segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lanchinhos - Dieta Coletiva - Post 5 Ano 2

Deixei os lanches da semana organizados. Arrumando as lancheiras das crianças, tentando por pelo menos uma fruta ao dia. Com Helena dá, com Guga não. 

Prefiro comprar a embalagem grande e servir diariamente nas garrafinhas de casa, para reduzir o consumo de embalagens, mas sempre é bom ter algumas individuais para a hora da pressa.


Fui ao Hortifruti e deixei várias coisas lavadas, cortadas, picadas, pois com o calor que tem feito, é melhor ter coisas frescas e leves na alimentação. Sem chances de assados ou sopas com 36 graus lá fora.


Melancia, melão, pinha, maçã, banana. Frutas baratas e fáceis


Escolhi uma carne magra, geralmente patinho. Peço para remover toda a gordura antes de moer.  Não compro carne previamente moída nunca.


Triturei um dentinho de alho, meia cebola, sal, orégano e formei bolinhas. Amassei-as e fiz mini-hambúrgueres


Dourei-os em uma colher de cafezinho de azeite de canola, Pode deixar congelados, crus ou prontos, evitando pedir aquela pizza calórica na hora da fome. Panela de fundo grosso sela melhor a carne.


Com o pão de cenoura do HORTIFRUTI, salada e hambúrguer magro, o lanche da noite está perfeito.



Nem vou me atrever a dar ideias de lanches para crianças, pois não faço isso para meus próprios filhos. Ofereci uma uvinha bem doce e ouvi: bléeergh! Ofereci a pinha e saíram correndo. Acho triste criança que não come fruta, mas mais triste ainda é adulto fazendo esse tipo de birra.

Vamos fazer um combinado: em todos os nossos dias, teremos um lanchinho saudável pelo menos. Não é nada, não é nada, já vai dar diferença no diâmetro da cintura no final do mês.



Marmita saudável para o lanche de um adulto


Eu não gosto de banana, já contei aqui, mas uma banana por dia faz muito bem à saúde. Também odeio maçã in natura, mas como pelo menos um pedacinho de vez em quando. 

Lembre-se: você gosta de comer bombom, batata frita ou pizza. Fruta você vai comer porque faz bem, então foque nisso.  

Se você estiver doente, vai ter que tomar injeção mesmo sem gostar. Vai ter que tomar antibiótico mesmo sem querer. Então veja as frutas como remédios preventivos. Você ingere, gostando ou não, porque elas fazem bem ao seu organismo.

Deixe na despensa bolachas, torradinhas, frutas secas, sempre sem açúçar ou sem sal, o mais natural possível. No domingo, prepare em saquinhos bem fechados (tipo sacolé ou zip lock) nas quantidades certas para cada dia da semana. 

Ao sair correndo na segunda feira, basta pegar o seu "Lunch Box", sua marmitinha de lanche, que já vai estar pronta com uma fruta picada, uma fruta seca ou castanha, alguns biscoitos ou sanduíche. Pegue o hábito de deixar pronto antes para não ser vítima do atraso ou do esquecimento. 


Bem melhor do que comer um salgado cheio de óleo e sal ou um doce feito com gordura hidrogenada, não é?




27 comentários:

Ana Beth Lima postou o comentário número:

aquela imagem tão bem arrumaddinha de lanches saudaveis...oh que sonho pra mim...eu tb só uso carne moida sudavel ultimamente peço coxão duro pq não nada de gordura.bjs

✿ chica postou o comentário número:

Que legal,Fernanda. Aqui com Neno é fogo fazer com que coma frutas...Diz que comeu e na real dá 1/4 de dentada numa e acabou,rs...

Pena!

Adorei tua organização ! beijos, de volta,chica

Claudia postou o comentário número:

Adorei as idéias,como fico no trabalho de 13:00 as 22:00 tenho que ter criatividades nos lanches, aprendi fazer lanches saudaveis e práticos,hoje trouxe pão e salada(alface,agrião e tomate) para fazer saduba com requeijão.E você sempre tem sugestões deliciosas e foi com você que aprendi levar frutas para lanchar.

Diacuy postou o comentário número:

Perfeito. Se maionese, molho agridoce (cheio de sódio) mostarda só se for da boa, sem requeijão cheio de caloria vazia, sem queijo amarelo (tipo cheddar ou prato). Amei. Parabéns Fer.

Lola postou o comentário número:

Oi Fer!
Eu também tento deixar tudo organizado na minha geladeira, principalmente as frutas já cortadas e picadinhas porque o pessoa é preguiçoso e não come fruta porque não quer descascar! Mas com geladeira pequena (ainda) às vezes não dá né?
Adorei tuas idéias de lanches!

