sábado, 26 de outubro de 2013

Esmalte e Dinheiro



Ter dinheiro é ótimo, não ter dinheiro é péssimo. Superficialmente, a questão fica resumida assim e não preciso escrever mais nada, só que eu quero ir um pouquinho além e corrigir a frase: saber lidar com dinheiro é ótimo, não saber lidar com dinheiro é péssimo. 



Conheci uma moça que ganhava pouco, mas tinha a casa organizada, despensa cheia, contas sempre em dia, enquanto que outra conhecida vivia com a geladeira vazia, eletrodomésticos quebrados, casa bagunçada. 


Uma delas tinha controle sobre sua rotina, não se endividava, outra tinha descontrole, viva pendurada no cartão de crédito, era surpreendida pelas situações e nunca tinha uma reserva.

Escolhi a cor Blue Chic porque combina com as cédulas do dinheiro britânico que ilustram o post, mas também porque acho chique ser básico, ser controlado, não viver além de suas possibilidades.



Eu gosto de anotar meus gastos, de pedir desconto, de comprar barato, embora não abra mão de alguns luxos e de conforto. Educo meus filhos da mesma maneira, buscando o consumo planejado (Clique e veja "Descobrindo o valor das coisas" - postei o livro aqui)

Na escola, elegeram um bom livro para educar sobre cidadania e consumo consciente. Li com o Guga e adorei. Vou fazer um post sobre ele:


Guga explica: - "As crianças ganham mesada não é pelo seu comportamento. É para aprenderem a administrar o seu dinheiro. A gente vai juntando para comprar coisas mais importantes." Aqui em casa, as crianças ganham por semana, juntam em uma caixinha, que cada um guarda no seu quarto. Se querem um jogo mais caro, somam o que têm e compram juntos, pois ambos vão usar. Nós os ajudamos, muitas vezes, completando a quantia que falta, mas sempre após longa conversa sobre  a compra. Já sabem todos os truques do marketing nos programas infantis para enfeitiçarem as crianças numa hipnose sem fim: compre, compre, compre...


Acho cédulas e moedas coisas bonitas e decorativas. Guardei esta nota na última viagem a Londres. Achei linda esta cédula de 20 libras com a imagem da Rainha Elizabeth. Perceba o detalhe holográfico que se transforma conforme a luz incide na marca: aparece o número 20. Eu movo levemente a nota e...



No lugar onde estava o número 20 aparece o símbolo da libra 



No dinheiro brasileiro, nossas notas de Reais, aparecem desenhos dentro das cédulas, as marcas d'água, que vemos quando as colocamos contra a luz.

Tartaruga na marca d'água nem nota de Dois Reais


Este esmalte é novidade pra mim. Conheci a Beauty Lab há cerca de um mês na farmácia. Ele é caro, custa R$ 19,90. Tem boa consistência, boa cobertura, pincel largo e chato, cores lindas. 




Na semana que vem, dia 2 de novembro, o tema é Esmalte e Bruxas. Bruxas, fantasmas, contos de fadas, feitiços, decoração de Halloween...


Próximos temas (SEM DATAS DEFINIDAS por enquanto, pois ainda não organizei a agendinha)


- Brega até dizer Chega!

- Esmalte Vermelho

- Luxo e Glamour

- Reutilização e Reciclagem

- Lendas e Folclore

- Inspirações de Natal

- Planos para 2014


*


18 comentários:

Lola postou o comentário número:

Dinheiro é algo muito bom! Acho que além de conforto proporciona segurança. Até pra morrer quem tem dinheiro traz tranquilidade para a família na hora do velório e enterro. É triste dizer isso mas é a pura verdade! O problema é que a maioria das pessoas usa mal o dinheiro...por isso ele às vezes se torna um vilão! rsrsrsrsrs
Adorei o azul do esmalte Fer!
Bjs

Andreia Sales postou o comentário número:

O Guga tá certíssimo. Garoto esperto.
Saber lidar com o dinheiro é uma grande virtude. Como sou contadora já fui mais neurótica com a economia. Hoje estou mais zem.
Bjks da Mãe Vaidosa

Bruxa do 203 postou o comentário número:

Ter dinheiro é a melhor coisa do mundo!!! E olha que estou falando do básico e não de ter dinheiro sobrando. Nunca fiz questão de ser rica, muito menos de parar de trabalhar.

Não acho notas muito bonitas, só moedas. Sou louca por moedas!!!

Adorei a cor do esmalte.

Renata Diniz postou o comentário número:

Fernanda. As notas que você escolheu caberiam numa galeria de arte. Conheço pessoas que colecionam dinheiros antigos, acho legal. O esmalte azul é um luxo, lindo. Beijo!

Monalise Nogueira postou o comentário número:

O Guga vai ser aquele cara que toda mulher quer ter, inteligente e inteligente! Amei a descrição sobre a mesada, estou iniciando com a Leticia esse passo de mesada mas estou com dificuldades. Aos poucos eu e ela estamos aprendendo e nos endireitando. Faço do comentário da Lola o meu. Ja usei o dinheiro descontroladamente e serviu como aprendizado pq hoje eu sei economizar! Beijos

She postou o comentário número:

Adorei esse post! E quanto ao esmalte, achei lindo, apesar de caro... ui!
Beijo, beijo

Jussara Silva postou o comentário número:

Se não soubermos lidar, as coisas ficam enroladas mesmo. Conheço muita gente que ganha bem mais do que eu e estão super endividados. O esmalte é lindíssimo, procurei por aqui um parecido mas não achei... Rsrs.
Bom sábado.
Bjs.

