulta o médico sempre perguntava se afundava ou flutuava, qual era a cor, a forma e a consistência...lá fui eu agora descobrir e agora sou expert nissso.
Fui diagnosticada com Sindrome do Intestino Irritável (tradução) ele tem vida propria...por isso quando vou viajar ou sair da minha rotina, tenho que levar na bolsa algumas homeopatias laxativas e muito cuidado na alimentação pois ou ele trava ou se solta em excesso.
Vou fazer a pastinha para o meu peródo pré menstrual que é um horror.
Obrigada pela receita
Muita luz e paz
Abraços

Rosana Sperotto postou o comentário número:

Oi, Fernanda! Fiz a pastinha hoje como tentativa de auxiliar no intestino preguiçoso da minha mãe. Depois te conto os resultados, tá? Experimentei e o sabor tá super aprovado. Dá vontade de comer bem mais que uma colher. Obrigada pela dica! Beijão!

Eliane postou o comentário número:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
como vc é palhaça, miga
que nome pro mosaico, heim
tô me acabando de rir
cliquei até pensando que era um trote de alguém...
você é dez mesmo... dezmiolada
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bjos

Ana Paula postou o comentário número:

ÉÉÉÉCAAAAA kkkkkkkkkkkkkkk
Por isso q eu amo esses mosaicos,
a gente ve cada coisa inusitada!!!
Quando eu ia imaginar q alguem fosse fala de cocô assim com tanta naturalidade!?!?!
rsrsrsrsr
Mais, td isso é interesante, já q tantas mulheres sofrem desse problema.
Eu sou uma delas, mais ñ teria coragem de fala assim em um post, quanto mais no mosaico.
Parabéns pela iniciativa, foi muito bem citado o tema.
Bjssss

Sherol Vinhas postou o comentário número:

Eu todo dia cedo no meu café da manhã: Uma xícara de café com leite (desnatado) com uma colher de sopa de linhaça, isso é todo dia, alterno junto mamão com granola e mel, e durante o dia tomo muita água e como frutas nos lanches. Se fico 3 dias sem fazer esta dieta, já trava, e sou daquelas que só usa o banheiro de casa hehe.
Muito boa a sua postagem, excelente. Beijo

neka postou o comentário número:

vou testar se for legal aviso,,obrigada

Voltar ao topo