segunda-feira, 19 de setembro de 2011

UTI da Autoestima - Post 35 - Dieta Coletiva


Este post vai além do assunto Dieta. Ele tem a ver com VIVER BEM. Foi escrito por Valérie e pode ajudar você ou uma amiga a sair do quadro letárgico, da inércia, deixando de ser um triste zumbi pálido e passando a ser uma pessoa mais vibrante. Veja o que diz Valérie:



"Há alguns dias recebi alguns emails pedindo uma ajuda para começar emagrecer. Começar não é tão difícil né? Digo, naquelas primeiras horas ou dias em que sua disposição está a 1000, mas depois, passado o primeiro instante, quando o fogo na palha apaga... ai,,como é difícil!

Descobri ou conclui que o que nos deixa no pique é nossa auto-estima mesmo. Mas como mantê-la subindo ou no nível necessário para o emagrecimento andar?

Em situações emergenciais, quando o paciente se encontra em estado terminal e a coisa desanda de vez, não tendo mais conserto, o negócio é mandar para UTI não é? Então vamos para UTI da Auto Estima.

Primeiro: Estabilizar Sinais Vitais 

Você tem que sentir bem com você, independente de tudo que te cerca. Entre no quarto, coloque as crianças para fora e se olhe no espelho. Sim, olhe. Está de havaianas (aquela velhinha que você já remendou com o grampo de cabelo?) O cabelo não vê escova a quantos dias? A camisola está no corpo? Ou ainda está com a camiseta furada da última eleição (ótima para dormir, mas um excelente pano de chão também!). 

Bom, como diria a turma do Fly: vestida, calçada e penteada. A roupa que você vai por é aquela que vai te valorizar mais. Uma roupa legal, não precisa ser chique, mas que você se sinta confortável e feliz. Penteie o cabelo, calce um sapato, coloque um brinco e passe um batom. Estabilizou os sinais vitais? Sente-se no mínimo ajeitada? Saiu aquela cara de chulé? 

Segundo: Reverter quadro Clínico Emergencial

Depois de estabilizar o paciente, começa-se a tratar das patologias que levaram para a UTI. Da mais urgente e viável para menos graves e inviáveis. O que é urgente e viável, dentro do seu quarto ainda, é seu guarda roupa. Não precisa contratar uma Personal Stylist para se vestir legal. Olhe para seu guarda roupa e separe a roupa em 4 montes:

1-as roupas que te servem e você se sente linda e bem,
2-as roupas que não te servem (largas demais),
3- as roupas que não te servem (justas demais)
4-as roupas não te servem e você se sentia linda e bem e
5-as roupas que te servem, mas te deixam horrorosas.

Bom, nem preciso dizer que as roupas que te servem e te deixam linda (monte nº1) voltam para o guarda roupa, né? As que te servem e te deixam horrorosas (monte nº5), junto com as que não te servem porque já estão grandes (monte nº2) vão para doação. Ou o mais longe possível da vista. Esqueça que ela existem. Até conseguir doar as minhas, enfiei tudo em um saco preto de 100 litros, mas isso durou apenas 4 dias. 

As que ainda não te servem porque estão pequenas (monte nº3), eu guardaria num cantinho do guarda roupa, mas não deixaria tão a vista. Isso se, elas ainda estiverem na moda até o fim do seu emagrecimento. Há controvérsias neste ponto. Tem gente que gosta de comprar roupa menor para entrar depois. Eu não gosto. Acho desistimulante.

Sapatos: a mesma coisa: sapato que te envelhece, está feio, sujo, furado... FORA!  Fique somente com o que te agrada e combina com suas roupas. 

BIJOUS: idem!!

Mesmo de tudo isso sobre 4 mudas de roupa, ainda é melhor do que ter um guarda roupa cheio de coisas que te deixam mais para baixo.

Terceiro: reverter Patologias Curto Prazo.

Este curto prazo são coisas que se pode fazer durante um dia mesmo ou marcar para o dia seguinte. Saindo do quarto, com seu guarda roupa remodelado (não falei em comprar nada hein? Só em arrumar), parada no Salão de Beleza. Algumas pessoas gostam de se arrumar em casa, mas eu acho que é um mimo que vale a pena de vez em quando. O mínimo necessário no salão de beleza é:

Pedicure,
Manicure e
Sobrancelha (buço, se vier ao caso).

Não tem como você se sentir renovada se fizer este mínimo. Parece que emagreço 3 quilos quando saio do salão!  