Rosana Remor postou o comentário número:

O amiga, que bom que você gostou do porta-maquiagem, obrigada por divulgar.
Ah, o dinheiro...tão bom ter e saber usar né? Amei o pensamento do Guga!Este garoto vai longe!!!!!Beijos!!!

Renata postou o comentário número:

Oi Fer!

Linda a nota! "Dona Elisabeth" ficou bem na foto! Agora o seu esmalte ficou um arraso! Lindo!
Dinheiro é bom sim, mas não é todo mundo que sabe lidar com ele. A maioria das pessoas tem vergonha de ter dinheiro, e não precisa ser muito, não. Preste atenção se você brinca com uma pessoa dizendo a ela : -Nossa, está rica? Ela vai logo se apressando a dizer: -Imagina! Parece que é pecado ter dinheiro! Acho que é medo de inveja...
Aprendi que dinheiro deve ser um meio e não um fim (disse isso no post), a gente deve aproveitar as coisas boas que ele pode nos proporcionar, de preferência dividindo a alegria com os outros.

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Luci Hora postou o comentário número:

Fernanda, essa semana retomei meus estudos e estou tentando administrar meu tempo. Decidi que sábado será o dia pra cuidar de mim (cabelo, unha, blog). Já fiz minhas fotos para o Dia das Bruxas... Semana que vem, tô aqui. :D

Mulher Vitrola postou o comentário número:

Falando de mesada lembrei daquela imagem que tava todo mundo compartilhando, tempos atrás do moço que disciplinava com mesada... fico questionando que às vezes a consciência com o dinheiro pode ser mais simples, mais leve, assim como o Guga citou. Muito esperto!

Adorei as cédulas, são lindas!

Um beijo,
Re

Crys Leite postou o comentário número:

Oieee!!!

Eu sou super mão aberta, mas gasto apenas o que eu posso pagar.

Tenho uma planilha para anotar meus gastos. E tenho uma cota mensal para cada coisa. Lazer, roupas e afins. Gosto de terminar o mês com o saldo bem positivo, se possível para pagar as contas do próximo mês com antecedência.

Dou valor ao meu dinheiro, pesquiso antes de comprar para ter certeza se vale a pena o investimento.

E isso aprendi desde cedo em casa, você está certa em educar seus filhos da mesma forma. Beijos!!

Josye Duran postou o comentário número:

Olá Fernanda!
Tema de extrema importância na BC dessa semana, saber administrar o dinheiro é muito importante para a qualidade de vida.
Gostei da forma que o Guga pensa, ele é muito inteligente, e com certeza um excelente administrador!!
Uma linda semana!!
Bjss

Criando Artes Carla postou o comentário número:

Oi querida, amei seu post!
Posso dizer que me vejo como a que tem a dispensa cheia e é organizada.
Sabe minha mãe sempre me diz: "Dinheiro não vem fácil, mas sai numa facilidade"!!!!! Temos que saber lidar com ele. Amei o esmalte.
Beijos e tenha uma linda semana.

http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

Ana postou o comentário número:

Não conhecia essa marca de esmalte, mas como estou na fase "mais-que-economica" ainda não será dessa vez rs
Arrasou na nota da Rainha e seu esmalte é lindo, to amando azuis...
Beijos e uma linda semana, MM

Pepa postou o comentário número:

Verdade Fer, as pessoas pensam que chique é esbanjar... e é totalmente o contrário...

Guga já está antenado na realidade, e isso eu acho que é um investimento de ouro nos dias atuais !!
Parabéns !!

Adorei a cor desse esmalte, loooooosho define !!!

Bjus 1000 gata !!

Ju Ramalho postou o comentário número:

Ficou muito harmonioso o tom de azul do seu esmalte com as notas, ficou bem chic e acho que além das imagens que são belas e bem escolhidas o que prevaleceu foi as dicas bem interessantes sobre o livro... sobre o consumo.

Aqui em casa somos bem diferentes. Eu sempre trabalhei e sei do valor do $ e tenho poupança desde os 14 anos, mesmo quando eu quero muitooo um objeto eu não mexo na conta, espero passar a vontade e depois adquiro quando o preço melhora e com o dinheiro que não vai fazer falta; sou bem controlada e detesto ter contas a pagar, sempre tento dar um jeitinho pra ganhar um $ por fora pra ter algo que quero sem mexer no $ da casa, das viagens e de outras coisas. Meu marido já teve uma educação diferente da minha, e já tivemos vários arranca rabos por isso, ele é meio gastão, foi criado pela mãe e pai que achavam que criar bem é dar coisas materiais;hoje estamos em harmonia e eu controlo as coisas, claro que tem os luxos que gostamos, masss eu o ensinei a pensar se precisa disso nesse momento ou outro... adorei o post!

Ju Ramalho postou o comentário número:

Ué fiz um super coment e depois que loguei ele sumiu...

Voltar ao topo Real Time Analytics