quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Descobrindo o Valor das Coisas com a Turma da Mônica


Lançado em agosto de 2012, o kit "Descobrindo o Valor das Coisas" é uma ótima dica para pais e educadores. Na caixa, há um livro conceito, um livro de atividades, um tabuleiro, dados, peões e dinheirinhos para o jogo. Aqui em casa nós adoramos!

Os autores são Maurício de Sousa e Gustavo Cerbasi, ambos reconhecidos por sempre nos apresentarem conteúdo de qualidade.



Paguei R$ 62,90 na livraria do shopping e achei um ótimo custo x benefício. Lógico que você pode ensinar estes valores sem a ajuda de um livro, mas com a Turma da Mônica as crianças se divertem mais.



O livro conceito é direcionado aos adultos, pais ou educadores, e traz os princípios da economia e da administração resumidos e explicados de forma a que a gente possa compreendê-los e explicá-los.



O melhor capítulo foi sobre a diferença entre valor e preço, capítulo 2, O Valor das Coisas. Um trecho diz:

"Você pode comprar um lápis, um brinquedo, um carro, um doce, uma jóia, uma casa e várias outras coisas, mas amizade, amor, carinho, atenção, responsabilidade, alegria etc o dinheiro não compra. Geralmente, estas coisas são conquistadas ou oferecidas pelas pessoas, e isto nada tem a ver com dinheiro". página 31.



"Para aprender a planejar gastos e a consumir com responsabilidade, é fundamental que a criança seja estimulada a distinguir entre uma compra que fazemos por necessidade e uma compra que fazemos para atender ao desejo de consumir. Afinal, muito da habilidade em lidar com as finanças, tanto na infância quanto na vida adulta, depende de sermos capazes de diferenciar o "eu necessito"do "eu desejo". página 32.


O livro de atividades é direcionado às crianças e traz pequenos exercícios que podemos fazer com elas no dia a dia, como esta que aparece na imagem, que é a pesquisa de preços.



O joguinho de tabuleiro é bem divertido, remunera quem trabalha, gratifica o empreendedorismo, bonifica quem faz trabalho voluntário, penaliza quem comete desperdícios.



Consumir é diferente de ser consumista. É muito bom termos isto em mente e passarmos esta ideia aos filhos. Postei dias atrás sobre um grupo chamado "Infância Livre de Consumismo". Clique e conheça, porque vale a pena pensar neste assunto:



Vanessa Anacleto, do blog Mãe é Tudo Igual, escreveu um pequeno texto sobre o valor das coisas. Leia "Afeto vale mais que presente."


Eu e outras blogueiras fizemos alguns posts sobre Economia Doméstica, matéria ampla, que vai muito além de ter um cofrinho de moedas. Relembre aqui.


Eu estou participando do projeto "Me dá um Brinquedo?". Participe e divulgue, porque compartilhar o bem nos faz bem! Clique na imagem e saiba como:


*

15 comentários:

lena postou o comentário número:

Olá Fernanda. Gosto muito desse tipo de actividades para as crianças. Esse livro de ver ser muito bom. Tem toda a razão o melhor que podemos dar aos nossos filhos é amor, dedicação e passar tempo com eles.
Beijinhos grandes

Desconstruindo a Mãe postou o comentário número:

Oi, queri,

Estava atrás desse livro havia horas, pois estava esgotado. Que bom que agora tem de novo! Estou indo agora atrás dele!

Na turma da escola da minha filha muitos valores que a instituição tem ficam difíceis de lidar pelo comportamento das famílias. E isso gera conflitos... Acho que é um apoio para professores e familiares.

Valeu a dica! Beijo!

P.S.: Devo ir ao Rio em novembro... Te aviso!

