quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cruz-Diez e a Dialética da Cor


Toda a nossa família adora a obra de Carlos Cruz-Diez. Nós o conhecemos há alguns anos, em reportagens, e conseguimos ver uma bela exposição sua no MALBA, Museu de Arte Latina de Buenos Aires, em dezembro de 2011. 



As crianças gostaram do jogo de cor que as obras propõem. Conforme o ângulo que a gente olha, vê-se algo diferente.



Estes quadros têm todos a mesma base. O que os difere são as lâminas trasnarentes coladas no meio (vermelho, verde e azul). O último quadro tem lâminas de espelhos, refletindo as listras do fundo. conforme você se move em frente aos quadros, percebe as cores se transformando, se "mexendo". Filmei, mas não consegui captar o mistério.


Asimples mistura de listras traz movas cores e novos formatos, em apenas um movimento de cabeças.



Aqui, as listras pretas afinam em direção ao centro do quadro, outras se alargam. Quando nos afastamos, vemos a surpresa.



Listras dançantes, formando cores diferentes das aplicadas nas listras que vimos de perto!



Junto com os quadros, uma pequena explicação sobre as cores e fisicromias.


E tudo o que vimos, pode ser testado em ipads, com jogos de figuras e cores. Ali, nós mexemos nas obras de Cruz-Diez e criamos nosvas obras virtuais.



O passeio a Casa Daros nos propicia arte, tranquilidade, espaços amplos, e a vista perfeita do céu de outono do bairro de Botafogo.

Entre no site da Casa Daros e veja uma pequena mostra da obra desse artista venezuelano tão instigante. Clique saiba mais


A exposição é gratuita e vai até o dia 27 de Julho. 


Outra exposição que havia na Daros foi "Paintant Stories", do artista plástico argentino Fabian Marcaccio, que fica até Agosto. Telas enormes, com mais de 100m, em que o artista reuniu sobreposição de fotos, colagem e pintura.



A Casa Daros se localiza quase em frente ao shopping Rio Sul e Plaza Shopping, e não funciona às segundas e terças-feiras. Ela tem boa acessibilidade para cadeirantes e para carrinhos de bebês.



4 comentários:

Marion postou o comentário número:

Lindoooo!!! Museus, exposições e interação, é tudo de bom! Abs.

Geh postou o comentário número:

Gentemmm que tudo!! Muito lindo pelas fotos, imagino ao vivo!! Um belo passeio!

bjus

Luciana Aragão postou o comentário número:

Eu não tinha visto este post!!! Encantador!!!!!

Chris Ferreira postou o comentário número:

Oi Fernanda, eu fui nessa exposição com a Sofia e nós amamos. Eu falei de uma instalação na BC de Fotos e Sombras e aproveitei para linkar o seu post lá no meu, neste aqui: http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2014/04/casa-daros-brincando-com-cores-e.html

beijos
Chris

Voltar ao topo Real Time Analytics