Encontre o que você precisa

Leituras e Pinturas #ASemana 10

em 07/03/2015


Semana do Dia Internacional da Mulher


Conhecer a História nos dá uma perspectiva realista da opressão e das conquistas das mulheres, para que não se caia nos truques de marketing e no discurso de que todas precisam ser como a Mulher Maravilha. Dia 8 de Março é um dia de reflexão sobre a luta pela igualdade de direitos. Pense.





Uma mulher pode e deve reforçar a sua feminilidade para se empoderar nas situações cotidianas. Esta senhora da foto teve poder, mas não é um bom exemplo para as outras mulheres. Reproduziu um modelo masculino e exacerbou as desigualdades sociais em seu governo.






Nesta semana, eu aprendi um pouco sobre a filósofa política Mary Wollstonecraft. Depois de ler seu capítulo no livro, googlei e aprendi outras coisas de sua obra, gostei.





O Livro da Filosofia nos dá resumos de duas ou três páginas sobre os grandes filósofos e suas teorias. É um ponto de partida para que a gente possa pesquisar os temas que nos tocam mais.




Li bastante durante a semana toda, não vi nenhum filme novo, não vi as exposições que tinha planejado, não passeei, estive enrolada, pintei madeira. Fiz a base da pintura do MDF em cor sólida para depois aplicar a decoração com estêncil.




Pintura com estêncil batido em azul, tom sobre tom




Terminei o prato giratório para mesa pintado conforme as instruções da professora Odila. Demorou muitos dias.





Nas unhas, usei um esmalte bonito e de boa qualidade:
OPI William Tell me About. Falei nele neste post, clique.





Comprei esta cor em 2012 e usei muito. Oscila entre o marrom bem escuro e o preto, mas na luz do sol fica cor de vinho com preto.



Por coincidência, a Chris Inventando com a Mamãe me deu um kit de miniaturas em que vinha esta cor. Obrigada, amiga!




O que você tem a contar? O que ocupou a sua semana?




6 comentários:

  1. Esse trabalho de pintura é lindo!!! Colorido, adoro!!! A palavra amor vai ficar ainda mais linda! Leitura não pode faltar neh!!!
    Feliz dia da mulher!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Pois é né Fernanda...tô aqui pensando sobre o dia 8, dia internacional da mulher, particularmente não acredito em datas comemorativas, marcos.
    Acho que a vida é uma linha contínua onde o tempo é invenção do homem.
    Em contrapartida essas datas marcadas pode ser um estímulo pra reflexões.
    Sobre o Dia Internacional da Mulher não há muito o quê comemorar. Hoje há mais mulheres que são chefes de família, mais mães adolescentes, a violência contra a mulher é banalizada, continuamos ganhando menos, as mães de família, donas de casa, continuam desvalorizas.
    A mídia nos trata como objetos e nos sentimos gratas por isso retroalimentando o consumo de cosméticos, moda, fórmulas milagrosas de emagrecimento e cirurgias plásticas.
    Não será um peito firme, abdômen trincado e sorriso impecável que nos torna poderosas e sedutoras.Calma! Nem tudo é tão ruim. Temos mais acesso à universidade e informação. E é a informação, a leitura que nos darão fortes argumento diante das banalidades e falsos brilhantes que nos oferecem. E apesar de tudo não abro mão do meu status. Sou mulher, sim "Senhor !"

    ResponderExcluir
  3. Esmalte lindo!!! Infelizmente para muitos o dia 8 de março é mais um dia para o comércio...Cabe a nós nos valorizar e passar a verdadeira importância da data aos nossos filhos.
    Beijinhos e uma linda semana...

    ResponderExcluir
  4. Dia de reflexão sobre o papel da mulher, o que podemos alcançar? Qual o caminho que devemos seguir? Qual a nossa contribuição?
    Muito bom preencher o tempo com artesanato, toda semana fico admirando o q vc produz!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Fê realmente, eu também abordei por um viés diferente esse 8 de Março. Decidi usar a informação para um alerta que tem me tocado muito (o aumento do contágio da AIDS e Doenças sexualmente transmissíveis. Adorei seu post, particularmente amor pois nos faz pensar e analisar. Bjs amor

    ResponderExcluir
  6. Bom eu acho que o Dia da Mulher ainda tem muito o que educar esse povo machista, pois a maioria não sabe do que se trata essa data e criticam e a maioria é mulher afff

    O pensamento machista vem de mulheres machistas e preconceituosas que passam esse pensamento para seus filhos homens e pronto nova geração.
    Muito bacana nos ocupar de coisas que aprofundem nosso intelecto e alimentem nossa alma, tenho visto muitos filmes e lido bons livros.
    Voltando aos poucos a mexer no artesanato.
    Mas ando muitoo quieta, meio pra baixo, então fico com vergonha de expôr nem eu acredito mas tem fases que prefiro ficar quieta, e arrumar minhas baguncças interiores.
    Eu fiz as unhas e nem postei o esmlate meu marido disse puxa vc nem vai tirar foto??? ahahahhahahaahaah
    Elaine me escreveu esses dias e estou tentando por em prática e voltar, mas ando desanimada, tipo nem sei mais onde ando pisando, quem é minha turma nessa blogosfera hahaaha tudo mudado, e as pessoas andam me dando enjôo de gente, com suas palavras destiladas cheias de amargura e ódio.
    Seu esmalte é lindo, vc sempre usa esse nesses anos que vejo, é um preto chic.

    Esse livro eu tenho em formato digital da Filosofia.
    Suas pinturas cada vez mais lindas e úteis.
    Boa Semana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe. Se puder, deixe seu link.



TOPO