Bjs

Elaine Figueira postou o comentário número:

Fernanda, que organização! Fiquei bege, sinto-me a maior parte do tempo organizada, mas você ganhou há quilometros de distância. Parabéns! Assim conseguimos fazer dieta.

Ana Jardim postou o comentário número:

Oi Fernanda,
Aqui em casa também é uma luta para minha filha comer fruta, ela não gosta de jeito nenhum. Adorei as diquinhas de organização, tudo limpinho e picadinho...Falicita bastante!!
bjus

Alessandra Rigazzo postou o comentário número:

Daí que eu tinha um post programado muito, muito parecido com este!!!! Sobre organização no lanche das crianças...rsrs....não vou mais colocá-lo, porque tudo o que eu ia dizer já está aqui.
Fer, o Pedro pede cenoura, maçã e se deixar ele leva até brócolis pro lanche da escola!
Quando ofereço alguma guloseima, ele pergunta: "mas, isso é saudável?" Aff!

Érika Dêgelo postou o comentário número:

Adorei a ideia do lanchinho das crianças e a organização de tudo, parabens!

Clara Miranda postou o comentário número:

Já dizia minha sogra: "prefiro gastar dinheiro com comida que com remédio!"

:D

Bia Jubiart postou o comentário número:

Bom dia Fê!

Falando em comida saudável... Comecei a fazer uma memória das minhas comidinhas da época de escola, no interior do Norte do país, comida industrializada quase não tínhamos acesso (alguns anosssssss passados), verduras da horta, acho que minha mãe nem sabia que era orgânico. Estou no ENTA sem nenhuma doença crônica,pegar gripe é raríssimo, e só pernoitei em hospital 3 vezes na vida: Cirurgia da amídala e para ter os 2 filhotes Enfim, se alimentar bem e naturalmente com equilíbrio ainda é o melhor remédio!

Um lindo dia p/ vc!

Beijooooooooo

Carla Patrícia postou o comentário número:

Oi Fernanda!
Como é difícil fazer com que as crianças comam frutas, né? Vejo isso na lancheira dos meus alunos e na hora do lanche do refeitório da escola. A escola onde leciono é municipal, não tem cantina há anos e oferece lanche saudável e delicioso aos alunos diariamente. Também temos no currículo escolar um projeto permanente, onde conversamos e orientamos as pais a trocarem salgadinhos, recheados, frituras, doces e refrigerantes por lanches que fazem bem e elegemos um dia na semana para lanche de "bobagem". O trabalho é longo e difícil porque as crianças resistem, né?

Beijos! Adoro teus posts da Dieta Coletiva...queria ser corajosa e participar também!!

Carla Patrícia
http://pathyarteira.blogspot.com

Josiana Leite postou o comentário número:

Você já conhece minha novela, essa semana vou a uma nutricionista montar um cardápio para clara, mas enquanto isso, todos os dias ela tem que comer um iogurte de fruta, uma banana porque faz muito atividade física, hamburguer também faço igual a você, mas ela come só a carne, rss, gostei demais da organização no Zip-zap com o pote, beijoss

Andrea e Maki postou o comentário número:

Graças a Deus eu tenho a sorte de que a Maki adora frutas, gosta de quase todas e curte muito levar no lanche da escola. As vezes até acho engraçado porque vamos no supermercado e eu ofereço bolacha, chocolate e ela prefere mini cenouras e passas. Ainda bem né? Beijo enorme ANdrea e Maki

Patricia Daltro postou o comentário número:

Dicas ótimas, Fer, e as fotos dão até vontade de comer coisas saudáveis! rs
Estou sofrendo com o Dani e sua resistência à frutas. É um saco, tenho que ficar fazendo malabarismo pro garoto comer um pedacinho que seja. Levar no lanche? Volta do mesmo jeito, ele prefere passar fome! triste...

Clau Finotti postou o comentário número:

Oi Fernanda!

Adorei a dica das bolinhas de carne. Eu posso até comer muita besteira em fins de semana, mas preparo minhas refeições eu mesma (comer na rua todo dia em restaurante que entrega comida é pedir pra ter gordura, sal e outras coisas mais indesejadas no organismo). Eu detesto! Prefiro ficar até tarde fazendo o meu almoço do dia seguinte para levar ao trabalho.

Preparo arroz pra semana toda, com pouquíssimo sal e óleo de canola. Às vezes uso integral com quinoa. Adoro integrais! Não faço sempre porque marido não gosta muito.

