segunda-feira, 18 de julho de 2011

5X ao Dia! - Post 26 - Dieta Coletiva


Eu vou quase todos os dias ao Hortifruti para trazer sucos, pães, frutas, legumes e tudo o queuso para preparar as receitas que publico aqui nos posts da Dieta Coletiva e da seção Sabores. Gosto de praticar este programa do Hortifruti que se chama 5X ao Dia. Você pode fazer também, pois é acessível, saudável e muito gostoso. Leia um trecho que selecionei do site do Hortifruti:





5 ao dia é um programa para lembrar você de comer, no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças, todos os dias. Uma campanha que já é sucesso no mundo todo e que agora está disponível para os brasileiros antenados em saúde.
Alguns estudos provaram que comer 5 porções diárias de frutas ou hortaliças podem ajudar a reduzir o risco de várias enfermidades como o câncer e doenças do coração. Esses alimentos contêm vitaminas, fibras, minerais e ainda outras substâncias que nos ajudam a viver mais e melhor. Além disso, quando você come frutas e hortaliças, evita comidas gordurosas e industrializadas que não fazem bem para sua saúde. Quer motivo melhor para começar agora mesmo a fazer o 5 ao dia?
O 5 ao dia é mais fácil e gostoso do que você imagina. O ideal é fazer 5 refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. Então, basta que acrescente um vegetal, suco ou fruta em cada uma dessas refeições. 
Aí vai um exemplo: 
No café da manhã um suco de melancia, no lanche uma maçã, no almoço uma salada de alface, no lanche da tarde uma banana e no jantar um creme de abóbora. Viu como é fácil? É claro que o seu cardápio pode, e deve, ser muito mais rico e variado do que este. Só não deixe de incluir as 5 porções diárias de frutas e hortaliças. Vamos lá! Comece agora mesmo a praticar o 5 ao dia.



Faça seu programinha "5X ao Dia" acrescentando uma fruta ou um legume em cada uma das suas refeições. Mais fibra, mais nutrientes e mais economia do que se alimentar somente de comida industrializada. 


Atenção: este não é um post patrocinado nem um publieditorial. É uma dica que estou repassando de coisas saudáveis que faço sempre!





16 comentários:

Alessandra Rigazzo postou o comentário número:

Essa prática temos aqui em casa.
Adoramos frutas e legumes. Faço varejão/feira/hortifruti 3 vezes na semana.
Quando saio para passar o dia fora, ou viajar, carrego uma bolsa térmica cheia de frutinhas.
Mas, vou te dizer uma coisa: cuido muito bem dos meninos,mas às vezes esqueço de mim. Pra eles nunca falta nada, mas na correria acabo deixando de comer frutas.
No entanto, tenho presta mais atenção nisso e estou voltando a me disciplinar.
Vou colocar seu link no meu post.
Bjo

Adriana Balreira postou o comentário número:

Fer,
Estou meio relapsa quanto a comer mais frutas e verduras durante o dia. Tenho que tentar me reeducar. Mas esse 5 ao dia é bem legal mesmo. Vou tentar seguir
Beijos
Adriana

Giuliana: postou o comentário número:

Oi Fê,

É super interessante essa iniciativa, pois não é algo difícil de se habituar, só não damos o devido valor por estar com os maus hábitos enraizados.

Espero em breve poder estar comendo 5 porções ao dia! ;oD

Beijos

Lauisa Sousa postou o comentário número:

Oi querida..adorei o programa..assim como a Alessandra ando tão esquecida de mim..prometi a voltar as poucos com a dieta..estou relapsa demais e enfiando o pé na jaca com força..mas como hoje é segunda e dia de recomeçar..já tô levando o programa comigo..beijos

Ju Ramalho postou o comentário número:

Eu gosto muito de ler textos assim que são de experiências,e não publieditoriais que nunca sabemos se é bom ou não.

Eu adoro frutas,tomo suco de fruta o dia todo, água de coco e adicionei mais legumes em pratos novos. Marido não come nada disso, nem fruta, nem legume, e não gosta de água de coco, vê se pode. porém está comendo melhor quando está em casa, ele come só em restaurante da empresa ou quando está viajando... então adquiriu mal hábito mesmo... até que começou a usar a cozinha light lá da empresa.

Gostei do post! Aliás preciso achar onde está seu post sobre um feijão que vc faz com mistura de creme de legumes para o Guga, não salvei no dia.

Bjooo

Lu Souza Brito postou o comentário número:

Oi Fê,

Uma idéia muito bacana mesmo. Não é todo dia que consumo nas 5 refeições (principalmente no lanche da tarde), mas no almoço e jantar é sempre mais de uma opção, então....

Bjos

Sandra postou o comentário número:

Adorei o post! Sempre tenho uma boa salada no almoço e suco de frutas, no jantar também, mesmo se for um sanduíche (alface e tomate cai muito bem aí!), mas confesso que é difícil nesse frio tomar suco no café da manhã... E olha que eu amo suco de laranja de manhã...
Agora, pros meninos comerem frutas eu já descobri a "fórmula mágica": deixar picada na geladeira! Manão, melão, melancia, o que for, é uma questão de minutos pra vasilha esvaziar. Mas tem que ser em vasilha de vidro, afinal, o que os olhos não veem...
Beijos

Bia Jubiart postou o comentário número:

...e faz sempre bem a nós também.

Aqui tudo funciona por época, nas época de chuva, verduras somem e os legumes chegam bem sofrível aqui, além de termos poucas variedades...

Mesmo assim dá para praticar o 5X ao Dia! Quer dizer vou tentar...

Beijos Fernanda!

Lola postou o comentário número:

Se a gente parar para pensar, realmente não acrescentamos nada de vegetais na nossa alimentação e isso é péssimo pois sabemos os benefícios que estamos perdendo com isso. Ótima dica então Fer!

Bjs

Camille postou o comentário número:

nao conhecia essa iniciativa do hortfruit! bem legal!
bjs

Iris postou o comentário número:

Adorei a dica!
Feliz dia do Amigo! bjks.

Carol Vieira postou o comentário número:

Aqui em casa também tem muita fruta, legumes e verduras. Já começa no café da manhã com 2 ou 3 tipos de frutas e assim vai. Sou daquelas que saio de casa e acabo levando algo de saudável para comer.
Mesmo sendo eu e meu marido, vou 3x na semana no varejão/supermercado. As vezes até 4x. Gosto de tudo fresquinho!
Cuidar da alimentação da família é algo nobre, pq é cuidar da saúde.
Beijos :o))

Cris Guimarães postou o comentário número:

Eu adoro vegetais, especialmente frutas, mas ultimamente, na correria e no stress tenho esquecido um pouco disso. Os meninos sempre comem, mas (como a Alessandra Rigazzo) eu tenho esquecido de mim. Resultado... Ansiedade, poucos vegetais... Não engordei no Natal e engordei no início do ano :P Vou seguir essa dica.

Edilma Mendes postou o comentário número:

Ainda não tenho de 5 x ao dia mas pelo menos 2 mas eu estou aumentando aos poucos.

Beth Salvia postou o comentário número:

Fernanda incrível como as pessoas pensam que dieta saudável é mais caro, ao contrário, deixamos de comprar: margarina, oleo, bacon, açucar branco, embutidos, enlatados.... Ficamos mais saudável e no resultado gastamos menos.

Voltar ao topo Real Time Analytics