quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Perfil de Mulher: Chirlane McCray



Eis alguns rótulos que esta mulher já recebeu:

negra
.
poeta
.
socialista
.
lésbica
.
bissexual
.
feminista
.
mãe
.
primeira-dama



Chirlane McCray é assessora do prefeito de NYC (Nova York), Bill de Blasio. Chirlane também é casada com o prefeito há cerca de 22 anos e tem dois filhos com ele, Dante e Chiara.



Quando era criança, sua família se mudou para um bairro predominantemente branco, e a menina sofria com o racismo, havia agressões e humilhações na escola por ela ser negra. Era comum e aceitável que as crianças agredissem outras por sua cor de pele, e os adultos nada faziam para impedir isso. O que hoje chamamos "bullying" era usual nos anos 60 e nada foi feito para conter essa violência.

Quando Chirlane entrou para a universidade, mudou-se, e um novo mundo se abriu para ela. Encontrou quem a entendia e continuou a desenvolver seu potencial em um meio bem menos hostil. Apaixonou-se por uma colega e sofreu outro tipo de preconceito, agora por ter um relacionamento homoafetivo. Enfrentou mais esse desafio.

Mais tarde, ela foi trabalhar escrevendo discursos para políticos democratas, conheceu um vereador, ficaram amigos, apaixonaram-se, casaram, tiveram filhos.

Pelo pouco que li sobre Chirlane McCray nos sites de notícias, jornais e revistas, pude ver que ela é uma mulher que se ama e que prioriza o seu desejo. Isso a faz buscar sua felicidade, desafiando os padrões vigentes.

Além de ser a mulher do prefeito, ela é assessora dele, está ativamente na política em toda a sua trajetória, não caiu ali de pára-quedas. Ela sabe como agir e o ajudou a se eleger sendo quem ela é, abrindo espaços na política para os anseios da sua comunidade.

Uma Nova York mais democrática, mais voltada às necessidades da maioria dos habitantes, mais tolerante às diferenças, mais acessível. é o que este casal está nos mostrando. Espero que consigam implementar suas políticas e que Chirlane possa influenciar mais mulheres a viverem plenamente suas verdades e seus anseios.

.


Leia mais sobre a senhora McCray:







7 comentários:

Luciana Aragão postou o comentário número:

Mulher de fibra, inteligente e mulher!!! Eu acho admirável mulheres de personalidade forte!

Jussara Silva postou o comentário número:

Gosto de ver pessoas como ela. Que não se fazem de coitadas, vão à luta e fazem a diferença.
Bjos.

Márcia Balz postou o comentário número:

Uau! Isso é ser libertário. Fazer escolhas e assumir sua vida. Só assim que conquista respeito. Amei conhecer essa mulher!

Dani Brito postou o comentário número:

Sabia muito pouco da trajetória dela e o pouco que li, a reduziam a sua orientação sexual.

Uma mulher tão grande, tão libertária. Obrigada, Fernanda por nos apresentar a ela.

Beijo

Rogéria Ferreira Thompson postou o comentário número:

Adorei a história dessa mulher!! Mostra que é possível vencer o preconceito, o sexismo e a mente fechada de alguns.
Bjs e obrigada por compartilhar essa mulher conosco.

Cynthia Le Bourlegat postou o comentário número:

Adorei o post, Fe! Adorei conhecer mais sobre a Chirlane, que mulher admirável! Racismo é uma coisa não entra na minha cabeça, muito chocada com a mulherzinha australiana.. beijo

Caren Mello postou o comentário número:

Uau! Não conhecia essa história. Minha reverência à trajetória e atitude dessa mulher. "Chapeau pour toi", como diriam os franceses.

Voltar ao topo Real Time Analytics