segunda-feira, 14 de abril de 2014

Rugas



Duas coisas evidenciam ainda mais nossas rugas: o sol excessivo e o mau humor. Gente que usa filtro solar e gente que ri, bem humorada, fica com a pele melhor. Não é lenda, é fato.

Neste dia, ri tanto que chorei, borrei o rímel, gargalhei. E o que é melhor: não ri de ninguém, ri da vida, das coisas bobas do cotidiano. (obrigada, amigas).




Pele fácida ou papada? Rugas ou manchas? Quem se importa quando se tem outras coisas boas em que focar? O foco é ser feliz. Ser gentil faz parte da felicidade, assim como ser grato. 


Tento manter meu foco em tudo o que é positivo, deixando para trás o que é negativo, nocivo, azedo. Essa leveza faz com que eu me sinta mais jovem hoje do que há 20 anos, mesmo tendo muito mais rugas.


Controlo as rugas do rosto com tratamentos dermatológicos suaves, nunca fiz, e acho que nunca farei, cirurgia plástica. Mesmo assim, as rugas e manchas das minhas mãos pioram a cada dia, porque lavo-as constantemente, e nem sempre reponho o filtro solar. Manchas envelhecem o visual mais do que rugas, pode observar.




Amo minhas mãos, porque elas fazem muitas coisas bonitas e produtivas (postei sobre esse assunto uma vez, leia "O Melhor de Mim").


A historiadora Mary del Priore escreveu no livro Histórias e Conversas de Mulher que a sociedade de consumo nos exige hoje pele lisa e esticada muito mais do que nos exige roupas de grife, e que a gente permaneça para sempre jovem (também já postei sobre o assunto aqui). 


A escritora aprofunda a questão em um capítulo voltado à estética feminina nos dias atuais. Veja um trechinho na imagem que segue:



Limpeza, hidratação e filtro solar são os cuidados básicos. Ingerir fibras, beber muita água, evitar o excesso de sol e diminuir o consumo de alimentos industrializados são atitudes que ajudam a retardar o envelhecimento da pele.


De nada adianta uma pele lisa em um rosto carrancudo. Lembre-se disso e sorria mais.








18 comentários:

Daniela Moreno postou o comentário número:

concordo com vc, Fer! Nada como um sorriso no rosto pra amenizar as rugas! Esse é com certeza o melhor tratamento!!

beijoca, amore!

Cláudia Pinto postou o comentário número:

Eu tenho usado o melhor tratamento do mundo para as rugas junto com vocês, e este dia foi bom demais da conta.

Tenho minhas rugas de expressão, minhas manchas/sardas na pele, mas confesso, não dou muita importância.

beijooooo

Patricia Daltro postou o comentário número:

Como concordo com seu post. Sempre acreditei que o sorriso e o bom humor são os melhores acessórias que a gente pode ter.
Ninguém é linda quando se tem a alma encerrada em amarguras.
E acho que isso é o que te faz tão especial, você traz o sorriso na alma, a gente enxerga no teu olho.
Beijos

ROSA GLACE postou o comentário número:

Gosto de sorrir descaradamente, se estou feliz não me importo de demonstrar , mesmo que o sorriso mostre algumas marquinhas, o importante é me sentir bonita por dentro, e só sendo feliz é que se consegue sentir-se bonita.

Vera Moraes postou o comentário número:

Perfeito Fe. Não a toa vemos moças tão jovens com aparência envelhecida. Saber viver e sorrir ainda são os melhores remédios contra a velhice! Bjs.

Ana Cristina Cattete Quevedo postou o comentário número:

Por isso ja disse uma vez que nem ligo de sair rindo escancaradamente nas fotos, com todas as minhas rugas e marcas de expressão.

São parte de mim, são minha história (as vezes nem tão boa). Rir sem meio sorrisos é o melhor escape.

:D

Lola postou o comentário número:

Fer, aí está o grande segredo de pele boa: bom humor! Não tem nada melhor pra deixar uma mulher bonita e mais jovem que boas risadas e amizades deliciosas!
Que bom que faço parte desse roll porque fico parecendo que tenho 39 ao invés de 43. kkkk
Bjs

Maria Luiza postou o comentário número:

Já diz o velho ditado: "Rir é o melhor remédio" Também pudera quando gargalhamos nosso rosto se expande num alongamento delicioso! Agora, não tem como fugir delas! Fernanda, tenha um ótimo dia! Beijos!

Adriana Balreira postou o comentário número:

#Fato Pessoa que ri e é sempre alegre não tem rugas, sim marcas de alegrias no rosto! Quem se mantem feliz nem notamos rugas, assim como a gente vê nessa foto que postou! Só vejo animação e mulheres felizes, nada de rugas!
Beijos
Adriana

Chris Ferreira postou o comentário número:

Fernanda, eu amo a forma inteligente que você aborda os temas.
Sorriso no rosto sempre, rir com as amigas é o melhor remédio.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe

Marcia Gullo postou o comentário número:

é até estranho a gente pensar que quem ri tem menos rugas, ja que rir ja provoca o ato de enrugar,


kkkkkkk mas é bem assim.... quando o "tonico" vem de dentro, tem um efeito muito melhor, ne?
Beijim

Blog da Gullo

Diacuy Piccione postou o comentário número:

vc está linda na foto, acho que sorrir rejuvenece alma, mesmo que estajamos cheias de rugas ninguem dará importancia a isso, pois o que todo mundo quer é alguem bem humorado ao lado.
bj

Zuleide Felisberto postou o comentário número:

Sorri ainda é uma boa opção, mas uns creminhos, tratamentos tb fazem bem a pele!! bj

Sonia Tolfo postou o comentário número:

Excelente postagem, temos mesmo que valorizar os bons momentos e se o riso provocar rugas que seja, elas demonstram o quanto temos nos alegrado nessa vida.
Abraço!
Sonia

cristina maria postou o comentário número:

Se as rugas querem aparecer..que seja por momentos de alegria. Uns creminhos só para ficar com ar de saudavél, tratado....mas cortar arg!
Tem que ter coragem eu hein!
Bjs.

Voltar ao topo