domingo, 1 de janeiro de 2017

É Preciso Arte para Viver


Bernini foi o maior escultor que a humanidade teve. Google e confira, perceba que estou falando a verdade. Em um bloco de pedra, mármore, ele não via o bloco, via o movimento, e ia talhando suavemente, até que dali saíam pessoas, anjos. As estátuas de Bernini parecem ter vida, flutuam, pulsam. Eu vi várias ao vivo, eu afirmo, tem vida ali dentro.

Detalhe da escultura O Rapto de Proserpina
Mármore talhado


Nestas mãos malvadas de homem, que agarram com força a mulher, não vejo o pavor e nem a dor da mulher tentando se desvencilhar, pois nem olho o seu rosto. Fixo meus olhos nas mãos apertando a carne com força. E a carne, em questão, é um bloco de mármore.

O rapto de Proserpina
(está na Galeria Borghese, mas ainda não pude vê-la ao vivo)


Como pode haver magia e movimento em um pedaço de mármore? Isto se chama ARTE. A arte faz ver, sonhar, faz viajar, faz sentir tudo o que a dura realidade não nos permite.

Um dia, em 2015, realizei o sonho de ver ao vivo várias obras de Bernini, e amei esta, a Fontana dei Quattro Fiumi, na Piazza Navona de Roma.




Para o ano que começa hoje, eu desejo ter mais arte em minha vida, e desejo que você queira ter mais arte na sua, usando todas as alternativas possíveis, seja viajando, indo a um museu, abrindo um livro, ou seja seja clicando em um link, pois viagem virtual também educa e eleva a alma. Uns minutos de arte por dia tornam a vida melhor, eu acredito, então vamos tentar?

Feliz 2017



Imagens retiradas de HubPage.com

Veja mais obras de Bernini clicando aqui.


7 comentários:

Geh postou o comentário número:

Oii Fe!!! Seu blogue já me inspirou muito viu, inclusive a gostar mais de cultura...confesso que ando meio afastada disso, mas tenho como meta também em 2017 buscar mais cultura!!! Feliz 2017!!!
Beijosss

Patricia Daltro postou o comentário número:

Sou fascinada pelas obras dele. Não consigo acreditar que seja mármore, para mim, é vida que está ali. Pulsando, nos encantando. Arte é isso, o que nos enleva, nos encanta e por uns momentos, tira nossos pés do chão.
Obrigada pelo post e bem-vinda de volta!
Ah, e amanhã, também tem post fresquinho no A Vida sem Manual! Inaugurando uma nova fase do blog.
Beijos

Re Vitrola postou o comentário número:

Total Fer. Vejo arte em muita coisa, mas agora, por causa da faculdade, me obrigo ainda mais a ter um olhar ainda mais aguçado ao que me cerca. Quero.muuto visitar lugares assim em 2017, espero conseguir!

Bjs,
Re

Malaenxuta postou o comentário número:

Fer, impressionante o detalhe das mãos apertando as coxas. Às vezes acho que esses artistas, são de outro mundo, uns extraterrenos. Esse ano me propus a estudar mais, arte e história, para aproveitar melhor as viagens. Adorei seu texto...bjs

Sandra Peres postou o comentário número:

Achei incrível! Arte é isso, dar vida, sonhos, movimento onde antes não havia nada. Há artistas que trabalham na pedra, outros na imagem, alguns com tintas, tecidos e tem os que trabalham com as palavras. Por um 2017 com mais arte, mais vida, mais sonhos e movimentos!

Feliz ano novo!

Cláudia Pinto postou o comentário número:

Que bom que está de volta.

Fiquei impressionada com tamanha realidade dessas mãos, desses corpos.

Você está linda nessa foto!

Bjos

Carla Patrícia de Morais postou o comentário número:

Não parece mármore, parece carne de verdade...Gosto muito de arte, da impressão do artista no material escolhido, da reação das pessoas... Adorei teu post! Que em 2017 tenhamos mais deleites como esse!Beijos!!

Voltar ao topo Real Time Analytics