sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Mantenha um Diário Alimentar




Com os episódios de alergia, fui obrigada a abrir mão de diversos produtos, conforme já contei aqui no blog. No meio de tantas privações, teve uma coisa boa: voltei a fazer um diário alimentar. Não é nada muito elaborado, então eu anoto em uma ou duas linhas tudo o que comi de diferente no dia. Assim, se surgir alguma irritação na pele, tenho um caminho para investigar. Já usei esse método na época em que sofri com enxaqueca e me ajudou muito.

Capítulo do livro Project Happiness, de Gretchen Rubin. 


"Medite, estimule a mente, mantenha um diário alimentar."


Não sei meditar, mas consigo focar na leitura por uma hora por dia, e isso me faz bem, descansa a mente dos estímulos excessivos da TV e da internet. Este livro Project Happiness é bem simples, mas muito útil. Vou mostrar o que aprendi com ele na semana que vem.

Quando a gente anota o que comeu e bebeu, a gente passa a perceber o que entra no nosso organismo, e isso é ótimo, porque nos faz escolher o melhor possível.

Todos os dias, tenho feito suco natural, bebo mais água, cada vez como menos alimentos processados, tenho sempre ervas e temperos frescos. Recomendo que você anote o que come e o que bebe. Vai notar uma melhora.

É muito bom ser grata pelo alimento fresco, pela fartura na mesa, pela variedade na fruteira, porque são poucas pessoas no mundo que comem três refeições ao dia, que conseguem comem bem. 










Esmalte Licor da Risqué, hipoalergênico. 


.



Obrigada por ler meu post. Se puder, escreva o link do seu blog nos comentários, para que eu possa lhe retribuir a visita.


Participe desta blogagem coletiva, um post por semana, ou quando for possível, conte o seu momento de gratidão e depois leve seu link lá para a minha amiga Elaine Gaspareto.
  #52semanasdegratidão


13 comentários:

Adriana alves postou o comentário número:

Olá Fernanda.
Ter uma alimentação saudável é tão importante e as vezes nem percebemos o que comemos.
Sua dica é muito boa.Anotando o que ingerimos podemos ter uma ideia do que estamos fazendo com o nosso corpo.
Esse esmalte licor da Risque,eu escolhi hoje a tarde para pintar minhas unhas.
Bom fim de semana.

✿ chica postou o comentário número:

Fernanda, é mesmo uma boa saber de tudo que foi ingerido.Ajuda muito, facilita o processo de investigação! Dá um certo trabalho, mas vale! beijos,tuuuuuuudo de bom, linda nova semana,chica

Elaine Gaspareto postou o comentário número:

Fernanda, não é a mesma coisa, mas o resultado é semelhante: no começo do ano passado dei um caderno grande, capa dura, para o Erdilan e pedi que ele passasse a anotar ali cada gasto nosso, cada real gasto.
O motivo é que é bom pra ele exercitar a mente e focar em algo ajuda.
O segundo motivo foi saber pra onde escoava o dinheiro.
Sabe aquela estória de que de centavo em centavo lá se vai mil reais? Pois é verdade.
Anotando ele passou a controlar tudo, e se gastou x em determinada coisa ele sabe que no mês não vai mais gastar naquilo, tipo um refrigerante.
Não é privativo, mas mostra exatamente onde o dinheiro estava sendo sugado.E pense numa pessoa fanática pelo tal caderno rsrsrs
Penso que o diário alimentar é semelhante, mostra exatamente o que estamos colocando pra dentro...
Não tenho essa disciplina mas a ideia é boa.
Esmalte lindão!!!
beijossss

SÔNIA R.B. postou o comentário número:

Fernanda:
Isso que fazes é auto conhecimento.
Parabéns
Sônia
www.lugaresdicasecuriosidades.com

Anabela Jardim postou o comentário número:

Uma vez o médico me pediu que fizesse esse diário para que ele pudesse prescrever uma dieta mais saudável para mim. Fiz o que ele pediu, mas depois parei. Acho interessante essa sua atitude. Bom domingo!

Maria Reciclona postou o comentário número:

Fernanda. Uma alimentação saudável e natural é uma das grandes riquezas que podemos nos proporcionar. Sempre acreditei nisto. Pois a longo prazo, os hábitos saudáveis nos proporcinam as melhores colheitas na vida.
Ontem, à hora do almoço, recebemos uma pessoa que chegou para uma visita e nos encontrou à mesa. Oferecemos para compartilhar do nosso alimento. Por já ter almoçado, ele declinou do convite, mas não se furtou de um comentário sobre o cardápio, que classificou como "muito light e cheio de verduras e legumes". Em quase uníssino respondemos que era assim todos os dias, e até com mais variedades. Ele ficou admirado e nós muito felizes por constatarmos que, o que para nos é um ato cotidiano é fator de admiração para outros...
Desejando-lhe uma ótima semana, cheias de delícias para seu paladar, deixo um grande abraço. http://mariareciclona.blogspot.com.br/2017/02/com-ana-terra-e-turma-do-lixao-nossa.html

Chris Ferreira postou o comentário número:

OI Fê, adorei o seu post como sempre cheio de dicas. Já guardei no Pinterest a dica do livro.
Eu faço um molho rústico de tomate muito bom.

Também estou na BC: De volta pro meu aconchego
beijos
Chris

Adriana Moreira de Sousa postou o comentário número:

Oi, Fernanda!

É muito bom quando a gente consegue criar o hábito de se observar e iniciar um diário alimentar. Isso ajuda muito porque a gente se disciplina a ter à frente dos nossos olhos o que pode estar nos fazendo mal ou bem! Muito bom.
Adorei o esmalte! Lindo!
Abração, querida!
Drica.

Paula Mello postou o comentário número:

Que chato, Fernanda! Alergias são irritantes rsrs

Mas tudo passa e você está se cuidando direitinho, então é aguardar... ter paciência, certo?

Achei bem interessante a dica do diário. Mesmo, até para a gente mesmo se controlar no que come e ver o que deixa de comer.

Bom para acompanhar o planejamento do cardápio da casa =)

beijossss e melhoras!!!

Tatiana Candido Vilela postou o comentário número:

Oi! Tenho enxaqueca,mas nunca consegui associar um alimento as dores que sentia. Acho que a ideia do diário pode ser uma boa pra mim tb.
Bjs do fundo do Oceano Particular

Roselia Bezerra postou o comentário número:

Boa Tarde, querida Fernanda!
Cheguei atrasada pois estou no ES e fiquei prisioneira da greve como todo povo daqui...
Macarrão com espinafre é muito saboroso...
Gosto de meditar e sempre faço meus dias serem registrados pra melhorar minha qualidade de vida... bom ler sua partilha!
Bjm muito fraterno e grato

Sarah Guimarães postou o comentário número:

Fernanda, que interessante esse diário! Vou adotar aqui! Estou tentando comer de forma mais saudável há um tempo e passando por uma transição em que pretendo parar de comer qualquer coisa de origem animal!
Beijo
www.acasadaritablog.blogspot.com

Anônimo postou o comentário número:

Oi Fernanda. Achei muito bom ter um diário de alimentação. E principalmente para saber o que colocamos de saudável no prato.Perfeito.Preciso adquirir esse hábito também. Bjos. Adorei a idéia!

Voltar ao topo