Inggrid

Juliane postou o comentário número:

Adorei esta dica, Fer. Comprei o livro Histórias em Quadrões 2(não tinha o 1, mas já encomendei na Cultura) que você indicou aqui no blog. Meu filho está amando. Temos o hábito de fazer uma leitura juntos toda noite. Este está sendo o livro da vez. Obrigada por mais essa dica valiosa, com certeza irá para a minha lista de livros.
Beijos,
Ju

Vanessa Anacleto postou o comentário número:

Não consegui avaliar o livro ainda pq na livraria eles estão lacrados - já que vem com joguinhos inclusos - mas parece bem interessante. Ensinar coisas tão importantes de modo brincando com os filhos é bem gostoso.

bjs

Thay postou o comentário número:

Eu AMEI o seu blog! Cheio de novidades e coisas interessantíssimas de se ler!
Gostei muito mesmo e vou seguir!

Abraços! :)

Lola postou o comentário número:

Delícia de post e delícia de dica de leitura!
Bjs

DaniMoreno postou o comentário número:

adorei a dica, Fer!!!
Já mandei o link da livraria pro marido!!! rsrsrsrs
Dia das Crianças está chegando... rsrsrs

beijoca, flor!

Kellen Bittencourt postou o comentário número:

Maneira perfeita de auxiliar na educação, um investimento que vale a pena mesmo Fernanda! E essa iniciativa do Blog que citou de recolher brinquedos é ótima, que bom que temos essas iniciativas por aki! Abraçosss

Monalise Nogueira postou o comentário número:

Vc comprou!!! Quando li o release fiquei encantada, ainda não tive tempo para ir atras, mas quero compra-lo para a Letícia também. Agora fiquei mais empolgada pra comprar!!! Bjs Monalise

Jussara Neves Rezende postou o comentário número:

Fernanda,
uma das coisas que mais admiro em vc e no seu blog é o qto vc(s) é(são) antenada(os)!
Abraço,
Jussara

Eliene Vila Nova postou o comentário número:

eu amo Turma da Mônica e amei a dica.
pena que minha mãe tenha jogado fora minha antiga coleção de gibi,sei que o meu menino iria amar.
saudades amore
beijos

Claudiene M.A. Finotti postou o comentário número:

Oi Fernanda!

Adoro essas postagens de indicação de livros ou coisinhas para crianças voltadas para educação. Acho super importante preparar os filhos para conviver em sociedade sendo pessoas conscientes e fico feliz de estar surgindo vários autores falando nesse tipo de orientação/educação e não somente naquele tipo de livrinho só bonitinho. Tá, os bonitinhos são importantes também, o lúdico é necessário, mas educar é preciso, né?

Beijos.

Clau

Carol Vieira postou o comentário número:

Fernanda, que dica maravilhosa!!! Simplesmente ameei isso! Com certeza tem que aprender desde cedo!
Beijos e valeu pela dica. :o))

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Adorei a dica do livro....
Sabe quando minha filha entrou no 1ºsérie do Ensino Fundamental o Colégio fazia uma feira, onde as crianças podiam vender tudo o que quisesse e eles explicavam justamente essa questão do valor da sente maneira:
- aquilo que vc não quer mais, que não tem valor para vc Pode ser valiosissimo para outra pessoa.

Minha filha fez lá seus primeiros contatos com o comprar e vender nestas feiras....e sempre como uma ótima negociadora,
Mas o que mais me chamou a atenção foi quando uma menina veio comprar um bichinho que ela já não brincava a tempos e ela tinha colocado um valor tipo 3reais, a menina fez uma carinha triste e falou que a mãe só tinha dado 5 e que ela já tinha comprado outro de 3 e saiu...ela foi atras da menina com o bichinho e deu a ela, explicando:
- Eu nem brinco mais com ele, ele precisa brincar.
Voltou feliz realizada, tinha feito a sua melhor venda....e sabe o mais interessante, depois da feira a menina procurou por ela com várias pulseiras artesanais que a mãe da menina mandou de presente.

Ela chegou em casa alegre:
- Veja mãe a melhor venda que fiz, foi sem dinheiro.

E eu até hoje acredito que a facilidade que ela tem em reconhecer o que vale ou não negociar, foi graças aos ensinamentos que recebeu cedo......eu sempre fui péssima para esse tipo de coisa...ela e o pai são ótimos...rsrs

Muita Luz e Paz
Abraços

Voltar ao topo