segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Livro de Dietas do Menino Maluquinho - Post 38 - Dieta Coletiva

Filhos chatinhos para comer, eu tenho!

Nós temos este livro e eu adoro, mas confesso que não é fácil fazer as crianças experimentarem algo novo. Leva muito tempo e são inúmeras tentativas a cada ingrediente. Guga come orégano no pão torrado ou na pizza, mas não come tomate. Como fazer uma bruschetta sugerida pelo livro? Procuro receitas para ir oferecendo, mas não pense que as crianças vão sair comendo tudo, pois não vão. Leva séculos entre oferecer uma vez e eles comerem normalmente.



"O Livro de Dietas do Menino Maluquinho - Receitinhas para Ajudar Mamãe a Emagrecer seu Filho Gordinho/Engordar seu Filho Magrinho".  

De um lado do livro, há explicações e receitas para engordar. De outro lada, há receitas para emagrecer. Sacada genial, pois se lermos com atenção, veremos que muitas recomendações se repetem, com pequenas variações.



Recomendo o livro porque ele traz muitas informações boas, como a tabela com o quadro de crescimento, fala sobre o IMC (índice de massa corporal), relacionando-o com cada idade, fala da falta e também do excesso de apetite, tudo isso em uma linguagem simples e com ilustrações divertidas do Ziraldo. 


Estes itens que seguem são erros comuns, e eu sempre os cometi, mas tenho me policiado bem mais durante este ano de Dieta Coletiva para não persistir neles:

* a porçao de um alimento para ciranças de 3 anos equivale a um terço da quantidade de um adulto; entre 4 e 7 anos, a porção equivale à metade. Aposto que você serve muito mais do que isso para seu filho, né? Eu acho que sirvo ás vezes.

* evite forçar a comer. Monte um prato bonito. Monte desenhos e faça combinações de cores. Coloque pelo menos um alimento de que seu filho goste.

* jamais pergunte: -o que você tem vontade de comer? Apenas sirva algo nutritivo e saudável, oferecendo algumas opções.

* nunca dê sobremesa como prêmio e nem distraia a criança para comer (com TV, historinhas etc)

Para engordar um magrinho, primeiro tem-se que abrir o apetite e isso pode ser feito com atividades físicas. Passear com o cachorro, jogar bola...

Para emagrecer um gordinho, deve-se gastar calorias em atividades físicas e distrair sua atenção para não focar só em comida. Nunca fazer prato cheio, dar quantidades moderadas.  
Leia mais aqui sobre o livro.


* Clique sobre as palavras em negrito para ser direcionada às receitas.*


Receita para emagrecer um menino maluquinho: BOLAS NO GRAMADO

peito de frango cozido e moído sem pele
1 cebola equena bem picadinha
1 dente de alho amassado
1 pãozinho amanhecido e umedecido
1 ovo
cheiro verde picado
sal e pimenta do reino a gosto
1 pé de alface lavado e picado em tirinhas

Misture todos os ingredientes, menos a alface. Processe ou triture, molde bolinhas pequenas. Asse em forno médio, em uma grelha colocad sobre uma assadeira.Quando estiverem bem douradas, retire-as do forno e deixe amornar. Coloque-as sobre o "gramado" de alface, simulando um futebolzinho.

Sobremesa: banana cortada ao comprido, sem casca, assada no microondas com pitadinha de canela


Suflês de legumes: couve flor, cenoura, milho, sempre emagrecendo as receitas reduzindo as gemas, a manteiga e usando leite desnatado se necessário.




O hambúrguer Mc Magro pode ser uma boa dica, clique e confira.



Receita para engordar um menino maluquinho: MACARRÃO À BOLONHESA 

1 col sopa de óleo (prefira canola)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1 cenoura pequena picadinha
1/2 xícara de milho cozido
200g de carne moída magra 9patinho, coxão mole)
cheiro verde picado, sal, pimenta do reino à gosto
1/2 lata de tomate pelado (não é molho pronto, é tomate cru)
250g de macarrão parafuso colorido
1/2 col de sopa de manteiga


Aqueça o óleo em uma panela, acrescente a cebola e doure até ficar transparente. Acrescente a carne moída para dourar, o cheiro verde e o sal a gosto (pouco). Junte o alho, a cenoura e o milho para refogar junto com a carninha. ponha o tomate pelado e deixe o molho encorpar. Em outra panela, ferva a água e ponha o macarrão para cozinhar (tempo médio aprox. 8 a 10 min, veja na embalagem). Prefira macarrão grano duro. Quando estiver cozido, escorra o macarrão e junte a colherada de manteiga. Sirva numa travessa cobrindo com o molho. Pode por uma pitadinha de queijo parmesão ralado na hora e folhas de orégano.