Carne procuro deixar pronta para uns dois ou três dias também. Não sou muito carnívora, um pedacinho me basta. Sobremesa no trabalho é sempre fruta. Eu levo numa vasilha separada já cortadas, maçã, banana, nectarina, kiwi (adoro), ameixa, mamão (duas ou três juntas que combinam) e jogo linhaça por cima, o que não é sacrifício, adoro linhaça triturada.
Não costumo tomar refri, só em último caso qdo não tem suco. Não gosto de refrigerante. Coca cola então passo meses sem tomar.

Aliás,fico me perguntando porque mesmo estou acima do peso???? rs

Enfim, mesmo precisando emagrecer, meus exames todos são excelentes, nada de colesterol alto e nem glicose alta. Reconheço que me falta o exercício e regularidade no consumo das refeições, aumentar as porções diárias. Voltando ao trabalho isso fica mais fácil.

Beijos, fiz um post no seu post.

Clau

Clau Finotti postou o comentário número:

Tá, eu li que o lanche é das crianças, não sou analfa, mas como não tenho criança e faço meu próprio lanche/almoço, me considero uma criança adulta que leva lanche...rs...

Bjão.

Clau

Varandinha... postou o comentário número:

Eu adoraria comer super saudável, mas não como todas as verduras, legumes então... e frutas somente algumas, banana é uma que eu não posso nem com o cheiro, mas com a minha filha eu faço de tudo para q ela coma.
Aqui em casa sempre estamos de dieta, então é muito frango (filé, moído, desfiado) e quando é carne vermelha damos sempre preferência para o músculo, e quando eu o peço moído eu peço para moer duas vezes por causa dos nervinhos, é bem saudável tbm.

Bjks

Anna Almeida postou o comentário número:

Concordo com você e adorei a ideia dos hambúrgueres, Fernanda! Vou fazer em casa.

As fotos são muito sugestivas e estimulantes pra gente não perder a linha!

Beijos e parabéns!

Sandra Lima postou o comentário número:

Tô tentando mudar de hábito nos lanches, mas é difícil viu? A tal da Coca Cola... essa me pega com vontade! Mas eu sou brasileira e não desisto nunca!
Beijos

Chris Ferreira postou o comentário número:

Fernanda,
que coisa mais linda esse lanchinho!!!!
Comida com carinho! Adorei!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

DaniMoreno postou o comentário número:

Fer, ainda bem que aqui em casa não tenho nenhum problema com as crianças em relação à alimentação. As crianças comem de tudo!!! Thanks God!! rsrs
Me desse um idéia pro jantar de hoje... vou fazer lanche com hamburguer!!

beijocas, flor!

lilian vieira postou o comentário número:

oi Fernanda eu também estou sempre a procura de opções mais saudáveis,mais ao contrario de você,os meus filhos adoram frutas,mas eu tenho que ficar de olho porque se deixar eles exageram,estes dias fiz um post de uma receita de hambúrguer com broto de feijão( hambúrguer de minhoca),até o meu sobrinho que não come quase nada comeu porque gostou da brincadeira,bjos.

Anna Rachel postou o comentário número:

Q lindo vc dizer q feio é criança q come frutas, mas pior ainda é adulto q faz birra. Achei bonito e verdadeiro. Hssss
Qdo tiver meus filhotes vou querer cuidar dessa forma. Frutas, legumes, verduras e carne de forma saudável.
Gostei mto da dica da marmitinha para nós adultos. Eu levo a minha tds os dias para o trabalho com o lanche da manhã e o da tarde tb. Meu marido não gostava, mas agora está levando a sua tb para o lanchinho da tarde. Melhor assim! Evitar gordura e refrigerante é minha lei. Hsssss
Bjokas saudáveis e frutosas para vc. ;D

Anna Rachel postou o comentário número:

Ahhhh, adorei a dica dos mini hamburguinhos.
Saudáveis e nutritivos para a criançada e os adultos tb. ;D

Jussara Neves Rezende postou o comentário número:

Fernanda,
gostei das dicas. To precisando mesmo diminuir a medida da cintura... rs
Abraço!

Vanessa postou o comentário número:

(lendo seu post tomando um copo de coca......abafa!)
Fer, também não gosto de banana, e não como nem que me pague, mas uma vez comi um bolinho de chuva que vai banana e eu não sabia, nem senti o gosto. Se soubesse não tinha comido! Um dia chego nessa organização toda! Aprendo muito aqui! Obrigada!
Beijoss

Voltar ao topo