Lidando com a Alergia

em 20/01/2017



Nesta fase de pele sensível e alergia, estou restringindo todos os cosméticos e, seguindo as prescrições do alergista, não posso usar perfumes, fragrâncias, corantes, conservantes como "methylisothiazolinone" e "methylchloroisothiazolinone", entre outras. Todos os xampus e sabonetes que eu tinha em casa contêm os itens que me causam irritação na pele! Dermatite de contato não é simples, porque são vários itens que podem começar a crise alérgica. Não depende apenas de nós, mas de tudo e de todos que estão ao redor.


Contei o problema à querida amiga Ana Cristina, da Perfume e Poesia, e ela tem feito os sabonetes suaves de que preciso, com azeite de oliva, conforme aprendi no grupo de alérgicos. Sou muito grata à Ana, que pesquisou ingredientes, fez testes, até chegar ao que eu precisava. Também sinto gratidão pelas pessoas do grupo que me ensinaram como me defender das substâncias nocivas.


Atualmente, somente esta parte do pescoço está machucada, e há uma pequena descamação na cabeça. O sabonete puro de oliva deixa a pele bem macia e não causa irritação. Ainda não achei o xampu ideal.



Neste verão super quente do Rio de Janeiro, tenho ido à piscina, mas tenho evitado a praia, porque não posso usar filtro solar. Os cuidados com a pele por causa da alergia me deixam "de castigo", porque tenho que evitar vários ambientes.


Tenho aproveitado para ver um filme por dia e ler dois ou três livros por semana. Reli este, do Mario Sergio Cortella, depois o emprestei a uma amiga. Na página final, vem a melhor frase, que já postei aqui no blog:


"Felicidade não é só a presença daquilo que se quer, mas também a condição de recusar, dizer não, afastar daquilo que não se quer."





Fui à esmalteria e fiz as unhas com a Daiane, manicure que cuida muito bem de mim. O esmalte é Manhattan Last & Shine, com pincel largo e chato, que comprei em Viena em Outubro. Ainda não fiz os posts das viagens, não é? Estou devendo.




Obrigada por sua visita!


Participe desta blogagem coletiva, um post por semana, ou quando for possível, conte o seu momento de gratidão e depois leve seu link lá para a minha amiga Elaine Gaspareto.   #52semanasdegratidão



22 comentários:

  1. Fernanda, o que eu puder fazer por você para amenizar seu desconforto, saiba q farei o que estiver ao meu alcance!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda saúde pra ti com paciência vais encontrando os produtos ideais.
    bj
    Sônia
    www.lugaresdicasecuriosidades.com

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, eu nunca tive alergia, mas imagino quanto deve ser difícil.
    Não é incrível quando alguém se dedica à ajudar a gente?
    Ana Cristina se esforçou e conseguiu algo que te faz bem... isso é lindo!

    Agora veja como tudo depende do ângulo: de castigo, lendo dois ou três livros por semana, mais do que a média das pessoas lê no ano (ou na vida rsrsrs) mas tá no lucro...
    Tudo depende do enfoque, né?
    beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Caramba, não deve ser fácil ter alergia
    um beijo

    ResponderExcluir
  5. Boa madrugada, querida Fernanda!
    Tive uma alergia pelo excesso de calor em setembro quando me deparei com o verão europeu pela primeira vez, é brabo! Mas passou tudo, assim retornei.
    Ler é um baita castigo que mais quero pra mim, rs...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  6. Puxa,Fernanda nunca pensei que alergia fizesse isso,de ter que evitar até praia! Que coisa! Ainda bem ANA te indicou os produtos e falta pouco agora! Fica bem ,te cuida! Cortella é maravilhoso sempre,gosto dele! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  7. Olá Fer!
    De uma alérgica para outra, devido a maus bocados enfrentados, agora estou na fase no poo, ou seja lavando o cabelo sem xampo (ou shampoo), uso uma mistura de 01 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 01 litro de agua, aplico no couro cabeludo massageando bem, enxaguar com agua abundante. E aplica uma solução de 01 colher sobra de vinagre em um litro de agua para fechar as escamas capilares, enxaguar e pronto. Tem resolvido bem essa parte do cabelo.
    Amei as unhas e a atenção da amiga Ana que está produzindo seus sabonetes.
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Nem consigo imaginar os desafios de viver com uma alergia assim. Sou alérgica a cloro (de sangrar a pele) e alguns outros produtos de limpeza, mas resolvo usando sempre luvas ou deixando a limpeza pesada pro marido, rsrsrs. Meu esposo é alérgico ao frio, empola o corpo inteiro e ainda não encontramos um creme ou pomada que realmente ajude, mas morando em Belo Horizonte, é raro as reações aparecerem. Que bom que você tem encontrado ajuda! Muita sorte e saúde pra você.