Esta carninha com legumes serve para gordinhos e magrinhos, e o que vai variar são os acompanhamentos: massinha, purê, caldo de feijão, ou mesmo aquele truque para criança chatinha que eu ensinei no post RASPANDO O PRATO.


Sobremesa: Espetinhos de banana com chocolate

2 bananas cortadas em rodelas ou outra fruta que combine com chocolate)
60g de chocolate em barra para cobertura
1 col nozes picadas

Enfie pedaços de banana em espetinhos de madeira e leve ao congelador por cerca de 2 horas. Antes de servir, derreta o chocolate por cerca de 2 minutos no microondas. Sobre os espetinhos bem gelados, despeje o chocolate derretido e polvilhe com as nozes picadas.

Receita de Crepes Subversivos (de nutela, chocolate, geléia)


Dentro dos cupcakes, podemos esconder legumes e frutas, como um purê de maçã dentro da massa, ou mesmo abrobrinha ralada. 



Links Relacionados:

No blog da Amehlia Digital tem dezenas de receitas engordantes. Visite-a!

No blog da Dieta Coletiva tem mil dicas emagrecedoras. Clique!

Quer uma receita de hambúguer vegetariano? No Tacho da Pepa tem.

Veja todas os meus posts da seção Dieta Coletiva com receitas.


Renatha Menina Curiosa sempre foi magrinha demais e... Leia!


Revistinha Nutrição da turma da Mônica


Bolo de chocolate com abobrinhas


*

Este post faz parte da minha proposta SEMANA DA CRIANÇA. Participe!



37 comentários:

Moro em um Kinder Ovo postou o comentário número:

tenho uma dúvida: quando é que a criança que nada come vira um adulto que precisa fazer regime?? Eu acredito que tem um momento da transformação (hormônios???) e a gente na fase adulta vive brigando com a balança. Oh vida difícil!!!

Eliete postou o comentário número:

Ai vou comprar esse livro e pegar todas essas receitas!!!
Apesar de meus filhos comerem super bem,muita fruta e verdura mesmooooo!!!!
Eu adoro cardápios saudáveis que acrescentem na saúde deles e na nossa tbm...fazer eles comerem bem não foi difícil,pelo contrário foi algo natural,e isso pra mim é uma alegria imensa,só que mesmo assim empre temos algo novo a aprender e acrescentar nos cuidados com nossas criancinhas!!!!
Beijus Fernanda...ahhh quero te convidar para conhecer meu blog
http://elindodeviver.blogspot.com

Lola postou o comentário número:

Meus meninos comem de tudo. Tudo que eu dou rsrsr. Nada Mac donalds, Habibs, Burguer king, nadica de nada, mas comem sushi (sem maionese, cream chesse, molhos agridoces) sashimi, paella, macarrão, arroz, feijão, salada, claro que tem coisas que eles gostam mais e coisas que eles gostam menos, mas só comem em casa e só levam lanche de casa não levam biscoitos, salgadinhos, nada. Quando saimos de casa levo frutas em tuperware.
Beijao Fernanda.
http://baudalola.wordpress.com/2011/10/10/dieta-coletiva…os-e-magrinhos/

Andrea e Maki postou o comentário número:

Que legal esse livro, vou procurar para comprar, eu desencanei um pouco quanto a alimentação da Maki, porque eu era muito estressada, ela nasceu com 2,100Kg e sempre foi magrinha, hoje com 7 anos ela te uma jeito bem particular de se alimentar, mas que não posso criticar porque é o certo na verdade, come várias vezes, sempre pouquinho e tudo sem tempero, por exemplo: verduras cruas, macarrão sem o molho, muitas frutas, leite e água, as vezes ela leva de lanchinho para a Escola pão sem nada e água, acreditam?Tomara que ela continue assim,porque eu e meu marido adoramos uma caloria!!!Beijo enorme, ANdrea.

✿ chica postou o comentário número:

Que legal,Fernanda! Boas dicas que sempre precisamos com eles por perto...Aqui é pra ele, engordar... beijos,chica

Rafaela postou o comentário número:

Oi Fernanda!!!que legal essas dicas pois eu tenho um super chatinho aqui em casa,e tenho outro que como demais,porém não é gordo,está na adolescência,mas eu o cuido pois futuramente pode vir a ficar obeso.Quanto ao super-chato vou usar essas dicar pra ver se ele da uma engordadinha rsrsr.bju e bom inicio de semana,com um feriado abençoado no meio da semana,muito legal.

