sábado, 10 de outubro de 2015

Vamos Brincar? DIY Faça você Mesmo


Semana da Criança, muitagente comprando brinquedos caros, gastando mais do que pode,semnecessidade. As crianças não precisam de brinquedos, as crianças precisam de BRINCAR.

{Estou viajando, então trago um post de 2013 para inspirar você nesta série Vale aPena Ver de Novo.}

Hoje trago um tutorial de brinquedo para crianças de todas as idades.


Guga, Helena e eu fizemos um brinquedo caseiro para participar da semana da criança na escola. O objetivo era criar um brinquedo com sucata, reutilizando materiais. 



Pegamos nosso livro de arte com sucata (já postei sobre ele, clique aqui para rever), nos inspiramos e pensamos nas coisas que tínhamos e o que poderíamos usar.


Fohas de revistas velhas, latas, folhas coloridas com impressos de "Angry Birds", tesoura, fita dupla face e cola bastão.


Cortamos as páginas das revistas do tamanho certo para forrar cada lata. Escolhemos páginas com cores vermelhas, a partir de uma propaganda com o passarinho do Angry Birds.


Guga alisou bem a folha, para aderir na fita dupla face, depois cortou as sobras de papel nas bordas das latas.


Colou sobre as folhas de revista as figuras de Angry Birds que tínhamos em casa.



Guga percebeu que poderíamos brincar com o jogo de duas maneiras. Uma delas seria misturar as latas e descobrir onde a bolinha estava escondida. Para dar mais emoção na brincadeira, atribuímos uma pontuação a cada lata. Uma etiqueta com um múltiplo de 5 foi colada no fundo de cada latinha: 5, 10, 25.


Depois de três partidas, somamos os pontos e vimos quem tinha atingido um número maior.


Outra brincadeira que fizemos, foi lançar a bola dentro das latas. Cada participante recebeu três bolinhas para lançar. Também somamos a pontuação obtida em cada rodada.



Por fim, peguei uma linda caixa dourada, que ganhei da Sandra Portugal (site Projetando Pessoas), Guga criou o rótulo do jogo, imprimiu e colou na tampa. 




Eu digitei as regras do jogo, conforme ele ditou, imprimi e colei na parte interna da tampa.





Para crianças pequenas, NÃO USE estas mini bolinhas pula-pula. Elas parecem apetitosas e as crianças podem colocá-las na boca. Use latas de leite em pó e bolas maiores, tipo bolas de tênis, para evitar engasgos.


As habilidades que trabalhamos: leitura, escrita, elaboração do texto para as regras, pesquisa de imagens, recorte, colagem, matemática para tabular os pontos obtidos e para efetuar as somas, descobrindo o vencedor ao final das rodadas.


Custo do brinquedo: já tínhamos todos os materiais utilizados. Gastamos tinta de impressora e duas folhas para imprimir as figuras e as regras. Usamos água, sabão e álcool para limpar bem as latas. Se não tiver uma caixa linda como essa que Sandra me deu, forre uma caixa de sapatos.


obs. Se você desejar um acabamento melhor, em vez de folhas de revista, forre as latas com papel adesivo (tipo contact). Tínhamos diversos padrões em casa, mas o nosso objetivo principal era reutilizar materiais, então colar o papel de revista foi a melhor opção.


Passamos uma hora bem divertida, em uma manhã chuvosa!

*

Se você quer gosta de recortar papel, imprima este bairro em papel canson ou papel cartaz, monte as casinhas e use cartolina preta para fazer as ruas. As crianças podem trazer pedrinhas, galhos, carrinhos, Polly etc. Eu fiz com Helena e ficou ótimo.


AQUI





3 comentários:

Anna Silva postou o comentário número:

Q bacana FeReali!!!
Qdo criança eu adorava essa brincadeira de bolinha na lata. Simples e mto divertida.
Amei ser seus filhotes fazendo as latinhas. Mto bacana envolver a criançada no Criar&Fazer, só mães pensam nisso; titias como eu chegariam com o brinquedo pronto. Vivendo e aprendendo. ;)
Bjokas é Q a viagem de vcs esteja sendo maravilhosa. ;D

Como ganhar dinheiro postou o comentário número:

Show, além de se divertir deixa a família unida, adorei

Voltar ao topo