    ResponderExcluir
  9. É um "pensamento de cabeceira". Precisamos treinar na prática esse ensinamento.
    Que bom que você está aos poucos controlando a dermatite. E o esmalte? Não causa alergia?
    Até a próxima!Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Querida Fernanda.
    Verdaeiramente, a alegria não está somente na ausência do indesejado. Portanto, me alegro por saber que diante do quadro alérgico, você vivencia sua capacidade de elevar-se, fortalecer-se e compreender o que a sábias palavras do Cortella nos fazem refletir.
    Desejando que a natureza lhe traga novas essencias e lenitivos, deixo um forte abraço e votos de uma linda e iluminada semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda!
    Poxa alergia neste calor ninguém merece, mais ainda bem que encontrou amigas para te ajudar!
    Maizena misturada com água alivia a alergia na pele!
    Bjooo querida, suas unhas ficaram lindas!!!!

    ResponderExcluir
  12. FÊ, fico feliz que vc esteja conseguindo encontrar produtos certos para sua alergia e tendo esse apoio que tanto necessita, eu sou alérgica a muitas coisas, mas num grau bem menor e sei o quanto isso nos limita, mas saber lidar com essa limitação tb nos fortalece e guia para outros prazeres que a vida nos oferece, tão bom essa ligação que vc tem com teus filhos, livos, filmes, viagens e ainda reparti-los conosco que nos aproxima e faz compartilhar de tua alegria como se nossa fosse.Gratidão querida sempre!
    Bjuivos no teu coração

    Loba.

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Já tive problemas sérios também com alergias. Quando eu tinha uns 25 anos tive uma dermatite de contato no rosto, foi terrível, trabalhava fora e estava sempre com compressas de chá de camomila para aliviar. Fiz vários testes e até hoje não sei o que foi. Melhorei muito.
    Melhoras e paciência.

    Maria José

    ResponderExcluir
  14. Fernanda,

    Ainda bem que você tem encontrado soluções para conviver com essa alergia.
    Desejo que você consiga o shampoo e tudo que necessita.
    A cor do esmalte é linda. Dá pra ver também o capricho da manicure.
    Abraços


    ResponderExcluir
  15. Eu tenho alergia, renite alérgica, mas morando numa cidade sem poluição, quase não sinto mais nada.
    Que bom que vc encontrou a Ana, que se preocupou com seu problema.
    Saudades dos seus posts de viagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Não é fácil conviver com alergia, aqui em casa tenho meu filho e meu marido alérgicos. Meu marido tem dermatite de contato e sofre muito, nada de metal pode ter contato com sua pele senão fere. Até o botão das calças jeans é um problema. O esmalte é um espetáculo, lindo de viver. Desejo melhoras a você. Bjs e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  17. Eita Fer, alergia de contato é realmente um terror. Tive na adolescência e não podia usar absolutamente nada.
    Agora depois de mais velha são apenas alguns componentes que atacam .
    Mês passado tive na orelha, só uma e por causa da tintura de cabelo. Aff, nessas horas tenho vontade de deixar o cabelo branco, porque ó, ô trem pra deixar a gente desestabilizado !!

    Que bom que a Ana desenvolveu esse sabonete, porque daí vc sabe o que tem mesmo.
    Desejo melhoras !!
    Amei a cor do esmalte !!

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  18. Oi, Fernanda! Venho através da BC. Qdo atendo alguém com alergias aqui, geralmente estão reclamando que é um saco ter isso e blá blá blá e eu smp digo para pensarem o lado positivo, Deus nos deu a inteligência para podermos lidar com isso e achar maneiras de contornar a situação e pessoas ao nosso redor para nos auxiliar nesse processo, geralmente recebo um sorriso após isso... Contei isso só pra te dizer que fiquei feliz mesmo com a Ana e seus sabonetes, que está forte e empenhada de viver da melhor maneira com isso. Amei seu blog. Um abç e boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Oi Fernanda, também estou participando da Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão Ia te desejar melhoras (e vou) mas pensei em como você pode tirar motivos para ser grata dessa fase chata: você teve condiçoes de ir ao médico, descobriu o que é, sabe o que fazer e como tratar!!! Estou fazendo esse exercício comigo, de procurar flores no deserto, ou seja, gratidão de onde aparentemente só há infortúnio...
    Um beijo!
    www.acasadaritablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ah, que você se recupere e melhore totalmente! Tinha esquecido!
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Fernanda querida, que delicado momento você tem passado com alergia, né? Amei suas unhas muito bem cuidada e o esmalte então , lindo. Amei sua visita la na casinha.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  22. Fer,
    Que coisa chata essa sua alergia. Ainda bem que conseguiu um sabonete apropriado para você. Amei essa cor desse seu esmalte. E não conheço esse livro, mas as frases que vc posta dele são maravilhosas!
    Beijos e te cuida
    Adriana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Se gostou do post, por favor, clique e compartilhe. Se puder, deixe seu link.



TOPO