segunda-feira, 7 de maio de 2012

Meat Loaf / Bolo de Carne - Post 11 - Dieta Coletiva Ano 2


Bolo de carne é prático e rápido. É uma boa pedida para quem está de dieta, porque a gente varia o tempero e o recheio, dando uma cara nova à comida de sempre. Crianças com dentes moles, gente que usa aparelho ortodôntico, idosos, pessoas que fizeram cirurgia e têm dificuldades para mastigar e digerir pedaços de carne, vão se beneficiar com esta receita. 


Um bolo caseiro feito com carne magra, sem nenhum pedacinho de gordura, moída na hora, na sua frente, para você ter certeza de que somente a parte vermelha será aproveitada. Eu escolhi patinho.

Misturei sal, pimenta do reino moída na hora, pitada de orégano.


Bati um ovo com a gema peneirada, porque não suporto o cheiro daquela pele que a envolve. Esse ovo serve para dar liga.


Amassei para forrar o fundo da forma


Fui cobrindo com fatias de presunto magro e queijo light. Usei mais presunto do que queijo. Poderia ter usado outros recheios: ricota e espinafre, queijo cottage e manjericão, queijo e tomate picado...


Enrolei a carne e moldei-a como se fosse um cilindro. Usei uma pitada de farinha de trigo para ajudar nesta etapa. Pus um fio de azeite de oliva sobre ela e levei para assar.


Aproveitei o forno e assei uma torta de ricota com talos de espinafre. Depois ponho a receita. 


Aquilo que se assa sem gordura, resseca um pouco. O "meat loaf", bolo de carne, só ficou bom na hora de comer. A parte que sobrou, e que guardei para comer à noite, ficou ressecada. Talvez tivesse que reaquecer com um pouco de molho, não sei. 

Nas receitas tradicionais, nas receitas "gordas", as pessoas costumam usar tiras de bacon sobre a carne, o que faz com que fique mais saborosa e mais úmida. Adoraria fazer isso, mas não como bacon, porque me dá enxaqueca.

Para ler os outros posts que escrevi para a Dieta Coletiva, clique aqui.

26 comentários:

Amanda Reis postou o comentário número:

HmMmmm que receitinha deliciosa hein? Adorei... Então tem que fazer pra comer na hora, nada de guardar! Ótimo para visitas de Domingo.

Bjosss e boa semana =DD

Flávia Mergulhão postou o comentário número:

Adoro bolo de carne e abuso na criatividade na hora de rechear! O seu ficou apetitoso!
Fernanda, quer ver o "Pereirão" que atacou em mim?rsrsrs.O post tá lá no blog!Aí, não tem unha que fique fofa para a blogagem coletiva!rs
Bjocas e uma semana bem gostosa!
Flávia
http://ateliedacaie.blogspot.com

Zizisantos postou o comentário número:

É muito bom preparar pratos para a família, ainda mais pensando no valor nutritivo e calórico de cada receita.
O prato ficou lindo e sugestivo, mas não sei se você sabe, não como carnes, então vou aguardar a receita da torta de ricota com espinafre! Já estou imaginando que delícia ficou!
bjos
Zizi

Zondra Art postou o comentário número:

Looks very nice and taste, mmm...!

Have a nice day, kisses! :)

lena postou o comentário número:

OLá Fernanda. Esta receita é diferente e mais saudável que a que conhecia (com porco e chouriço)Vou experimentar...
Beijinhos grandes.

Lin Sousa postou o comentário número:

OLÁ, se vc abrir um bistrô vou ser frequentadora assídua mas vou querer desconto , tá?? bjks LIN

Lúcia Soares postou o comentário número:

Fernanda, faço uma variação desse bolo de carne, marido até me pediu semana passada. (ainda não fiz. rsrs). Peço para moer, tudo junto, uma parte maior de carne de boi (tb sempre peço patinho, limpa e moída na hora), uma parte de carne de porco (pernil, tirar bem a gordura aparente)e uns 150 gr de bacon. (mais ou menos a relação: 600g boi+400g porco+ bacon). Temperar como se gosta, e ovo grande, (tem quem coloque maionese, mas eu não gosto)e gosto de dar liga com pão amolecido no leite, uso um pãozinho francês, dependendo da quantidade das carnes. Às vezes enrolo e às vezes deixo toda aberta na forma ou pirex. Por causa da carne de porco, fica sempre macia, só resseca se deixar assar demais. Nunca coloquei nada dentro, tipo queijo, lefumes.
Esta é uma delícia, para ser feita de vez em quando, mas realmente não é receita pra dieta! rsrs Boa semana!

Dani Santos postou o comentário número:

Deve ter ficado um arraso!!!
Beijo
Cantinho da galega.blogspot.com

Cláudia postou o comentário número:

Amo este prato, faço sempre. Gosto de por azeitonas picadas também. Eu coloco o meu bolo pra assar com papel alumínio, depois de um tempo eu retiro para pegar cor. Acho que resseca menos. A torta ao lado tá apetitosa.

beijos

Dani postou o comentário número:

Nunca tentei fazer bolo de carne....mas prefiro assim, com ZERO gordura, mesmo ressecando.