Se você está melhor "provida" financeiramente, faça "funilaria e pintura" completa: cabelo, tintura, hidratação, depilação (de virilha sim!), sobrancelha, pé e mão!. Sair do salão com uma roupinha legal, mãozinha bem pintada e cheirando a spray de cabelo... gente, pensa bem, que mulher que não se sente melhor?

Quarto: Manutenção do Paciente e Cuidados Gerais:

Estabilizado seu paciente, revertendendo quadro cínico, vamos começar os cuidados gerais e manutenção. Então, a partir de agora é levantar de manhã, se olhar no espelho, colocar aquela roupinha legal, sapato no pé, escovar os cabelos e dizer: OK, É ASSIM QUE "ESTOU" HOJE, MAS O QUE EU FAÇO HOJE PARA FICAR COMO EU QUERO????

Comece a relacionar as coisas mais fáceis: comer uma fruta, uma hora de caminhada, 2 litros de água por dia etc... Vá acrescentando coisas devagar e dentro do seus limites, mas não descuide do seu "paciente". Se você não cuida o tempo todo dele ele volta para UTI em quadro crítico. Então temos que começar tudo de novo. O sucesso do tratamento está na manutenção do paciente.

OK meninas? Vamos tirar nossa auto estima do Quadro Crítico?"

Escrito por Valérie Roberto em 07/08/05

*

Nada substitui o tratamento psicoterápico para quem não se sente bem, mas as dicas da Valérie servem como um "Basta", como um primeiro movimento rumo à mudança definitiva que você pode fazer em sua vida. E esse primeiro movimento pode ser hoje.

Neste marcador, reuni todos os posts da seção VIVER BEM. Clique e leia.




29 comentários:

Adriana Balreira postou o comentário número:

Fer,
Amei esse post. As pessoas devem imprimir e colocar na parede para lerem todos os dias como um mantra! Ótimas dicas. Beijos
Adriana

Ju Ramalho postou o comentário número:

Eu adoro fazer funilaria! Dia desses que estava em um pause, larguei tudo e fui fazer unha, pé, tonalizar cabelo. Voltei uma Tereza Cristina hahahha, pelo menos enfrentei os problemas daquele dia com glamour e no salto.

Não é todo dia que estamos felizes, comercial de margarina não é real, mas podemos escolher como enfrentar se na borragem ou no salto.

Se quebrou o salto, vamos nos equilibrar e segir adiante até arrumar é assim, eu faço desse jeito. Cada dia é um tijolo que acrescento e dai minha auto estima fica dura de tijolaço kkkk.

Claro que tem dias que quero mesmo que tudo vá pra PQP, mas tem um gloss na minha boca quando abro ela pra mandar pra .... kkkkkk

Bjo

Rosana postou o comentário número:

Amei!!!rsrs

Faz tempo que quero dar esta limpa no guarda roupa e será essa semana, sem falta! Será o ponta pé inicial!

Obrigada por estar fazendo parte da minha vida, Fernanda!

Super abraço!

Danny postou o comentário número:

Oi Fernanda
Adorei o seu post de hj.
Me sinto nessa UTI, + ñ pelo fato de estar uns quilinhos á mais, pois já emagreci + de 13kg.Me sinto nessa UTI por estar em uma depressão que ñ me deixa por nada.
E muitas das vezes ñ consigo nem me olhar no espelho, muito menos sair de casa.
Obg por compartilhar conosco um assunto tão interessante, gostei mt e vou colocar em prática.

Desejo uma linda semana.Bjs

:Denise postou o comentário número:

Fernanda AMEI a matéria, estou mesmo precisando sair dessa UTI. Adorei obrigada e boa semana.
beijos
:Denise

Renatha postou o comentário número:

Amei o post!! Serve não só pra quem quer emagrecer, como para todas mulheres!!

Ás vezes a gente acorda, se olha no espelho e acha que está tudo errado, não é?! E aí que essas dicas entram em cena! Tem dias que me acho horrorosa e sou magrinha, aí mudo a roupa, passo um rímel e lápis no olho e fico outra pessoa!

Beijos!

nemacharmosa postou o comentário número:

Foi o que fiz , agora estou até loira, mais magra e me amando muiiito mais.
Beijos

Patricia postou o comentário número:

Amei este post! Estou fazendo reeducação alimentar e tentando me exercitar, mas tem dias que me dá um desânimo e hoje eu estou exatamente com um chinelo de dedos, cabelo preso que não penteei, a camiseta não é de eleição mas também não colabora muito... Obrigada por me dar este alerta, vou direto marcar salão e dar um ar mais alegre no visual. Beijo!