Bibia Bueno postou o comentário número:

Nossa, quanta informação e coisas de babar... mas gostei mesmo do livro!!!

Fernanda, o Penélope não parece o Cosmopolitam! Ele é mesmo BEM puxado pro rosa, o Cosmopolitam tem um tom mais vermelho. O Penélope não sai em fotos, ele parece um sobrinho daqueles rosas da Impala, tipo o Marilyn ou mesmo o Inveja Boa. Como é mais fechado não aparece na foto. Mas juto que é rosa dos fortes!!!

Suas informações sobre a Fibromialgia estão corretas, aquele portal é ótimo, eu vivo lá fuçando porque é algo novo, sempre tem novidades... obrigada de coração por se preocupar e se informar. Você é mesmo uma querida! :)

Beijões!

Gisa postou o comentário número:

Uma excelente proposta.
Gostei.
Um grande bj

Luciana Aragão postou o comentário número:

Eu não vou plagiar seu blog nuuunca... eu vou copiar todas as suas receitas seeeeempre....

bjs amada.

Alexandra postou o comentário número:

Oi Fernanda

Adorei o livro e todas as dicas (vou dar uma olhada na livraria). Mas concorda que é difícil não oferecer doces/sobremesa como prêmio?

Beijocas
Alexandra do Destemperadinhos

Zondra Art postou o comentário número:

Cutee boy! Food look very yumii, I like it!

Have a nice new week, kisses:)

lilian vieira postou o comentário número:

oi querida obrigada pelas dicas, estou sempre procurando por opções saudaveis,meus filhos comem de tudo um deles até está de dietas, tenho que sempre ficar atenta,bjos.

Rosana Menegueli postou o comentário número:

Fernanda amei as dicas e posso acrescentar mais algumas?.
Uma coisa que sempre funcionou como incentivo para meus filhos, foi levá-los para a cozinha comigo...rsrs
No meio de receitas de bolos, doces, tortas, sanduiches,sempre discutíamos oque era bom ou ruim, saudável ou não, eles aprendiam a valorizar o preparo e o alimento em si.
Além de ser um momento de interação e divertimento único,rsrsrs
Outro modo foi incentivar as crianças desde pequenas a plantar em pequenos vasos, mudas de ervas como salsinha, cebolinha, coentro, etc... e valorizar isso como algo que eles ajudaram a cultivar, usando na preparação dos alimentos.
Tenha uma linda semana.
Beijos.

Adriana Balreira postou o comentário número:

Fer,
Sempre fui uma criança raquitica, até porque tinha mais crises de garganta do que meses do ano! Mas minha mãe nunca me forçou a comer e nem me fazia promessas de sobremesas. Tanto que até hj não como e nem gosto de sorvete e chocolates! Mas como TUDO hoje em dia. E sei o quanto vcs mães ficam loucas para esses pestinhas ou comerem ou pararem de comer! Pois tenho os dois casos nos meus sobrinhos.
Beijos
Adriana

Josiana Leite postou o comentário número:

Olha aqui tenho que fazer mágica para a Clara poder comer, vou ver esse livro, obrigada pela dica e as receitas estão uma delicia.

É Preciso saber viver! postou o comentário número:

Oi Fernanda!

Tenho dois "meninos maluquinhos" aqui em casa e,achei essa dica de livro muito legal!
Vou comprá-lo,pois muitas vezes me "sinto meio perdida" em preparar comidinhas mais diversificadas....

Um beijo pra vc!

Rose.

Andreia Lica postou o comentário número:

Minhas crias comem de tudo um pouco, as vezes o meu Guga, reluta em experimentar algo, mas ai coloco coisas que ele gosta junto que com certeza ele acaba experimentando...ele adora azeitonas, então coloco uma para decorar e ele acaba comendo o resto.

Bjão

Turquezza postou o comentário número:

Muito interessante para mamães de filhotes em idade em que a gente "sofre" para inventar comidinhas e eles comerem rsrs
Já passei desta fase ....
Vou recomendar este livro para quem está nessa fase.
Beijos.

Tais postou o comentário número:

Umm ate para mm parece gostoso sr.
Seguindo.Bjkas.
decorehouse

Renatha postou o comentário número:

Adorei a dica do livro... Não conhecia!! E as receitas parecem ótimas... Anotei algumas pra testar! ;)

Beijos!!!