Vou tentar fazer.

Beijo

Adriana Balreira postou o comentário número:

Fer,
Adoro esse bolo de carne. Não sei fazer e lá em casa minha mãe também nunca faz. Onde como é sempre na casa da minha irmã, e sempre uma delicia. Adoro. Não lembro é como ela faz, mas não resseca não. Deve colocar bacon mesmo.
Beijos
Adriana

Má! postou o comentário número:

Eu amoo bolo de carne!
Uso sempre cenoura, cebola e azeitonas pretas, fica divino!!

Otima receita!

Bjo Bjo

Geh*** postou o comentário número:

Eu faço assim também, com o mesmo preparo, mais faço em tamanhos menores, porções individuais. Aprendi com minha avó, que o chama de charuto!!!

bjussss

Fabiana Tardochi postou o comentário número:

Eu amo esse bolo de carne.
Sirvo com uma saladinha e a refeição fica completa.
A única diferença do meu para o seu é que coloco um pouco de aveia para dar liga junto com o ovo. Fica mais nutritivo.
Um beijo e melhoras para o Guga

Sandra Portugal postou o comentário número:

Amiga, você almoçou aqui em casa ontem??? Esse foi o nosso cardápio do almoço de domingo!!! A família ama de paixão! Genrinho troca qualquer programa pelo rocambole da casa da sogra!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Turquezza postou o comentário número:

Delícia o Bolo de Carne, pincela bastante com azeite e coloque papel alumínio, depois tira e deixa dourar. Assim não resseca tanto.

Estou lhe convidando para conhecer minha Vitrine de Artesanatos, coloque uma pecinha linda lá, vou adorar.

Beijos.

Mariquinha postou o comentário número:

No meu eu misturo um pacote de creme de cebola à massa, e não coloco mais sal. Para selar (não ficar ressecado), pincelo maionese e cubro com papel laminado, tirando só na hora de dar uma douradinha. Fica um pouco mais calórico, mas fica uma delícia!!

@luallessi postou o comentário número:

Eu amo bolo de carne, mas aqui em casa não fazemos muito porque meu pai não curte :(

O meu, pra ficar mais light eu tiro o bacon que vai por cima e enrolo naquele papel celofane(?)transparente que vai ao forno. Acho melhor que o alumínio q em certa hora a gente tem que tirar pra dar uma dourada. No transparente costuma ficar bem úmido e douradinho...

Eu fiz um post que queria dividir com a turma do Dieta coletiva. É sobre a Chia. Aqui em casa é novidade e tem ajudado a 'tapear' o estômago :)

http://pitacosdelua.blogspot.com.br/2012/05/com-chia-seu-estomago-nao-ronca-mais-de.html

Pri Tescaro postou o comentário número:

Super fácil essa receita do bolo de carne. Vou aproveitar que estou de dieta desde ontem para incluir no cardápio da semana.
Mas me interessei também pela receita da torta de ricota. Vai postar pra gente??

Beijos

PS: Alguma previsão de vir para PoA em breve? Moro na cidade e fico com "invejinha" dos seus encontros com as blogueiras do Rio...rs!

Aplicativos para Android postou o comentário número:

Que delicia né? Meee... Adorei mesmo! Quero muito fazer, já salvei nos favoritos haaaha.

Criar Orkut postou o comentário número:

Hummm, este bolo de carne tem uma cara ótima!

E também parece ser simples de fazer...

André
criar orkut

Renata postou o comentário número:

Oi Fer!

eu costumo fazer bolo de carne, aliás adoro! Só que em vez de usar ovo eu ponho uma colher de sopa de maionese e um pouco de aveia em flocos. Ele não fica ressecado. quando não tenho maionese coloco um pouco de azeite, mas acho que a aveia já guarda bem os sucos da carne. Já para o recheio uso cenoura, vagem e às vezes aquela linguiça fininha (eu não posso comer).

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Anna Rachel postou o comentário número:

Huuum, q receitinha mais apetitosa.
Assim como vc, não gosto muito de receitas gordas e qdo faço algo parecido coloco o bacon apenas para assar e depois tiro na hora de servir o q deixa a receita molhadinha e com um leve saborzinho. Q penas q te faz mal.
De qq forma, a receita é facília e super saudável. Vou tentar aqui em casa e depois te aviso se deu certo, pois sou um tantinho atrapalhada. Hsss
Bjokas.

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez postou o comentário número:

pode parecer estranho, mas tem uma dica da minha avó para não ressecar assados e carnes sem gordura: guaraná. vc "aplica" um pouco de guaraná por cima da carne antes de assar. e fica com uma crostinha boa. ela fazia mto isso qdo assava carnes e meat loafs da vida (ela tinha colesterol alto, então tb era versão mais light). as japas colocam o sumo de uma fruta chamada yuzu, para não ressecar na hora de assar, fica mto bom, dá um perfume bem gostoso.

bjs

Móveis Planejados postou o comentário número:

Nossa que delicia! Fiquei morrendo de vontade de comer, vou tentar fazer em casa, se der certo eu volto aqui e conto pra vocês tdo bem?

Voltar ao topo