Vanubia postou o comentário número:

Oi Fernanda, bom dia!!!
Eu estou precisando mesmo fazer tudo isso... pra mandar essa preguiça e esse estado de inércia pro espaço.

Fiz um a pequena homenagem pra vc... espero que não ache ruim eu ter pegado uma fotinha sua, rsrsr... foi de coração!!!
beijos

Valérie Roberto postou o comentário número:

Obrigada querida pelo seu carinho! Emagrecer eu emagreci e voltei a engordar...rsrs Porque deixei tudo isso de lado. Agora volto novamente a me olhar e me cuidar.

Fico feliz que este texto tenha ajudado tanta gente desde 2005

Um beijão

♥ Dani com D ♥ postou o comentário número:

Nossa eu concordo com tudo.
Auto estima é algo essencial. Principalmente para nós mulheres que somos bombardeadas com a mídia com mulheres lindas e saradas e aí se nos olhamos e enxergar um Zumbi pálido então, tá na hora de mudar.

Gostei, bjks.

Turquezza postou o comentário número:

Mulher......... palavrinha difícil para algumas, porque pensam que teem que estar sempre lindas, arrumadas!
Mas é isso mesmo, não por ser mulher mas por ser uma pessoa e tem que ter auto-estima e assim as coisas ficam mais fáceis .........
Uma psicóloga ajuda bastante também a enfrentar a preguiça, o desânimo, o "não gosto da minha figura".
Enfeite-se um pouquinho e dê uma passeio pelo calçadão ou por uma bela paisagem, vendo e sentindo o sol e ventinho e vejam como isso anima.
Temos que colaborar com a vida, ela é linda e merece ser vivida plenamente.
Avante!
Beijos.

Casa Corpo e Cia: O jeito mulherzinha de ser. postou o comentário número:

Claaaaaro que estás sentadinha no meu coração! hehehe.
Aaaaah querida muito ir sim ao encontro... sexta é complicado pra mim, mas me passa os dados que se eu conseguir alguém pra ficar no meu lugar eu vou sim!
Te confirmo na quinta.

Beijos ♥

Sandra Peres postou o comentário número:

Vou seguir o script direitinho. Ando preocupada d+ com os outros e nadinha comigo, resultado nada me serve e tud o que me serve fica ridiculo, hoje mesmo faço essa limpa na mala, sim pq nem tenho guarda roupa, sinto que vou andar de uniforme umas semanas, até eliminar alguns kilos.
Aproveito para marcar uma funilaria completa, com direito até a massagem, eu mereço.

Beijão

Maria José postou o comentário número:

Estas dicas são ótimas,eu já andei bem "ruimzinha" agora já estou muito bem. Inclusive fiz um antes e depois do meu cabelo, eu entrei no salão parecendo uma bruxa... saí maraaaavilhosa. Fernanda se tu queres rir um pouco olha lá... RSRS
beijo

Tays Rocha postou o comentário número:

A parte das roupas eu já fiz e faço sempre, apesar de ter engordado nunca ando desleixada pela casa, sempre estou arrumadinha. Do salão não abro mão, deixo de comprar revistas e outras bobagens, até esmaltes, ou dispenso a diarista em uma semana, mas meu salão é sagrado, terapêutico e ponto. Então estou na quarta fase, a de criar vergonha na cara, parar de chorar sobre a bunda cheia de celulites e fazer algo que me tire da zona de conforto, ou melhor de total desconforto. Esse post veio a calhar prá mim, já ouvi algo semelhante na sexta, da minha médica. Eu incluiria aí... parar de arrumar artifícios prá desculpar nossas falhas e deslizes e realmente agir, tomar alguma atitude prática realmente. Estou recomeçando devagar e hj já caminhei pela manhã enquanto pensava na vida, e reestruturando a minha alimentação, nem que eu tenha que me sacrificar porque tem que ser diferente do restante, mas o que eu não posso mais é ficar me sabotando, me enganando e fingindo que estou feliz com o que vejo, porque não estou, nem um pouco. Prá mim, no meu caso, estar gordinha é deprimente, porque sei que não é por saúde, nem por tendência, é relaxo e descaso. E eu mereço mais de mim, preciso aprender a dispender comigo a mesma atenção e cuidado que dou aqueles que eu amo e cuido tanto.

Beijos e boa semana ♥

Bia Jubiart postou o comentário número:

Nossa, sutilmente ela mexeu na ferida rsrsrsrsr Excelente!