Roberta Colling postou o comentário número:

que interessante essas receitinhas, olha que com um livro desses melhoro até as minhas refeições, hehehe
Bjus

Lola postou o comentário número:

Dica maravilhosa de livro e receitas Fer!
E eu que tenho um menino maluquinho magrinho e outro menino maluquinho gordinho??? Tô quase doida...kkkk

Bjs

Rosana Remor postou o comentário número:

OI FÊ!!MEU BLOG ESTAVA DODÓI...SAUDADE DAQUI!!AINDA BEM QUE TUDO VOLTOU AO NORMAL!UM BEIJÃO DE SUA FÃ!!

Cissa Branco postou o comentário número:

Fernanda,

Cometo vários desses erros, aqui a briga é para comer, faço de tudo mas o Felipe enjoa muito fácil. Vou procurar o livro, obrigada pela dica.
Beijos

"Direto das terras gélidas do norte..." Vanessa postou o comentário número:

Ola!
Tenho um blog pra vender coisinhas fofas, ta convidada para dar uma passadinha...breve coloco artesanato!

http://ducanada.blogspot.com/

bjus!

Amehlia Digital ® postou o comentário número:

Oi Fê!
Não conhecia o livro... não creio!
Achei super interessante e pelo visto bem 'nutritivo' =)
E o mc magro, preciso fazer...estou fazendo (sempre que posso) lanchinho para as crianças quando brincam na minha porta... e sua receita vai ser 'da hora tia'...como eles falam...rsrs
Brigadim por lembrar de mim, viu?!
Ri muito do engordante...rs
Um bejim procê amore!

Luciana Alcantara postou o comentário número:

Apesar de meus filhotes não serem mais pequenos,adorei essas dicas e já estou copiando,meu menino passou infância gordinho e agora que está em boa forma vigio ele o tempo todo(neura).Beijos,Lú!

Ia Maluf postou o comentário número:

Fernanda, que post delicioso!

Minha filha mais velha aprendeu a comer legumes e frutas na base da insistência, mas minha filha mais nova já nasceu apaixonada pelos vegetais. O que ela não come até hoje é carne. Tanto que no segundo ano de vida teve uma anemia forte, controlada com suplemento de ferro. Depois disso aprendi a regular a alimentação dela com os vegetais corretos, muita vitamina C e pouquíssimo refrigerante. Estou sempre pesquisando e procurando opções vegetarianas para as minhas pequenas (sim, para as duas, pq a Isa que não gostava muito de frutas e legumes virou vegetariana também...)

Adorei a ideia dos posts dedicados as crianças!

Bjs
Ia
http://iamaluf.blogspot.com/

Deusa postou o comentário número:

Genteeee...Fernanda,eu vou anotar tudo e comprar o livro...Maitê so come forçada,ou só arroz com carninha e batata...pouquissimo,ou so macarrão....se eu quiser que ela come tudo,tenho que fazer um dia macarrão,no outro peixe...ate ela enjoar dos dois...de chocolate e doces não enjoa,mas de comidinha...haaa e um sufoco.
O pior e que ela e turbinadinha,quando eu vejo ela sentadinha com aquele olhar caido eu ja sei...vou ter que inventar algo que ela goste...e la vou eu pro de sempre...macarrão com molho vermelho(extrato de tomate)ou peixe com arroz...todo dia.
Eu estou colocando Sustagem no leite...sera que isso adianta?.
Depois venho ver a resposta.
Deusa
vasinhos coloridos

Evelyn postou o comentário número:

oiii fernanda... mt boas essas dicas! ainda nao tenho filhos mas acredito que com criança a gente qtem q rebolar, né? kkk..
vim falar q tem selinho pra vc lá no blog!
bjs

Ana Jardim postou o comentário número:

Oi Fernanda!
Que boa sacada este livro heim? Aqui em casa eu passo aperto com minha filha pra comer...Vou procurar o livro aqui em minha cidade.
Obrigado!
Bjus e boa semana
http://www.casadaanajardim.blogspot.com/

Rita Mariano postou o comentário número:

Olá.
Vim parar aqui por causa da blogagem coletiva "esmalte e infância", mas acabei ficando interessada pelo livro de dietas do menino maluquinho.
Adorei seu blog e achei bastante interessante.
Parabéns!!!
Já estou te seguindo.
Bjosss

www.rimariano.blogspot.com - Meus escritos.

Rita Mariano postou o comentário número:

Ah, sim, esqueci de dizer que a filhota come muito.
E tb que quero participar da próxima blogagem coletiva de esmalte.
Tchau

Sandra Lima postou o comentário número:

Fernanda, pensei que o meu filho fosse o único ser no mundo a comer verduras e recusar tomate! Mas, ainda bem, ele recusa somente na salada, no resto ele come bem!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo Real Time Analytics