Concordo com Adriana, dá p/ virar um mantra, me perdoem os tibetanos...

As vezes nem é auto estima, é pior! A gente se esquece de nós mesmas... De 6 em 6 meses faço varredura nas roupas, este ano pretendo fazer mais cedo... Tô virando uma loba, fico assim quando passo 2 meses sem fazer as sobrancelhas, só tiro o excesso, mas são super grossas, enfim, loba mesmo!

Os olhos escaparam e bateram na "funilaria" da Ju rsrsrsrsr

Vou me olhar mais essa semana... Valeu a força meninas!

Fê, excelente semana p/ vc!

Ah! Já deste uma espiadinha na nova coleção?...

Beijãooooooooooooo

Clara postou o comentário número:

Nossa, mas que ótimo. O difícil mesmo é dar o terceiro passo pra frente. Às vezes autoestima não basta, mas uma ajuda, seja de um lado ou de outro, ah isso melhora a seguir em frente.
Uma dica que dou... procure elogios que venham de fora também. E as críticas, não deixe entrar em vc de jeito nenhum.
Isso tudo é a longo prazo, nada de querer emagrecer em 24 horas... não funciona!
Até eu saber disso tudo, me aceitar um pouco mais, me amar e saber exatamente o que eu quero, demorou alguns bons anos, ou seja, uns péssimos anos. Mas vale a caminhada.
Cada um se aceitando e se sentindo bem como é.

Beijos...

Ia Maluf postou o comentário número:

Oi Fernanda!

Ótimo post! Vai de acordo com o que eu acredito. Boa forma e saúde são resultados de um estado de espírito. E não o contrário!

Estou seguindo seu blog e já linkei no meu!

Bjs
Ia

Josiana Leite postou o comentário número:

Fernando muito bom o texto, olha quando to aborrecida e triste por demais, vou para o salão, lá sou mimada,como diz lady Kate, to pagando, rsss, que chego nova em casa. Olha só o fato de fazer as unhas ou cabelo, estamos investindo em nós, investimos em tanta coisa por que não em nos mesmas? adorei a postagem.
grande abraço

Thaíza postou o comentário número:

Serviu como uma luva, entrou e coube certinho...

Beth Salvia postou o comentário número:

Uau que maravilha de post, precisamos mesmo alimentar a alma a partid do amor próprio vou seguir varias dicas bjs

Cristiane Félix postou o comentário número:

Fernanda que post bacana.
Muitas pessoas precisam ler
esse post,vou indicar pra
maioria de minhas amigas.
Uma semana abençoada pra vc.
Bjks.
Cris

Nana postou o comentário número:

Fernanda amei o post e quero agradecer vc por ser esse ser humano maravilhoso q vc é,além de ser linda criativa e inteligente ainda vem aqui apesar de ser super ocupada e tão dedicada a familia, nos animar dessa maneira simplesmente por ser maravilhosa e querer animar todas nós,palavras q fazem toda a diferença vc nos diz,tambem estou na luta como as outras amigas já perdi 5 quilos,ñ é facil,mais... estamos na luta!!!pois o caminho é longo e desanimador, mais a recompença é boa,maravilosa,prazerosa,e satisfatória, obrigada Fernanda...

Drinha... postou o comentário número:

Oi Fe


Nossa, muito interessante este post... adorei!!!!!!!

O melhor remédio pra nós mulheres é fazer funilaria completa!!!!! Nos sentimos super realizadas!!!!! rs

Bem que estou precisando fazer uma faxina no guarda-roupa, e agora com esse post, me animei!!!!! rs


Bjs e adoro seu blog

Sandra postou o comentário número:

Adorei o texto! Não chego a estar na UTI, mas que estou no atendimento de emergência, ah, isso estou. Afinal, se eu estou acima do peso e não dou um jeito nisso, é preciso tratamento mesmo...
Beijos

Evelyn postou o comentário número:

puxa! adoerei o "cutucão", rsrs... as vezes nos esquecemos da gente, no meu caso acho q é por preguiça msm. tem vezes q me dou conta, q uso as mesmas 5 roupas sempre, nem sei porque, acho que deve ser pq elas estão mais em cima na gaveta e mais facli de pegar, ve se pode??
vez ou outra estou indo ao salao! esses sites de compras coletivas q estao na moda agora sao otimos, pois sempre tem vaaariooos tratamentos de beleza por uma pechincha!! rsrs... assim fica mais acessivel!!!
bjs

Voltar ao topo Real Time Analytics